Muitas pessoas gostam de fazer o planejamento do seu dia a dia, da semana, do mês e até mesmo do ano todo. É uma prática muito válida para as pessoas que têm dificuldade de se organizar para economizar de dinheiro, fazer uma viagem e até mesmo seja em suas tarefas diárias. Mas isso vai além do lado pessoal.
O planejamento também é muito utilizado em empresas e é oferecido por agências de publicidade e propaganda para auxiliar o cliente no que ele pode investir, voltado para mídias offline e online, ações de endomarketing e eventos.
Trabalhando em agência nos 4 últimos anos, percebi que a demanda de planejamento aumentou e tem sido muito solicitada pelos clientes. Eles estão em busca de um direcionamento para investir a sua verba de forma correta e que traga resultado.
Vamos entender um pouco das etapas do planejamento…
Lembro que as fases são flexíveis e nem sempre é possível fazê-las completamente, depende do cliente e da quantidade de informações que você tem disponível. Mesmo que sem muitos dados, sugira as possibilidades, apresente o ideal. Posteriormente ele dirá o que conseguirá absorver.
1- Estude a empresa
Procure saber a sua história, entenda os produtos e serviços que ela oferece, analise o mercado, concorrentes e público-alvo. Arrisque fazer uma análise SWOT, isso vai te ajudar!
2- Entenda as metas e objetivos
Busque com o cliente quais são as metas e objetivos que ele deseja alcançar. É importante que dê algum direcionamento para que o planejamento possa ser trabalhado em cima do que for informado.
3- Dê o start no planejamento
Determine o tempo, trimestral, semestral ou anual, descreva as táticas e escolha os meios de comunicação que quer usar para atingir o público-alvo.
Não existe receita de bolo, você até pode usar outros planejamentos como referência, mas lembre-se que para cada cliente uma estratégia.
4- Hora dos valore$
É interessante apresentar junto do planejamento um orçamento das ações propostas, mesmo que não seja o custo exato, mas algo estimado, para que o cliente entenda os custos.
5- Apresente o planejamento
Defenda o seu planejamento, apresente-o com explicações e dados para os investimentos propostos, isso ajuda o cliente entender a razão de tal investimento e não que é ‘bobeira’ o que você mostrou.
6- Cobre o retorno
Por experiência própria, os clientes pedem planejamento, é apresentado, mas fica esquecido por ambas as partes. Não deixe isso acontecer, cobre que ele dê um feedback e para que assim possa ajustar e dar continuidade.
Anote a data de retorno em um post-it, na sua agenda, calendário, notas… não deixe passar, porque acaba o ano, o planejamento não é executado e o cliente o cobrará da mesma forma por resultados.
7- Avaliação dos resultados
Se o planejamento for aprovado e as ações estiverem em prática, anote os dados, avalie os resultados e faça um relatório. Resultados positivos ou negativos devem ser apresentados, isso dará mais credibilidade, o cliente passará a confiar mais no seu trabalho e juntos poderão executar o próximo planejamento da melhor forma!
Bora planejar!
Vamos conversar… se você já fez algum planejamento para cliente conte a experiência, vou adorar saber!