Blog sobre design, criatividade e comunicação :)

O que é Pixel Art? Um pequeno brilho que explode em criatividade

Por 23 de outubro de 2018Design
blog pixel art capa star wars
Próximo Post
Post Anterior

De um pequeno brilho de luz, descobrimos o que é a Pixel Art. Tudo começa em um pontinho brilhante na tela, que multiplicado, se transforma em uma explosão criativa de cores.

A Pixel Art é uma técnica simples, mas dependendo do seu projeto, vai levar muito tempo para ficar pronta. O boom iniciou no final dos anos 70 e teve sua consagração nos anos 80.

Tenho certeza de que você já ouviu muito por aí esse termo, pixel, mas você sabe o que é exatamente?

Pixel ou píxel (sendo o plural pixels ou píxeis) (aglutinação de picture e element, ou seja, elemento de imagem, sendo pix a abreviatura em inglês para pictures) é o menor elemento em um dispositivo de exibição (por exemplo, um monitor), ao qual é possível atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de pixels formam a imagem inteira.

Em um monitor colorido, cada pixel é composto por um conjunto de 3 pontos: verde, vermelho e azul. Nos melhores monitores, cada um desses pontos é capaz de exibir 256 tonalidades diferentes (o equivalente a 8 bits) e combinando tonalidades dos três pontos é então possível exibir pouco mais de 16.7 milhões de cores diferentes (exatamente 16.777.216). Em resolução de 640 x 480 temos 307.200 pixels, a 800 x 600 temos 480.000 pixels, a 1024 x 768 temos 786.432 pixels e assim por diante. Fonte Wikipédia.

blog pixel art pop art

Lembro-me que em meados dos anos 80 recebemos uma enxurrada de informações do que viria a se tornar uma grande transformação tecnológica. Quem não se lembra do Atari com seus belos joysticks e cartuchos e de quando chegou por aqui?

Era uma época de transformação onde muitos apostavam ser uma coisa passageira, nada além de mais um brinquedo viciante. Mas aquilo que para alguns não passava de uma calculadora mais eficientes e que exibia cores e sons, viria ser o percursor de um dos mais impressionantes games da história. Fica a dica!

A tecnologia avançou ao tal modo de ter o que temos hoje em dia. Temos máquina e computadores para tudo. Diversas profissões foram dizimadas por intermédios das máquinas. Mas, isso não é para se assustar. Tudo isso não passa do processo de evolução natural da humanidade. As máquinas vieram a facilitar os processos e diminuir os erros, que são inerentes ao ser humano.

blog pixel art atari

No tema de hoje abordaremos esta incrível arte que surgiu nos anos 80 e 90.

Antes de já ir desenvolvendo seu briefing para um novo job utilizando esse tema, você precisa saber que a Pixel Art como o próprio nome diz consiste em criar elementos gráficos a partir de uma composição digital formada por pixels.

Como nessa época era apenas o início da tecnologia, os monitores utilizados não tinham uma definição tão perfeita quanto hoje. Todos os elementos gráficos eram desenvolvidos a partir de uma unidade de pixel proporcionalmente multiplicada. Se você olhar de perto, ficará diante de uma confusão visual. Mas vistos de longe, conseguirá identificar maravilhosas criações.

A Pixel Art é composta por figuras geométricas e para que seu efeito seja ainda mais impressionante, o artista visual abusa das cores vivas, uma vez que sua base era sempre a tela preta. Isso fazia com que suas cores vibrantes exaltassem os olhos daqueles que a experimentavam.

Ainda não temos uma fonte segura de quem começou ou quem foi primeiro na criação das pixels arts. Eu aposto mais na hipótese desta técnica ter acontecido de forma despretensiosa, uma vez que era o único recurso que tinha na época. Meio que é aquela máxima “Tem só um limão? Então faça uma limonada “.

blog pixel art limao

Valor Nostálgico

Sei que já citei acima inúmeras vezes as duas décadas mais incríveis do mundo moderno – os anos 80 e 90 (pelo menos para mim). Quem nasceu ou viveu sua juventude nessa fase, acompanhou todas essas mudanças que tem a ver com a revolução tecnológica. Geração 2000 ou geração Y nasceu em um mundo que existia tudo isso, então, talvez não tenha o mesmo valor afetivo.

Para você, meu amigo que ama as redes sociais, o mundo nerd ou o mundo geek, saiba que tudo começou nessa época ou pelo menos se fortificou ali.

Os traços assimétricos da Pixel Art e suas cores fascinantes enchem paixão esse público. Está aí os grandes eventos mundiais como Comic Con, E3 e Brasil Game Show que atraem uma multidão e gera um belo e pomposo faturamento.

O amor pelo mundo da Pixel Art e todas suas vertentes é tamanha que conquistou até a indústria do cinema. Tivemos grandes sucessos mundiais recentes: o filme Pixels com Adam Sandler e sua turma e também Detona Ralph com seus personagens que vivem em um mundo Arcade dos anos 80.

blog pixel art filmes movies

Nosso Blog fofo, cheio de design e sangue bom vive dando dicas legais para que você tenha um acesso e uma imersão no mundo da criatividade e da comunicação. A Pixel Art é apenas uma técnica, com seus traços originais, mas o que de fato fará com o que seu trabalho seja incrível é a prática incansável para o seu aperfeiçoamento, sua busca por novidades e sua criatividade. Veja abaixo alguns belos exemplos de Pixel Art, tanto nas telas quanto fora delas:

blog pixel art exemplosblog pixel art intervencao urbana 03blog pixel art intervencao urbana 04blog pixel art intervencao urbana 02blog pixel art intervencao urbana 01blog pixel art intervencao urbana 05blog pixel art pixel toysA Pixel Art pode ser usada em diversos trabalhos. E você, já usou essa técnica em algum job? Conta pra gente 😉

Próximo Post
Post Anterior
Gostou? Então nos ajude compartilhando :)

Cofundador do blog, é publicitário, radialista e ilustrador. Atua na área de comunicação há 19 anos. Além de trabalhos em agências de publicidade, também atuou em marketing político nas maiores campanhas do ES. Tem trabalhos dentro e fora do Estado, inclusive, Austrália, EUA e Canadá. É um eterno amante de boa música, café e um bom bate papo.


E aí, o que achou? Deixe seu comentário.