Publicidade

trabalho freelancer

Freelancer: Como ganhar a vida com o trabalho remoto

Compartilhe

Se você trabalha como CLT, talvez a ideia de trabalhar como freelancer e não ter um salário fixo, possa ser uma ideia aterrorizante.

Mas saiba que ser um freelancer é uma experiência totalmente diferente, exige certas habilidades para conseguir trabalhos, encontrar clientes que pagam um valor justo, além de ter que administrar o seu tempo e as suas finanças, para não ter problemas.

Já pensou em trabalhar em home office,  atendendo empresas do mundo inteiro?

Você com certeza já buscou pela internet “como ganhar dinheiro em casa” ou tentou encontrar uma vaga para atuar como freelancer, mas percebeu que não é uma tarefa fácil encontrar uma boa oportunidade, certo?

Como essas pessoas conseguem trabalhar como freelancer? 

Qual é o segredo? 

É realmente possível trabalhar de casa e ter um bom retorno financeiro? 

Sim, é possível. E é isso que irei mostrar neste artigo, através de dicas para quem está começando na vida de freelas.

Como começar a atuar como freelancer digital?

Desde o surgimento da internet as pessoas sonham em trabalhar remotamente. E não apenas em seu próprio país, mas em qualquer parte do mundo.

Trabalhar remotamente a partir de sua própria casa ou enquanto estiver viajando pelo mundo, traz uma sensação de liberdade. Você poderia se mudar para os lugares mais exóticos enquanto ganha dinheiro com seu notebook. 

Parece bom demais para ser verdade, mas no mundo de hoje não é tão difícil de conseguir. O mais importante para se ter uma carreira de freelancer bem-sucedida é ter uma boa mentalidade. 

Você precisa saber que trabalhar remotamente é difícil, requer muita motivação e disciplina. A maioria das pessoas desistem porque não seguem um planejamento, não possuem uma meta mensal ou falta uma postura mais profissional.

Mas como se tornar um freelancer? Você pode começar pensando no freelancer como uma opção de carreira que lhe trará liberdade, independência e o mais importante, flexibilidade. 

Outra maneira de começar é usar uma das muitas plataformas freelancer disponíveis no mercado, como Upwork, Freelancer ou Workana. 

O mercado de freelancers é grande, já que muitos freelancers não estão associados a uma empresa em particular. Ao invés disso, eles são autônomos e procuram construir uma reputação dentro do mercado freelance.

Mas como se preparar para ter um trabalho remoto?

Os principais desafios da vida como freelancer

fotografo freelancer

Atuando como freelancer, você tem muito a ganhar com o trabalho remoto, sem precisar gastar tempo e dinheiro com deslocamento, trabalhar 10h em um escritório ou não ter um horário flexível. 

Entretanto, trabalhar em casa apresenta seus próprios desafios, tais como encontrar um lugar tranquilo para se concentrar, administrar distrações e gerenciar o tempo de cada atividade.

Embora o trabalho remoto tenha se tornado muito mais popular nos últimos anos, ainda existem alguns conceitos errôneos sobre ele. Uma das mais comuns é que ficar de pijama o dia inteiro, o tornará preguiçoso e improdutivo.

Claro que é importante criar alguns rituais, para evitar a procrastinação, mas também é importante fazer algumas pausas ao longo do dia. 

No entanto, muitos freelancers sabem que trabalhar em casa pode realmente aumentar sua produtividade. Mas os problemas mais comuns são:

  1. Instabilidade na conexão;
  2. Vizinhos em reforma;
  3. Falta de energia elétrica;
  4. Familiares interrompendo sua rotina de trabalho;

Ter que trabalhar em um ambiente caótico, é muito mais estressante do que ter que se deslocar algumas horas para chegar no trabalho.

A importância da organização para as pessoas que trabalham remotamente

Estima-se que em 2020, o volume de pessoas trabalhando remotamente cresceu 46%, porém 67% tiveram dificuldades em implementar o novo modelo de trabalho. 

Enquanto a liberdade e a flexibilidade que vem com o trabalho em casa ou em uma cafeteria pode ser surpreendente, quando se trata de produtividade, nem tudo é diversão

De fato, a flexibilidade, liberdade e falta de estrutura que vem com o trabalho remoto pode representar um problema real para aqueles que não sabem como manter a sua rotina produtiva.

Como freelancer, sei o quanto é importante ter seu espaço de trabalho organizado. Como nas ocasiões em que tive que visitar alguns clientes, se a sua agenda não estiver organizada, isso pode tomar muitas horas do seu dia.

Aliás, aprenda a calcular o valor da sua hora, utilize a Calculadora de Orçamentos para Freelancer.

Como encontrar vagas em sites de freelancer?

Encontrar vagas de freelancer em locais como , workana e 99freelas pode ser difícil no início, mas usando algumas estratégias simples, sua busca será mais assertiva. 

