Nem sempre fazer uma boa identidade visual significa fazer o uso de poucas cores. Separamos dicas e logotipos muito coloridos para você se inspirar no seu próximo projeto.
Quando vamos desenvolver projetos, sempre pensamos em algumas regras que devemos seguir (e algumas a se quebrar). Por muitos motivos é comum que as marcas não apresentem variedades de cores em seus logotipos – às vezes o motivo é financeiro, às vezes é apenas para não pesar visualmente nas aplicações, ou ainda para não “cansar” o uso com o tempo. Por isso o uso de cores pode ser temido, e realmente deve ser feito com muita cautela. Cada projeto tem suas exigências, devemos prestar atenção no cliente, no público alvo, na fase que a empresa está, o que se deseja transmitir, enfim, devemos considerar a relação afetiva do público com o logotipo – e isso está completamente ligado ao uso das cores.
Deixar um projeto de identidade visual muito colorido deve ser uma necessidade percebida após um levantamento de informações sobre o que se está em questão a ser apresentado para o público. Lembre-se que as cores se relacionam diretamente com as emoções, então parta sempre deste princípio para a escolha das cores que você usará.
Ok, vamos pensar no logotipo! Devemos então atentar para alguns detalhes para o projeto ser bem sucedido: uso de formas mais simples, se houver o uso de símbolo, que a fonte seja mais clean e legível, claro, e também que as cores façam sentido para o que elas serão usadas. Limitar uma paleta de cores é uma boa ideia também, respeitando as regras de combinações entre os tons escolhidos.
Levando tudo isso em consideração, ainda tenho uma observação a fazer: não esqueça de que, mesmo a aplicação colorida esteja muito linda e fique estabelecida como a forma padrão de uso, é importante fazer uma variações em positivo e negativo, e se possível, uma em outline – isso será importante para que o logo seja facilmente adaptado a qualquer tipo de impressão e aplicação futura.
Veja a seguir alguns exemplos de logos coloridos:
Então, depois de analisar essas imagens super coloridas, não tenha medo de ousar, o segredo está no equilíbrio. Lembro ainda que hoje existe uma tendência muito forte do uso de degradê (ou transição de cor, como preferir) no design gráfico, então o uso de muitas cores é bem vindo neste momento!