Se você é um empreendedor, certamente teve que se adaptar ao crescimento do mercado digital desta década e começar a entender sobre a criação de sites.
Agora que este mercado está mais do que consolidado, novos empresários também terão que passar por etapas como contratar e realizar o registro de domínio, serviços de hospedagem e aprender sobre templates e page builders. Este é o caminho natural do empresário moderno.
Hoje vamos cobrir as principais questões referentes ao domínio de um site, como:
- Como criar um para sua empresa;
- Como registrá-lo;
- Dicas para criá-lo;
- Dicas para aumentar as possibilidades do seu site relacionadas ao domínio.
Esperamos poder te ajudar a obter o melhor endereço para o seu site.
Mas afinal, o que é domínio?
Ele nada mais é do que o “nome do seu site”, ou melhor: o endereço.
Quando quer acessar o site de uma marca que você frequentemente utiliza dos serviços, muitas vezes você salva o endereço nos favoritos para já poder acessá-lo mais rapidamente. Porém, existem casos onde o endereço do site é fácil de lembrar e você até mesmo opta por digitá-lo na barra de endereços do seu navegador.
Alguns casos como este provavelmente são os sites:
- https://www.netflix.com
- https://www.mercadolivre.com.br
- https://www.mcdonalds.com
- https://www.amazon.com.br
- https://www.itau.com.br
Acredito que pelo menos um desses você já tenha acessado digitando o endereço ao invés de buscá-los pelo Google ou ir na barra de favoritos.
Apesar dos endereços parecerem grandes por causa do “www” e do “https”, você pode acessar um endereço apenas digitando o que há após o “www.”. Algo como “dell.com”, por exemplo, o que torna muito prático acessar um site dessa forma também.
O que é Registro de Domínio?
Domínios são escassos. Isto é, se sua concorrência “pegar” um domínio na sua frente, você não poderá usá-lo para seu negócio.
Por isso, existem o que chamamos de “extensões de domínios” e “empresas homologadas para realizar registros de domínio”.
Extensões de domínios
São as finalizações dos endereços: os “.com”, “.org”, “.net” ou “.com.br”, etc. Tais extensões servem para demonstrar rapidamente a função do site antes mesmo de um usuário acessá-lo.
Por exemplo, “.com” é a abreviação de “commerce” e por isso é normalmente utilizado em sites que possuem fins lucrativos. Já o “.org”, “organization”, serve justamente para o contrário: sites sem fins lucrativos, como sites do governo, ONGs, entre outros.
“.net” originalmente era uma extensão de sites da área digital, mas pela necessidade de vários empresários começarem a atuar na internet, passou a ser muito difícil definir exatamente o que significava “um site da área digital”, além do fato da competição por domínios ser gigantesca e algumas marcas precisarem de uma alternativa confiável.
No entanto, a confiabilidade de um site “.com” ainda costuma ser muito maior do que um “.net”.
Por fim, o “.com.br” serve para delimitar a atuação de um site em nosso país. Se você não tem planos de expandir o alcance da sua empresa para o público internacional, esta opção é ótima e provavelmente oferecerá muitas possibilidades de domínios para sua marca.
Como obter e registrar um domínio?
Algumas empresas são homologadas; isto é, possuem o direito jurídico de registrar domínios no país. Este é o caso da RegistroBR, que é responsável por registrar oficialmente todos os endereços “.com.br” da internet. Se esta ferramenta disser que o domínio está disponível, disponível está.
No Brasil, somente a RegistroBR possui o direito jurídico de registrar extensões “com.br”. Porém, internacionalmente a obtenção de um domínio normalmente vem junto da contratação de um serviço de hospedagem, e o contratante deve estar sempre por dentro dos planos para compreender as condições de aquisição do(s) domínio(s).
Você também pode obter um domínio grátis e planejar a assinatura faltando alguns meses para o endereço expirar. Basta digitar o nome da sua marca e consultar as possibilidades disponíveis.
Normalmente toda e qualquer assinatura de domínio vale por um ano, mas é crucial que você esteja sempre atento às condições. Especialmente para marcar que terceirizam o registro de domínio, isto é, marcas que vendem um pacote de serviços com domínio incluso e que entrarão em contato com empresas homologadas elas mesmas para fazer o registro, poderão oferecer mais de um ano de validade para seu domínio.
Mas fique tranquilo que se isso acontecer você provavelmente terá descontos na renovação, e isto será uma notícia boa.
Como Criar um bom domínio para minha marca?
Como nos exemplos de sites do início do artigo, seu domínio deve ser curto e direto, possuir o nome da sua marca e de ter uma extensão confiável.
Outra extensão que não mencionamos anteriormente é a “.shop”, que está crescendo de popularidade e serve muito bem para sites de e-commerce. Se este for seu caso, adicione esta opção no radar. No mais, procure manter-se dentro das opções “.com”, “.com.br”, etc.
O ideal é que o nome da sua marca seja autêntico e original, e ainda assim poderão haver dificuldades de obter seu domínio, pois a competição por registros é grande.
Vamos ilustrar:
Você possui uma marca de lâmpadas chamada “Hórus”, deus egípcio, símbolo do sol nascente e do amanhecer. É uma associação não muito direta, mas que pode vir a ser um bom nome de marca por ter uma relação e uma sacada inteligente.
Observação: esta ideia é fictícia. Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.
Porém, ao chegar no RegistroBR, muito provavelmente “horus.com.br” não estará disponível; mesmo a ideia sendo boa, não será possível registrar este domínio.
O que a empresa pode fazer então?
“horuslampadas.com.br”
“lampadashorus.com.br”
“horusiluminação.com.br”
Basicamente são alternativas que indicam o nicho da marca já no nome.
Se isto acontecer, lembre-se de incluir o nicho na identidade visual da sua marca também e buscar ser reconhecido da forma como se apresenta no domínio do seu site.
Evite pontuação e hífens desnecessários em seu endereço.
“Qual a melhor maneira de realizar um registro de domínio para meu site?”
Começar com um domínio grátis pode ser uma ótima alternativa, principalmente para novos empresários ou para quem está com um orçamento curto no momento. Esta opção habilitará uma redução de custos no primeiro ano e garantirá que o domínio ideal para sua marca não será pego pela concorrência.
Se for criar uma empresa que irá atuar exclusivamente em território nacional, o RegistroBR é uma ótima pedida.
Mas lembre-se: independentemente da extensão que escolher, o segredo para um bom domínio é ser curto e objetivo, além de ser capaz de reforçar a identidade da marca. Se fizer isto, seu endereço estará na cabeça do público, o que o torna seguro e credibilizável.