Utilize palavras-chaves, pense em como um contratante irá buscar por profissionais dentro destas plataformas.

Um exemplo seria, “redator tecnologia barato” ou “especialista anúncio black”, se você tiver alguma dessas descrições em seu perfil, será mais fácil de ser encontrado.

Verifique o perfil de quem está entrando em contato com você, embora a plataforma proteja ambos os lados, você pode ser contratado por qualquer tipo de pessoa, até mesmo aqueles que não entendem a dinâmica do negócio.

É importante estipular algumas regras antes de começar. Sei que no início por uma questão de necessidade você pode se sujeitar a acordos que não são muito vantajosos, mas tome cuidado pois isso pode ser uma armadilha para fazer com que você trabalhe “de graça”.

Aliás, conheça as boas práticas da vida freelancer.

Começo de carreira

freelancer da vida real

Para exemplificar a minha primeira experiência no Workana, logo no início da minha carreira, onde eu deveria escrever 10 artigos para uma empresa de recursos humanos.

Estipulei todas as regras e deixei bem clara as condições de alterações, uma delas é que elas poderiam ser feitas caso eu não atendesse o briefing ou se fossem pontuais. Após o cliente aceitar o acordo, dei início a produção do material.

Na primeira entrega o cliente solicitou muitas alterações, o que me causou estranheza, e quando analisei os comentários, vi que as alterações divergiam do briefing.

Expliquei para o cliente as limitações, porém fiz as alterações para finalizar o projeto.

E aqui encontramos um grande problema. Essas plataformas visam proteger os clientes, afinal, quanto mais clientes, mais freelancers irão se cadastrar e assim ela terá mais comissões.

Por este tipo de pensamento, o cliente pode fazer quantas alterações quiser, e caso queira agir de má fé, poderá alterar tanto o artigo a ponto de ter um novo. E como a plataforma visa proteger os contratantes, é bem provável que tenha que ceder às vontades do contratante para receber a sua remuneração.

É importante verificar as taxas que são cobradas pela plataforma, por exemplo a Workana pode cobrar até 30% de comissão, caso você não tenha recebido mais de US$300.

Então antes de se aventurar, leia com atenção as regras de cada plataforma, infelizmente elas mudam com uma certa frequência, então leia atentamente.

“Diga o que eles querem ouvir, entregue o que eles precisam”

Não sei de quem é a frase, mas nem sempre se aplica. Muitas vezes você terá que fazer o que o cliente quer, e você precisa estar preparado para isso.

No caminho você irá se deparar com clientes que apenas querem alguém que execute a ideia deles, mesmo que não tenha estratégia nenhuma por trás.

Em algumas situações recusar uma oportunidade não será uma escolha para você, então seu trabalho é de comunicar o problema ao cliente, e se mesmo assim ele quiser seguir, você estará amparado.

Plataformas de freelancer confiáveis

A maioria das plataformas são confiáveis, os problemas são as taxas e os benefícios que são dados aos contratantes.

Mas mais a frente você verá que há muitas formas de encontrar boas oportunidades de trabalho remoto.

Workana

Workana é uma plataforma de trabalho freelancer focada em conectar empresas e profissionais que buscam trabalho remoto. 

Ao se inscrever, você pode acessar milhares de trabalhos remotos nas áreas de desenvolvimento web, design, redação, transcrição, gerenciamento de projetos, atendimento ao cliente, e muito mais. 

Você pode especificar suas habilidades e sua localização, e então começar a analisar os diferentes empregos disponíveis. 

Quando encontrar uma oportunidade que ache vantajosa, analise as exigências da atividade. O pagamento é feito através da plataforma ou através de depósito direto em sua conta bancária.

Fiverr

Fiverr é um lugar onde você pode contratar um serviço ou adquirir um produto por $5. Você pode comprar um gig ou pode vender um gig. Um gig é o que você quiser que seja: serviço de escrita, design, animação, gravações, qualquer atividade! 

É talvez a plataforma mais famosa quando o assunto é freelancers.

99Freelas

99Freelas é um site que lhe permite contratar freelancers ao redor do mundo e com diferentes habilidades.

 Muitos profissionais que possuem o conhecimento e a experiência necessários, trabalham como freelancers em regime de meio período. 

O trabalho autônomo pode ser uma forma gratificante de preencher seu tempo de inatividade com trabalho remunerado, e as horas que você emprega normalmente não têm efeito sobre o salário. 

Pode ser conveniente, pois você pode trabalhar de qualquer lugar, e pode trabalhar com a frequência que desejar. Trabalhos freelancer são uma ótima maneira de complementar sua renda. 

Há plataformas tem vagas de diferentes segmentos como: edição de vídeos, design, diagramação, etc.

