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6 Passos pro planejamento das suas redes sociais

Por 14 de agosto de 2018Dicas e Tutoriais
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Você provavelmente já ouviu alguém te falar isso e, me desculpe ser a que insiste nessa teoria: Nas redes sociais, planejamento é tudo! Claro, o conteúdo, a qualidade das informações, um layout lindão, a sua autoria e domínio sobre tudo o que você comunica também são muito importantes, não estou dizendo o contrário! Mas veja bem, cada coisa tem o seu tempo e eu já vou te explicar melhor o que estou querendo dizer. Vamos lá?

Antes de começar eu preciso deixar uma coisa bem clara: O que eu vou falar pra vocês agora é com base na minha forma de trabalhar nas redes sociais, tá? Então é bom cês saberem que cada profissional da área pode trabalhar de um forma e tá tudo bem com isso, isso são só dicas! Adapte-as à sua rotina e bom trabalho.

 

Passo 1 – Faça A imersão!

Na hora de planejar o seu posicionamento nas redes sociais, é muito importante você gastar um tempo estudando o mercado, seu público alvo, o buyer persona, os concorrentes, a sua brand persona, o tom que vai usar na comunicação, a forma de escrever, as suas respostas para casos de gerenciamento de crise… parece muita coisa né? E é mesmo, só que organizando direitinho, todo mundo consegue. Não tem um tempo certo pra isso, faça a sua imersão nos estudos no seu tempo, sem pressa e deixando a ansiedade de começar logo pra debaixo do tapete.

Já defina também, qual o seu objetivo na internet, o que você precisa com tudo isso que está se propondo a fazer. Vender? Conquistar fãs? Alcançar novos mercados? Expandir o nome da sua marca? Se tornar um digital influencer?

Mapeie o seu ou seus objetivos.

Feito isso, é bem provável que você já tenho claro qual a personalidade que precisa adotar para o seu posicionamento, então significa que provavelmente você está pronto pro próximo passo.  

 

Passo 2 – Defina alguns pontos importantes

Se você não foi afobado e fez os estudos bem concentrados, agora você tem um bolo de informações mega importantes e preciosas que dizem muito sobre o seu negócio nas mãos, certo? CERTO?

Se não tiver, volte uma casa, tá bem? ahahha Agora, se estiver com tudo em mente fresquinho, sigamos.

É a hora de definir quais as redes sociais adequadas ao seu posicionamento. Quando você sabe pra onde quer ir, as coisas se tornam um pouco mais claras, não é mesmo?

No planejamento de redes sociais é a mesma coisa, depois que você sabe com quem precisa falar, é tranquilo escolher entre:

Escolha as que melhor se adequam ao seu negócio e vá.

 

Passo 3 –  Planeje com coerência

Show! Se você chegou até aqui significa que está fazendo um bom trabalho!

Agora é a hora de definir os seus conteúdos. Eu falei que nas redes sociais, planejamento é tudo né? Pois é, continuemos. Algumas coisas são importantes na hora de planejá-los, como por exemplo:

  • ter em mente que eles necessitam ser diferentes para cada rede social que você escolheu. Você como seguidor de alguém ou de alguma marca não deve ficar nada feliz quando vê a MESMA COISA em todos os lugares que olhar, certo? Então pronto, coloque a sua empatia pra jogo e se ponha no lugar das pessoas. Faça um plano de conteúdo para cada lugar que desejar atingir o seu público.
  • não copie o conteúdo dos outros. É normal você querer se inspirar naquilo que curte ou nos conteúdos que são relevantes ao seu negócio, mas daí a copiar já é outra história. Leia, releia, pegue vários canais de informação e componha o seu próprio texto e imagem.
  • ah, por falar em imagem, tome cuidado na hora de escolher as suas, não vai cair no conto das imagens gratuitas do Google ou pior, aquelas que tem assinatura do autor em marca d’água por toda a foto, isso seria vergonhoso né? Então muito melhor aproveitar o que a internet tem a te oferecer \o/
  • fique de olho nas datas sazonais que possam ser relevantes ao seu negócio ou planejamento e nos virais que pode aproveitar, só tome cuidado para não parecer o tiozão da internet com piadas sem o menor contexto.
  • escolha o tipo de conteúdo que quer compartilhar, se vai ser algo mais educativo, divertido, comercial, formal, inspirador, etc. Pode ter mais de um sim, mas é importante que você seja fiel ao que escolher.

