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7 dicas para um bom planejamento de comunicação

Por 19 de fevereiro de 2020Marketing e Publicidade
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Muitas pessoas gostam de fazer o planejamento do seu dia a dia, da semana, do mês e até mesmo do ano todo. É uma prática muito válida para as pessoas que têm dificuldade de se organizar para economizar de dinheiro, fazer uma viagem e até mesmo seja em suas tarefas diárias. Mas isso vai além do lado pessoal.

O planejamento também é muito utilizado em empresas e é oferecido por agências de publicidade e propaganda para auxiliar o cliente no que ele pode investir, voltado para mídias offline e online, ações de endomarketing e eventos.

Trabalhando em agência nos 4 últimos anos, percebi que a demanda de planejamento aumentou e tem sido muito solicitada pelos clientes. Eles estão em busca de um direcionamento para investir a sua verba de forma correta e que traga resultado. 

Vamos entender um pouco das etapas do planejamento…

Lembro que as fases são flexíveis e nem sempre é possível fazê-las completamente, depende do cliente e da quantidade de informações que você tem disponível. Mesmo que sem muitos dados, sugira as possibilidades, apresente o ideal. Posteriormente ele dirá o que  conseguirá absorver.

1- Estude a empresa

Procure saber a sua história, entenda os produtos e serviços que ela oferece, analise o mercado, concorrentes e público-alvo. Arrisque fazer uma análise SWOT, isso vai  te ajudar! 

2- Entenda as metas e objetivos

Busque com o cliente quais são as metas e objetivos que ele deseja alcançar. É importante que dê algum direcionamento para que o planejamento possa ser trabalhado em cima do que for informado.

3- Dê o start no planejamento

Determine o tempo, trimestral, semestral ou anual, descreva as táticas e escolha os meios de comunicação que quer usar para atingir o público-alvo.

Não existe receita de bolo, você até pode usar outros planejamentos como referência, mas lembre-se que para cada cliente uma estratégia.

4- Hora dos valore$

É interessante apresentar junto do planejamento um orçamento das ações propostas, mesmo que não seja o custo exato, mas algo estimado, para que o cliente entenda os custos.

5- Apresente o planejamento

Defenda o seu planejamento, apresente-o com explicações e dados para os investimentos propostos, isso ajuda o cliente entender a razão de tal investimento e não que é ‘bobeira’ o que você mostrou. 

6- Cobre o retorno 

Por experiência própria, os clientes pedem planejamento, é apresentado, mas fica esquecido por ambas as partes. Não deixe isso acontecer, cobre que ele dê um feedback e para que assim possa ajustar e dar continuidade.

Anote a data de retorno em um post-it, na sua agenda, calendário, notas… não deixe passar, porque acaba o ano, o planejamento não é executado e o cliente o cobrará da mesma forma por resultados. 

7- Avaliação dos resultados 

Se o planejamento for aprovado e as ações estiverem em prática, anote os dados, avalie os resultados e faça um relatório. Resultados positivos ou negativos devem ser apresentados, isso dará mais credibilidade, o cliente passará a confiar mais no seu trabalho e juntos poderão executar o próximo planejamento da melhor forma! 

Bora planejar!

Vamos conversar… se você já fez algum planejamento para cliente conte a experiência, vou adorar saber!

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Capixaba, publicitária e pós-graduanda em Comunicação e Marketing Digital. Tenho experiência e na área de planejamento, execução de eventos e gerenciamento de mídias sociais. Atualmente, sou atendimento comercial na agência Ativação Live Marketing.


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