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Os Consumidores Estão em Busca de Experiência Omnichannel

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Brunella Rizo

Brunella Rizo

Capixaba, publicitária e pós-graduanda em Comunicação e Marketing Digital. Tenho experiência na área de atendimento, planejamento, execução de eventos e gerenciamento de mídias sociais. Atualmente, sou coordenadora da equipe de atendimento publicitário na agência Resultate.

A estratégia do Omnichannel é uma das novas formas de oferecer experiências ao consumidor. E você sabe o que é isso? 

Omnichannel está relacionado com a capacidade das empresas estarem nas mídias online e offline ao mesmo tempo com o mesmo objetivo: oferecer experiência ao consumidor. Além disso, tem o propósito de reduzir as barreiras entre os meios de comunicação.

Qual a origem da palavra “omnichannel”?

A parte “omni” vem do latim e significa tudo e “channel”  vem da língua inglesa, que traduzido é canal. Unindo os termos temos “todos os canais”, ou seja, as mídias integradas. 

Existem variações do “channel”. Quais são elas? 

As variações deixam a sensação de terem o mesmo significado, mas isso não é verdade. Além de omnichannel, existem multichannel e crosschannel.

O multichannel está ligado ao significado de muitos, ou seja, a empresa oferece diversos canais para realizar uma compra, loja virtual, física e aplicativo. Isso não garante unidade, pois as promoções entre esses meios podem ser diferentes e o vendedor de uma loja física não fica ciente do que acontece no online. Sendo assim, existe uma competição entre os canais. 

Já o crosschannel, que significar cruzar canais, é uma forma de relacionar e complementar os meios online e offline. Um exemplo prático é você realizar a compra de um produto na loja virtual e retirar ou trocar na loja física, isso já acontece nas lojas da Americanas, Ponto Frio, Extra, Magazine Luiza, Renner, C&A, Carrefour, Saraiva… e os principais e-commerce. 

Fonte: Magazine Luiza

Agora, o omnichannel é voltado para integração total de todos os canais da empresa. Uma situação do dia a dia é você ir em uma loja física para manusear um celular que viu na loja online. Depois de aprovada a experiência com o celular você entra na loja virtual e faz a compra do mesmo. Isso permite ao consumidor utilizar de todos os canais que a empresa oferece de forma integrada. 

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e esperam que a empresa ofereça a melhor experiência para eles.

Para simplificar as diferenças entre os tipos de canais:  

Fonte: Clube do Trade | Referência: The Global Language of Business.

Onde o omnichannel está presente?

Está mais presente no ramo do varejo. Com as marcas presentes em vários lugares, é necessário aprimorar as experiências de compra do consumidor. Para isso, as empresas precisam atender com algumas estratégias, como a precificação constante, ou seja, a comunicação de valores entre os canais deve estar bem alinhada, pois o consumidor não quer ver o desencontro de dados.

Além disso, os estoques na loja física e virtual devem estar atualizados constantemente, para que o shopper possa fazer a compra na loja online e retirar na física. É importante também que o consumidor possa rastrear a sua encomenda, saiba de todas as etapas e fique ciente de cada evolução.

Se faz necessário deixar claro que integrar as plataformas online e offline ainda é um grande desafio para as empresas, visto que depende de tecnologia, que as estratégias estejam bem alinhadas entre os canais e monitoramento constante dos setores. Quando segue-se todas as etapas para alcançar o omnichannel, os resultados tendem a ser gratificantes, trazendo bons resultados para a loja, e experiência para o consumidor.

Conseguiu entender um pouco mais do universo omnichannel? É possível perceber que já existem empresas super integradas e nós já estamos dentro desse mundão!

Se tiver alguma dúvida, pode comentar que logo responderei 🙂

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