Como ter um bom perfil nas plataformas de freelancers

Ter um perfil forte na Fiverr é o primeiro passo para obter mais ofertas de trabalho como freelancer. Mas como fazer isso? 

O primeiro passo é garantir que seu perfil seja completo e tenha uma ótima aparência. 

Ele deve conter seus melhores trabalhos, para que empregadores em potencial possam facilmente ver que você está qualificado para o freela. 

Em segundo lugar, você precisa usar as palavras-chave certas em seu perfil, para que as pessoas possam encontrá-lo. 

Utilize a pesquisa da própria plataforma para compreender melhor como os melhores freelancers se posicionam.

Em terceiro lugar, você precisa criar uma boa descrição dos seus serviços em seu perfil, quase um pitch de vendas.

Há milhões de profissionais cadastrados nessas plataformas, por isso é importante se destacar.

Não esqueça de pedir um depoimento dos seus clientes anteriores, caso seja novo, oferecer trabalhos por valores menores pode lhe ajudar a conquistar os primeiros clientes. 

Procure oportunidades de emprego em grupos de facebook

freelancer grupos facebook

Há muitos grupos no Facebook, que reúnem profissionais, recrutadores de diferentes áreas e empresas. É importante avaliar bem a proposta antes de aceitar o freela, e sempre trabalhe com 50% do pagamento adiantado ou faça um contrato.

Tenha uma conta no Paypal ou Payoneer, aliás a segunda opção permite que você tenha uma conta bancária virtual em diferentes países, sem custos. Isso é uma grande vantagem quando você recebe um pagamento em dólar ou euro, e a cotação para real não está muito vantajosa.

Também serve para fazer compras internacionais, assim você não precisará pagar o IOF.

Se você busca por oportunidades na área de redação, pode utilizar o Redatores – Criadores de Conteúdo Web, mas evite fazer testes extensos ou receber apenas depois da entrega. Há muitas pessoas má intencionadas.

Para quem busca vagas de redator ou revisor, há vagas para redatores em grupos de WhatsApp que divulgam oportunidades diariamente.

Já para os designers que buscam por oportunidades, no grupo Vagas Publicidade também é possível encontrar muitas oportunidades.

Invista no LinkedIn

O LinkedIn se tornou uma rede bem chata nos últimos tempos, devido a quantidade de pessoas publicando textos motivacionais e muitas estórias (sim, 99,99% fictícias) apenas para se autopromover nas redes.

Na contramão há recrutadores buscando por profissionais qualificados, aliás já fechei muitos negócios pela rede quando era mais ativo.

Na época eu focava no mercado espanhol pois tinha mais facilidade com o idioma e recebia em euros.

  • Uau, vou ficar milionário recebendo em dólar e euros?!?!
  • Infelizmente não. (rs)

É preciso analisar que o poder de compra em alguns países é muito maior, enquanto com US$10 você consegue fazer uma boa refeição, com R$50 talvez você tenha dificuldades.

O LinkedIn é uma boa plataforma para investir no seu marketing pessoal e aumentar a sua autoridade no seu segmento.

Aliás, se você quer aprender como ter um perfil de sucesso, escrevi este artigo com 74 dicas para melhorar o seu perfil no Linkedin, que certamente irá esclarecer muitas dúvidas sobre o tema.

O caminho das pedras da jornada freelancer

freelancer youtuber 2838945 1280

Neste artigo eu tentei exemplificar ao máximo as principais dúvidas sobre o trabalho freelancer, ao longo destes quase 10 anos de jornada, tive muitas experiências positivas e negativas, mas que servem para moldar o seu perfil profissional.

Um último conselho é que você se especialize em uma área, domine uma ou duas técnicas, isso pode fazer a diferença na sua carreira.

Estamos em um momento onde é muito fácil se tornar um micro influenciador e rentabilizar isso, então na próxima vez que for se apresentar para um cliente, pense na sua apresentação pessoal.

E lembre-se, filtre o perfil dos seus clientes, entenda a jornada do consumidor, isso certamente lhe trará leads mais qualificados.

Crie um funil de vendas, pois quanto mais qualificado for o seu lead, mais barato ele será.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado de alguma forma, seja para quem está iniciando na carreira como freelancer ou para quem está com dificuldades de encontrar freelas.

Tem alguma dúvida sobre o tema? Alguma informação que não ficou clara? Compartilhe aqui nos comentários, farei o possível para esclarecê-la.

Seja bem-vindo(a) a vida de freelancer. Aproveite a jornada!!!

Compartilhe

William Mendes

William Mendes

Mercadólogo, atuo na área de marketing há 10 anos. Acredito no poder do marketing de conteúdo e demonstra isso através da escrita.

Deixe seu Comentário!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Anúncio

escolhas do editor

MAIS LIDAS

MAIS RECENTES

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x