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O que liderança tem a ver com meu negócio?

Por 11 de setembro de 2019Marketing
Liderança
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Nada de falar sobre coach aqui, o nosso papo vai além. Que tal entender a relação entre suas características pessoais com as habilidades de um líder?

Normalmente, as pessoas relacionam o líder como um ser muito superior, de alto escalão e inalcançável, mas não é bem assim. Todo mundo pode ser um líder! Para começo de conversa, vou colocar alguns atributos e veja se você já se encaixa em alguns deles…

1 – Crê no desenvolvimento da inteligência e habilidade;
2 – Busca aprendizado para superar limitações;
3 – Abraça desafios e encara falhas como aprendizado;
4 – Vê o esforço como caminho da excelência;
5 – Enfrenta os problemas com entusiasmo.

A mentalidade de um líder está voltada para o “nós”, ou seja, compartilhamento de conhecimento, consciência da corresponsabilidade, apoio mútuo, trabalho por parcerias e uso da influência.

Além disso, existem algumas habilidades importantes que um líder deve ter, como empatia, resiliência e comunicação.

1 – Empatia

Você já deve ter ouvido falar dessa palavra, né? Ela ficou “na moda” durante um tempo, tudo era empatia. É necessário saber aplicar a palavra no contexto certo para que ela realmente tenha um sentido verdadeiro.

De acordo com um estudo feito pela Forbes Magazine, empatia será a principal competência profissional em 2020. É muito comum no ambiente de trabalho as pessoas serem só racionais e lógicas, não querendo envolver as emoções, mas um líder deve ouvir e responder com empatia, ou seja, se colocando no lugar do outro, buscando entender a situação. Assim ele consegue exercer a liderança, se conectando melhor com as pessoas, tornando o ambiente mais positivo e melhorando o relacionamento com clientes e colaboradores.


Finalizo sobre empatia com a frase de @estevaosoares e fica como dica seguí-lo, valerá super a pena!

2 – Resiliência

Uma outra palavra que já foi muito falada por aí. Ela é uma habilidade muito importante que deve ser desenvolvida e quando aplicada no contexto da liderança faz todo sentido.

Resiliência é a capacidade de superação estratégica desenvolvida a partir da mudança de crenças que organizam o comportamento, de enfrentamento de desafios e adversidades. Essa habilidade é trabalhada através da inteligência emocional, otimismo, empatia, confiança e objetividade.

3 – Comunicação

Como pensar em uma pessoa que não sabe se comunicar com seus clientes e colaboradores? A comunicação é essencial para exercer o papel de liderança!

Existe a comunicação não violenta. Já ouviu falar? Ela começa a partir do olhar observador sem julgamento, identificação de sentimentos, assumir responsabilidades e aprender a fazer pedidos.

Quer entender mais como essa comunicação funciona? Assista esse vídeo com a fala da Giovana Camargo que resume muito bem.

Curtiu um pouco mais sobre o assunto liderança? Confesso que eu tinha um preconceito com esse assunto, mas depois que me apresentaram dentro de uma nova vertente achei muito mais coerente e aplicável no meu dia a dia. Espero que tenham entendido melhor e gostado da abordagem!

Se surgir alguma dúvida pode deixar nos comentários. Até a próxima… ;*

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Capixaba, publicitária e pós-graduanda em Comunicação e Marketing Digital. Tenho experiência e na área de planejamento, execução de eventos e gerenciamento de mídias sociais. Atualmente, sou atendimento comercial na agência Ativação Live Marketing.


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