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Site: porque sua marca precisa de um?

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Mariana Preti

Mariana Preti

Fui uma criança escritora e através das palavras encontrei minha liberdade. Cineasta e atriz, formada em comunicação social com especialização em Direção, pesquiso o audiovisual e as novas mídias, o que me levou ao MBA em Marketing Digital e às suas múltiplas facetas neste universo de algoritmos e imagens numéricas.

Assim como sua casa ou empresa representam seu lugar no mundo, um site representa seu lugar no universo digital! Como você quer que as pessoas vejam e se sintam na sua propriedade?

Com a quantidade de transformações ocorridas nos últimos anos em função da Revolução Digital o mercado e a economia se foram remodulando e adaptando à essa nova era, de informações demais, velocidade demais e possibilidades demais… 

Assim, chegamos à 4ª Revolução Industrial e vivemos a chamada Indústria 4.0, em que tudo é conectado, em que quase tudo é passível de ser automatizado e de mudar a qualquer momento, em que um universo inteiro surgiu e se expandiu em sites os mais diversos, através da World Wide Web.

Os novos padrões de consumo, que invariavelmente levam para o mercado de nicho e para a internet, são já tão estabelecido que há alguns anos se anunciou a famosa Crise do Varejo Tradicional, em que os números do setor são arrasados pelos das vendas online. 

Isto porque, com as mudanças tanto estruturais quanto nos padrões de consumo, o universo digital se tornou indissociável do comércio, da indústria e da geração de riquezas.

Aliás, é justamente neste ponto que tudo mudou de figura: na geração de riqueza.

Dados: o novo petróleo

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As grandes empresas de tecnologia, que ditam grande parte daquilo que vai impulsionar mudanças de comportamento nas sociedades, há muito já entenderam o valor da informação.

Por isso, a publicidade hoje é muito mais perigosa que nunca: ela é certeira, tem informações preciosas e faz uso delas.

A análise de dados é o que dá poder às grandes marcas. 

O Big Data, tecnologia que concentra uma quantidade gigantesca de dados, é a prova do que é moeda do nosso tempo!

Mas o dado não passa de um conjunto de números se não for transformado em conhecimento e informação, e é neste processo que as empresas chegam diretamente na dor de seus potenciais clientes.

Sites e a importância da Presença Digital para as Marcas

Neste cenário de tantas possibilidades é fundamental que as marcas utilizem a informação e a tecnologia como aliadas.

Através da internet, é possível gerar valor e agregar autoridade à sua marca de inúmeras maneiras.

Quando você começa a entender seu nicho e a se direcionar para ele seus resultados podem aumentar muito mais rapidamente.

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Como o custo benefício da publicidade online é muito maior se comparado ao da publicidade tradicional, entender o funcionamento deste universo digital é parte crucial do processo de crescimento de marca.

Neste ponto, as redes sociais entram como uma peça chave para este jogo de atração!

É justamente nas redes sociais que o seu nicho vai se formar.

Site versus Redes Sociais

As redes sociais tem sido o foco, o trabalho e a vida de muita gente.

É inegável que elas tem seu valor e que elas geram e agregam valor.

Com uma alta produção de conteúdo, alta produção de dados e alta segmentação de anúncios, as redes sociais tem, para as empresas, um papel completamente diferente que para o consumidor e usuário.

Enquanto as pessoas usam redes como Instagram e LinkedIn para postar sobre suas vidas, seus trabalhos, hobbies e etc, as marcas usam todas essas informações para se aproximarem de seus nichos.

Além das possibilidade de análise de métrica que as redes oferecem, outra grande vantagem está no fato de que ali é possível atingir diretamente seu público e estabelecer uma relação com ele.

Afinal, o que importa na Indústria 4.0 não é o produto que você vende mas como você valoriza o cliente que precisa daquele produto.

Assim, as principais vantagens das redes sociais para as marcas são:

  • Engajamento real com o público
  • Criação de nicho
  • Relacionamento com o cliente
  • Atração de leads para as bases

Site: minha marca precisa mesmo de um?

Se você mora no planeta Terra e pretende fazer com que sua marca simplesmente exista no mercado, sim.

Você precisa ter um site.

Afinal, você tem uma casa, certo? Ou um endereço físico da sua empresa…

Porque na internet não teria um lugar pra chamar de seu?

É mais ou menos como funciona a lógica dos sites.

Toda pesquisa que se faz na internet “normal” – ou seja, fora da Deep Web – é com base em navegadores.

O navegador mais famoso e, convenhamos, o único que muitas pessoas sabem que existe, é o Google.

Através do Google temos acesso ao mundo – na palma das nossas mãos.

Então se eu procuro por um serviço, produto ou informação, é a ele que eu me dirijo.

Você provavelmente também.

Faz algum sentido sua empresa não estar lá quando alguém procurar por um produto ou serviço que você oferece?

Certamente o seu concorrente vai ter colocado o dele lá.

Sites: sua importância para o ranking do Google

O Google funciona com base em algoritmos

São eles que escolhem tudo que será apresentado para quem faz uma pesquisa.

É por isso que aparecer na primeira ou na segunda página de buscas do Google é simplesmente um sucesso para as marcas que conseguem isso!

As que aparecem mais próximas ao topo são as melhores opções que os algoritmos encontram para apresentar a quem pesquisa.

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Por isso é muito importante que além de redes sociais sua empresa tenha um site: 

  • para que ela possa ser encontrada na internet 
  • para que ela seja bem ranqueada pelo Google, que valoriza sites muito mais que contas em redes sociais
  • para que sua marca gere confiança nos seus potenciais clientes
  • para aumentar sua base de leads
  • para gerar leads mais qualificados
  • para ter crescimento de marca real

Quando os algoritmos buscam em rede, eles até apresentam as redes sociais mas isso não dá credibilidade às marcas, uma vez que é o site que confere a confiança necessária que a marca precisa passar ao público.

Sendo assim, o ideal é que as marcas utilizem as redes sociais conforme suas melhores vantagens, que são em engajamento e agregação de valor; e tenham seu site como seu espaço oficial online.

Afinal, todos os dados e informações das suas contas em redes sociais pertencem às empresas donas das redes.

O seu site é seu.

Por isso, use, sim, as redes sociais para engajar e gerar valor mas, principalmente, para atrair mais leads para seu site, que deve ser sua primeira base de vendas na internet.

Segurança e Prestígio no seu Site

Ter um site não basta, é preciso ter um site moderno e funcional. 

Uma das principais etapas para criação de um site é a escolha do domínio, que será o endereço da sua página na Internet. 

E, claro, de uma boa hospedagem

Afinal, seu site pode conter informações importantes, tanto suas quanto de seus clientes. 

O que significa que é fundamental ter um servidor seguro e que garante a proteção aos seus dados

A segurança do seu site também vai influenciar no quanto ele é relevante para os mecanismos de pesquisa: buscadores como Google não gostam muito de sites sem protocolo Https, por exemplo… 

Além do que o mesmo muito importa: aqueles mais entendidos de Internet imediatamente sentem maior segurança na marca quando entram num site protegido por Https ou demais protocolos de segurança. 

Portanto, de nada adianta investir em design e desenvolvimento do site se ele não tiver uma hospedagem de total confiança!  

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2 anos atrás

[…] está se abrangendo para os meios digitais, como as redes sociais, portais de notícias online e sites das […]

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