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As ferramentas do Google que podem te ajudar no dia a dia

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Eu já ia falar que “não é por nada não, mas eu amo esse Google”, mas na verdade o certo é “é por tudo que eu amo esse Google” rsrsrs. Digo porque essa plataforma, sistema…, como você quiser chamar, oferece tantas ferramentas gratuitas e pagas para o usuário, que valem a pena de acordo com a sua necessidade. 

Falo da minha experiência como usuária, eu uso o Gmail, Google Drive, Docs, Planilhas, Apresentações, Hangouts, Agenda, Tradutor, Youtube e Maps. Além disso, uso também as ferramentas na empresa onde trabalho e acredito que a maioria das empresas usam o G Suíte, visto que isso ajuda no compartilhamento de informações através do Drive, os e-mails personalizados que auxilia na identificação pelo nome ou setor, agenda compartilhada e as reuniões de forma online entre os clientes e colaboradores. 

Aproveitando, puxo um gancho para o momento que estamos vivendo por conta da pandemia do coronavírus, em que a maioria das pessoas estão trabalhando em casa, então cada vez mais essas ferramentas de compartilhamento estão sendo usadas, os arquivos que antes ficavam no servidor local agora estão em nuvem, as reuniões se tornaram 100% online, seja com clientes ou equipe. 

Não digo apenas as ferramentas do Google, mas também outras como o Slack, que estamos usando para comunicar com a equipe, e é bem parecido com o WhatsApp, mas preferimos centralizar a comunicação com o cliente no WhatsApp e voltando a equipe para o Slack, para evitar que os colaboradores se distraiam com outras conversas paralelas.

Mas de volta ao nosso assunto principal, o que o Google oferece deve ser explorado em qualquer época, independente do momento e vamos falar um pouco mais delas e caso você não conheça alguma, é hora de conhecer! 

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1 – Google Trends

Para nós que precisamos ficar atualizado constantemente, o Google Trends é um site que você deve acessar diariamente. Lá é possível ver as palavras/termos mais procurados no mundo, busca por um termo específico e ver como está no ranking das buscas, podendo segmentar por país, tempo (horas, meses, anos), categoria, tipo de pesquisa (web, imagem, notícias, shopping, Youtube), além de visualizar a incidência por região, assuntos e consultas relacionados. 

Serve como conteúdo inspirador para a empresa que você trabalha ou até para clientes que você atende!

Clica aqui e veja todas as palavras sendo digitadas na sua tela, quase hipnotizante! rsrs

2 – Think with Google

É uma espécie de blog que o Google oferece, repleta de conteúdo atualizado. É uma forma de expor insights, ideias e inspirações para você consumir e compartilhar com sua equipe.

O Think with Google oferece pequenos artigos para leitura e não são chatos, com conteúdo atual e que se relacionam com as ferramentas que o Google oferece, além de poder baixar guias e e-book gratuitamente. 

Você pode assinar a newsletter, que receberá no seu e-mail para acompanhar as atualizações. 

3 – Google Alerts

Uma ótima estratégia para você ficar atenta quanto a assuntos que você quiser. É simples, você cria um alerta no Google Alerts de alguma palavra/termo e recebe diariamente um e-mail mostrando os assuntos e notícias mais populares relacionados ao que você criou como alerta. 

4 – Google Meu Negócio 

Eu acredito que é muito necessário para os negócios físicos, porque o Google Meu Negócio permite colocar as informações principais e o melhor, de graça!

Mantenha sempre atualizado o site, endereço, horários de funcionamento, fotos e serviços. Além disso, permite que o usuário possa dar sua avaliação, classificando por estrelas e comentando.

Então, não perde tempo, se você tiver um comércio ou um cliente que tenha também, não deixe de inserir ou atualizar as informaçõe e fique de olho nos comentários. 

5 – Google Apresentações / Documentos / Planilhas 

Essas são ferramentas que muitas pessoas já conhecem e acredito que até você use, mas se não, já pode começar! 

É uma forma criar documento, planilhas e apresentações de forma online, ou seja, eles ficam armazenados no Google Drive, possibilitando que você acesse de qualquer lugar do mundo, apenas usando o seu Gmail. 

Além disso, permite que você compartilhe com outros usuários, que também podem editar, comentar ou apenas visualizar, depende da permissão que você cede. 

6 – Google Hangout e Google Meet

Nunca fui tão fácil fazer conferência ou reuniões com várias pessoas ao mesmo tempo de forma online e isso se tornou mais acessível com as ferramentas Hangout e Meet que o Google disponibiliza aos usuários.

O Hangout é para usuários que possuem conta de Gmail, assim como é você. Agora o Meet é para contas G Suite, ou seja, de empresas, no qual é possível criar reuniões. 

7 – Google Adwords e Google Analytics

Essas são plataformas voltadas para divulgação do seu negócio nas redes de busca do Google e análise de performance do seu site. 

Através do Google Adwords você consegue promover o seu negócio para aqueles que pesquisarem no Google. 

Já o Google Analytics, possível visualizar a performance do seu site, taxa de conversão, receita, sessões… entre outros muitos dados. 

Para uso com excelência dessas ferramentas, sugiro que você se aprimore, pois são um pouco mais complexas para otimizar os anúncios e analisar os dados. Ou contrate uma empresa especialista, que será muito bom para seu negócio! 

E uma última dica…

Nestes últimos dias o Google disponibilizou esse link, no qual reuniu uma série de informações, conteúdo e ferramentas para aqueles que estão em casa, a fim de colaborar com a saúde e rotina produtiva. 

ferramentas - gatinho digitando

Gostou de ficar mais por dentro das ferramentas? O Google nos surpreende todos os dias com tanta novidade, tecnologia e conteúdo!
Se tiver alguma dúvida ou quiser trocar mais informações, deixe nos comentários para que possamos trocar ideias!

Obrigada pela sua leitura! 😉

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Brunella Rizo

Brunella Rizo

Capixaba, publicitária e pós-graduanda em Comunicação e Marketing Digital. Tenho experiência na área de atendimento, planejamento, execução de eventos e gerenciamento de mídias sociais. Atualmente, sou coordenadora da equipe de atendimento publicitário na agência Resultate.

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