Publicidade

open dyslexic blog design com cafe

Open Dyslexic: a fonte para quem tem dislexia

Compartilhe

A Open Dyslexic é a primeira fonte criada com foco em ajudar pessoas com dislexia.

A dislexia é um transtorno de aprendizagem na leitura que afeta a fluência na leitura e a torna desconfortável para quem ouve e principalmente para quem lê.

No mundo existem em torno de 1 bilhão de pessoas com dislexia e poucas opções para ajudar essas pessoas e terem uma experiência de leitura melhor e assim proporcionar a elas mais uma opção de fonte de aprendizagem.

Estudos sobre a dislexia têm sido realizados com mais interesse nos últimos anos, com o objetivo de diagnosticar de forma precoce e e descobrir soluções para esse transtorno.

Uma das formas de amenizar os efeitos desse transtorno é dando melhor qualidade de leitura, e a fonte Open Dyslexic ajuda nesse sentido.Ajudando pessoas com dislexia através da tipografia.

Se você é designer, o que vou descrever a seguir pode soar bem estranho.

Para pessoas que sofrem de dislexia a fonte Comic Sans é uma das mais amigáveis na hora da leitura. (Para todo o resto da população ela é um pesadelo ou apenas uma fonte engraçada)

Estudos mostram que fontes como Helvetica, Courier, Arial e Verdana são ótimas alternativas para dar mais legibilidade aos textos para quem sobre de dislexia, mesmo elas não tendo sido projetadas com essa finalidade.

A seguir você pode ver uma simulação de dislexia feita pelo Victor Widell.

dislexia simulacao

Para que pessoas com dislexia tenham uma experiência de leitura assim como aquelas pessoas que não sofrem desse transtorno, seria muito importante ter fontes especializadas.

E foi pensando nisso que Abelardo González deu início à criação de uma fonte capaz de melhorar a legibilidade e se adaptar aos problemas comuns da dislexia.

fonte open dyslexic

Open Dyslexic, a fonte para pessoas com dislexia

Ele criou a Open Dyslexic, uma fonte que não segue as regras da tipografia, mas que atende às necessidades das pessoas que sofrem de dislexia, melhorando a experiência de leitura e possibilitando uma melhor compreensão do texto.

Um dos problemas comuns da dislexia é a dificuldade de fazer a distinção de cada letra corretamente. Para ajudar a resolver esse problema a fonte Open Dyslexic foi projetada com um peso maior na parte inferior das letras, fazendo com que cada letra seja reconhecida mais facilmente. Isso também evita que o cérebro faça inversões ou se confunda.

Outro fator que foi considerado e aplicado no design da Open Dyslexic é o espaçamento entre as letras, permitindo que haja uma iluminação diferenciada em cada parágrafo, e assim dando ao cérebro a possibilidade de se concentrar e dar foco em cada parte, o que torna a experiência linear e mais fluida.

comparação open dyslexic

A Open Dyslexic conta com uma versão grátis que pode ser baixada no site oficial e também com uma extensão para o Google Chrome, que permite modificar a fonte das páginas de internet para a Open Dyslexic.

Se você é designer e gosta de criar fontes, essa é uma boa oportunidade para ajudar esse projeto.

Compartilhe

Jonathan Lamim

Jonathan Lamim

Designer de conteúdo especialista no desenvolvimento de sites, blogs, landing pages e lojas virtuais. Escritor e criador do blog Resenhas de Livros, onde compartilha seu ponto de vista sobre cada leitura realizada.

Deixe seu Comentário!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Anúncio

escolhas do editor

MAIS LIDAS

MAIS RECENTES

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x