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A presença do Mobile Marketing no dia a dia

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Brunella Rizo

Brunella Rizo

Capixaba, publicitária e pós-graduanda em Comunicação e Marketing Digital. Tenho experiência na área de atendimento, planejamento, execução de eventos e gerenciamento de mídias sociais. Atualmente, sou coordenadora da equipe de atendimento publicitário na agência Resultate.

Já parou para pensar que você passa muito tempo no celular durante o dia? Se não, comece a observar… Tem vezes que eu me pego mexendo, sem nenhuma necessidade, mas além de ser força o hábito, também são os gatilhos do mobile marketing em ação!  

Como os dispositivos móveis já fazem parte da nossa vida, vamos então entender um pouco mais o que é o mobile marketing e como ele faz presente. 

O que é Mobile Marketing? 

O melhor entendimento por esse assunto surgiu na minha última disciplina da pós-graduação, no qual a professora Gabriela Salomão, que é mestre no assunto, ministrou as aulas.

Mobile Marketing tem a ver com as estratégias pensadas para enviar publicidade para os dispositivos móveis. As empresas que buscam destaque no mercado, tem que estar presente em todos os meios, inclusive nos celulares e tablets. 

Para que investir nisso?

O uso de aplicativos nos aparelhos móveis cresceu e o Brasil é o 3º país em que as pessoas mais passam tempo em aplicativo, segundo dados compilados pela Agência Brasil de uma consultoria App Annie, com média de 3 horas e 45 minutos. 

Além disso, a comunicação com o público por meio do celular se tornou muito mais rápida, no qual o usuário recebe atualizações e notificações em tempo real. Sendo importante destacar que maioria dos usuários acabam permitindo a localização por GPS, por conta disso é possível desenvolver campanhas voltadas a localização do usuário, pode ser pela cidade, bairro ou próximo a algum negócio específico. 

Para você ver como o investimento em mobile marketing vem crescendo, a Agência Brasil divulgou que “em 2019, foram gastos US$ 190 bilhões em publicidade em dispositivos móveis. Neste ano, a projeção da consultoria é de que essa movimentação chegue a US$ 240 bilhões”. O ritmo de crescimento está bom, né? 

Quais são as formas de aplicar o mobile marketing? 

1. Site responsivo ou adaptável?

Você já entrou em um site e ele não se ajustou a tela do seu celular? Alerta de problema!

Com o uso frequente dos aparelhos móveis, temos tendência de acessar sites por ali mesmo, pois é mais cômodo e já estamos com tudo nas mãos, por isso a usabilidade dos sites deve ser pensada.

Recomendo a leitura desse artigo, em que um colunista aqui do blog explica mais sobre o design responsivo e adaptável.

2. SMS Marketing 

Partimos agora para uma outra ferramenta, o SMS marketing que ainda é muito explorado e chama atenção do usuário, até mesmo pelo fato de usarmos tanto o WhatsApp e quando recebemos um SMS ficamos curiosos para ver o que é.  

Usado para informar sobre status de produtos, promoções, informar data de vencimento de fatura e até mesmo cobranças. 

É importante manter a lista de contato atualizada e ter a permissão do usuário ou cliente para fazer o envio do SMS.

3. QR Code

Muita gente já ouviu falar ou utilizou pelo menos uma vez, não é mesmo? No início de seu lançamento, eu, particularmente, não tinha curtido muito a ideia, achava que nem ia pegar. Mas com passar do tempo vi que as câmeras foram se adaptando e a leitura poderia ser feita por ali mesmo, sem precisar de um outro aplicativo, o que trouxe mais praticidade.

Hoje em dia tem sido muito utilizado para pagamentos, como no Picpay, levar até um site, ganhar um cupom de desconto, entre outras diversas funcionalidades. 

Essa moda pegou! 

4. Aplicativos 

Eu não poderia deixar de falar dos tão famosos aplicativos e que inclusive o nosso celular está bem cheio deles, que até falta espaço. 

Existem 2 principais lojas que operam os aplicativos, o Google Play, nos dispositivos com sistema operacional Android, e a Apple Store, para dispositivos com iOS.

Um celular sem aplicativo só faz ligação, manda e recebe SMS e acessar a internet, no mais precisamos de aplicativos para comunicar entre as pessoas (WhatsApp), acessar as redes sociais (Facebook e Instagram), jogar (Subway Surf, entre milhares de outros), serviços bancários (Caixa, Santander, Itaú, Bradesco, Nubank…), edição de fotos e vídeos, ouvir música, fazer atividades físicas… poderia ficar enumerando muito mais, mas paro por aqui porque se não a lista fica extensa. 

É importante que o aplicativo não seja mais um no telefone, ele precisa ser funcional e claro ter uma boa navegabilidade, que tem haver com o UX Design, papo que deixo com a outra colunista do blog que já explorou sobre isso. 

Existem mais formas de explorar o mobile marketing, mas busquei focar nas principais. Se você conhece mais alguma e gostaria de compartilhar, fique a vontade, só deixar nos comentários! 

Obrigada pela leitura! <3 

Até o próximo artigo… 

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