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Brand e Buyer Persona, que bicho é esse?

Por 19 de março de 2019Cultura e Curiosidades
Personas
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Eu tenho certeza absoluta que pelos caminhos que você trilha todos os dias na área de comunicação, design ou afins (arrisco dizer até que qualquer área) já escutou falar sobre Personas, certo?

Eu sei que sim pois, ao menos uma vez por semana eu ouço alguém falando sobre esse tema, nas reuniões, faculdades, dentro da Agencion e as vezes até no café!

Mas e aí, você sabe o que é isso e como se adapta ao seu negócio!? Pois vamos lá.

Pra começar:

…“Uma persona é, como o nome sugere, uma personagem criada para ajudar sua empresa a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa.”… Rock Content

Ou seja, é uma identidade que você vai criar para chegar o mais próximo possível do perfil ao qual deseja atingir. Isso ajuda a delimitar as estratégias, a linguagem de comunicação, as mídias que poderá incluir no seu plano, enfim, as possibilidades tendem a se tornar mais assertivas quando você cria uma persona.

Ter a Brand e Buyer Persona bem desenhadinhas, ajuda a você imaginar a sua relação com uma pessoa real e assim, conseguir definir por exemplo:

  • Qual a faixa etária
  • O que a pessoa em questão gosta de fazer
  • Lugares que frequenta
  • Nível de escolaridade
  • O que come
  • Onde vive (hoje no globo repórter)

Percebe o detalhe de informações que essa construção te permite?

Porém é muito comum as pessoas pensarem em personas apenas para visualizarem os seus clientes, esquecendo (ou talvez não tendo ciência) de que existem dois conceitos distintos nesse campo: Brand Persona e Buyer Persona.

Vou já te explicar!

Brand Persona:

Tão importante quanto você criar a Persona do seu cliente, é você criar a referência da sua marca! Isso ajudará muito na hora de você visualizar a forma de se comunicar, de se portar, definir a cultura da empresa, os valores defendidos e etc.

Principalmente se tratando de uma era onde todas as empresas necessitam criar suas estratégias de presença online, ter um Brand Persona ajuda (e muito) na hora de definir quais serão os canais e se será coerente ou não você utilizar memes.

Eu sou o tipo de pessoa que nunca diz que não pode pra nada, então já me antecipo aqui em dizer que acho super possível uma empresa de construção ou contabilidade que, teoricamente “deveriam” ter uma comunicação mais centrada, adotarem uma linguagem jovial e até, memes bem utilizados.

Tudo vai depender da sua estratégia e de quem você quer alcançar. Isso, atrelado a um bom desenvolvimento de Persona, nossa, chega a dar emoção de ver como flui!

Buyer Persona

Esse já é mais conhecido e é bem de fato o que nome diz, é a personificação do seu público, de quem vai comprar a sua ideia! Quando você consegue definir a sua Brand Persona, fica mais fácil de saber quem você pretende atingir.

É muito bom quando você já tem algum público consolidado e pode pegar uma média do que seria o seu cliente ideal. Mas uma pesquisa aprofundada em estilos e padrões de comportamento também são extremamente esclarecedores.

Dica: Eu uso muito o Pinterest para construir Personas, basicamente pelo fato de os álbuns de lá nos revelarem muito sobre o estilo de vida das pessoas. Mas isso é segredo viu, não conta pra ninguém!

Bom, agora que vocês foram devidamente apresentados, vou te deixar com caraminholas na cabeça (oi, vó?!) sobre como aplicar e como criar sua brand e buyer persona, divirta-se!

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Co-fundadora dessa nave, publicitária com foco em marketing digital e em querer empreender, no mercado há 7 anos, brindo a vida e os momentos sempre que dá, com uma boa IPA, um bom vinho, comida boa, muitas leituras e a vontade que nunca morre de viajar por esse mundão de meu Deus!


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