 

Passo 4 – Organize isto cara!

Aêêê! Você está indo muito bem \o/

Agora que já definiu qual o sentido da sua existência na web e quais os estilos de conteúdo irá produzir, vamos organizar a casa? Faça um calendário, agenda no Google, cartolina com papel crepom, mural com post-it, desenho personalizado… O QUE QUISER!

Só não deixe de fazer algo que consiga se organizar e visualizar bem.

Defina as editorias e as separe por dias, por exemplo:

  • Se você identificou que é importante compartilhar conteúdo sobre consumo consciente, estipule um dia na semana para compartilhar aquele conteúdo específico. Daí é só criar o texto, a arte, a rede em que vai compartilhar e pronto! Mentira, mas calma aí que você já vai saber o que fazer, então.

Faça isso até preencher o seu calendário, com os pontos-chave, as editorias que identificou.

Mais uma vez: Não esqueça daqueles conteúdos que sempre valem a pena inserir, como datas comemorativas, eventos comerciais, memes, insights e etc., tá bem?

 

Passo 5 – Atenção ao layout

Design! Claro né amigos, não tem como você pensar em estratégia online sem se preocupar com o layout da sua comunicação. Vamos combinar que está cada dia mais complicado chamar a atenção de alguém em meio a tanta informação que passa por nós, então invista sempre em uma arte bem feita ou pelo menos que te faria parar pra ver o que está acontecendo ali, certo?

 

Passo 6 – Analisar é fundamental

Lembra quando eu disse que era só compartilhar e pronto, mentira?

Pois bem, é mentira pelos simples fato de que se você não acompanhar, monitorar, analisar o desempenho do que publica, você estará tendo todo esse trabalho aí de cima a toa. Você não vai saber o que está dando certo, no que deve investir mais o seu tempo, quais os horários que tem funcionado e principalmente, o que NUNCA MAIS fazer.

Vamos aos fatos, eu organizei assim pra ficar mais fácil de você conseguir aplicar no seu dia-a-dia, sabe? Mas isso não significa que a forma como você já faz está errada ou como leu em outro blog que não deve ser mencionado deve ser esquecido hahaha

O mais importante é que você não deixe pra fazer tudo de qualquer jeito, porque as pessoas tendem a perceber quando não existe um planejamento ou um certo amor e dedicação naquilo ali, uma hora eles irão descobrir, acredite em mim.

Não tenha medo de arriscar algo desde que não seja ofensivo ou de mal gosto.

NUNCA, eu disse, NUNCA, exclua algo só porque é alguém falando mal do seu negócio, responda de forma adequada e de acordo com a personalidade que escolheu adotar e se possível, faça o possível para agradar de volta esse ser-humaninho revoltado.

E gente, tudo na vida é constância e dedicação né nom? Então mantenha uma frequência boa e não minta para si mesmo, claro que imprevistos acontecem, mas existem muitas ferramentas que te possibilitem fazer as coisas com antecedência pra que nada dê errado, ok?

Então foque na qualidade da informação e SEMPRE busque passar a verdade através das suas redes, não vai adiantar de nada se a sua imagem não for coerente com o seu comportamento.

É isso abiguinhos, testem aí pra eu ver uma coisinha aqui rapidinho, e depois venham contar o que acharam e no que resultou, pode ser? Força.

 

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Co-fundadora dessa nave, publicitária com foco em marketing digital e em querer empreender, no mercado há 7 anos, brindo a vida e os momentos sempre que dá, com uma boa IPA, um bom vinho, comida boa, muitas leituras e a vontade que nunca morre de viajar por esse mundão de meu Deus!


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