Desde a escrita inteligente do Gmail, que recomenda o que digitar em seguida, até o Facebook recomendando quem marcar, detectando os rostos nas fotos, cada vez mais os dispositivos e aplicativos estão usando o poder da IA.
Considerando esses exemplos, podemos dizer que a IA transformou as formas de trabalhar globalmente e continua evoluindo.
A IA entrou recentemente em novos setores, como publicidade e design gráfico. Iremos discutir seu papel nesses dois setores com mais detalhes a seguir.
Publicidade inteligente com IA
A IA não está atrasada quando se trata de criar anúncios e personalizar a experiência do cliente. Na verdade, é uma das tendências mais recentes em IA.
Uma pesquisa global recente descobriu que quase 73% dos clientes esperam uma experiência personalizada ao interagir com as marcas.
Outra pesquisa do Boston Consulting Group (BCG) descobriu que as chances dos consumidores adicionarem itens adicionais à sua cesta aumentam em 110% e seus gastos aumentam em quase 40% quando eles recebem ofertas personalizadas.
Esses fatos e números indicam que é importante otimizar os anúncios no que diz respeito a personalização, segmentação e outras funções, que são quase impossíveis de imaginar sem IA.
O funcionamento da IA no setor de publicidade
A IA ajuda a identificar e reconhecer padrões de comportamento, comportamento futuro e inclinações de compra dos clientes, analisando enormes matrizes de big data coletados ao longo de um período de tempo.
Isso é obtido com a ajuda de modelos preditivos que usam tecnologias como machine learning, redes neurais e deep learning. Essas tecnologias são discutidas abaixo:
1. Machine Learning (ML)
O aprendizado de máquinas (machine learning) é um ramo que funciona lado a lado com a IA via de regra para desempenhar a função de aprendizado experiencial.
O machine learning ajuda a coletar dados e analisá-los, aprendendo com eles durante um período de tempo para reconhecer novos padrões e instruir os sistemas sobre como otimizar as campanhas de publicidade.
2. Redes neurais
Os algoritmos de rede neural são baseados em nós altamente inter-relacionados que de alguma forma funcionam semelhantes aos neurônios humanos.
Essas redes são construídas sobre modelos matemáticos que ajudam no reconhecimento de padrões para reproduzir resultados como o cérebro humano para replica-los.
Em anúncios, as redes neurais ajudam a processar uma grande quantidade de dados para obter resultados valiosos ao compreender diferentes padrões e segmentações que existem nos dados.
3. Deep Learning
O aprendizado profundo (deep learning) é um subconjunto do machine learning que aplica a capacidade das redes neurais para modelagem preditiva. Ajuda a analisar dados em diferentes contextos, reconhecendo diferentes padrões nos dados de forma eficiente.
A ascensão da IA na indústria de design gráfico
A IA recentemente entrou na arena criativa da indústria de design gráfico com suas habilidades cognitivas. É melhor aproveitado como uma ferramenta de design que ajuda a otimizar e acelerar a conclusão de um projeto.
O poder da IA reside em sua rapidez para analisar matrizes de dados e gerar designs alternativos para a indústria gráfica rapidamente. Esses designs podem então ser revisados e selecionados por designers para aprimorar as imagens geradas.
A IA, portanto, também é chamada de a melhor amiga do designer. A rapidez com que a IA executa todas essas tarefas ajuda a:
- Reduzir custos;
- Melhorar a eficiência;
- Crie vários designs que podem ser expostos a testes A/B com diferentes categorias de grupos de usuários para obter o máximo de informações de mercado e vendas.
Como os designers gráficos trabalham com IA?
A IA ajuda os designers a criar imagens que, de outra forma, seriam impossíveis de serem criadas por eles.
Isso é feito analisando os usuários e, em seguida, criando logotipos e até mesmo projetando layouts completos para um site após verificar a relevância dos diferentes objetos a serem criados com a ajuda de suas habilidades cognitivas.
Esses sistemas alimentados por IA também possuem a capacidade de categorizar o site em uma categoria específica e, em seguida, escolher combinações de cores adequadas, planos de fundo, estilos de fonte e o layout geral dos sites.
Essas habilidades dos sistemas alimentados por IA tornam todo o processo econômico e muito mais fácil para os projetistas. Se você ainda não está familiarizado com projetos depois de baixar o Adobe Photoshop, você descobrirá como a ajuda das IA pode ser extremamente útil.
Resumindo
Todos os casos de uso e tendências discutidos em IA esclarecem um ponto: a IA transformou com sucesso negócios e processos em todo o mundo e continuará fazendo isso no futuro atendendo às necessidades de todos os tipos de indústrias e negócios.
Além disso, automatizará muitos trabalhos de forma eficiente com a ajuda de suas habilidades cognitivas.
A publicidade e o setor de design gráfico estão passando por grandes transformações e os profissionais do futuro precisam acompanhar essa evolução para continuarem relevantes e eficientes.