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Porque um portfólio fictício é tão importante quanto o de projetos reais

design portfolio ficticio capa
Picture of Alex Fleming

Alex Fleming

Cofundador do blog, é publicitário, radialista e ilustrador. Atua na área de comunicação há 19 anos. Além de trabalhos em agências de publicidade, também atuou em marketing político nas maiores campanhas do ES. Tem trabalhos dentro e fora do Estado, inclusive, Austrália, EUA e Canadá. É um eterno amante de boa música, café e um bom bate papo.

Um portfólio recheado de bons trabalhos chama a atenção do seu público. Saiba que um bom portfólio fictício é tão importante quanto o de projetos reais. Neste artigo eu lhe explico o porquê e te dou algumas dicas sobre o que publicar.

Saiba que um portfólio fictício é tão importante quanto o de projetos reais. Hoje, temos disponível para utilização na internet algumas importantes plataformas para divulgação dos nossos trabalhos. Entre elas, temos a Adobe Portfolio, Behance, Dribbble, Pinterest, Redes Sociais como Instagram, Facebook, entre outros. Mas, de nada adianta ter onde publicar e não ter o principal: o que publicar. Por isso, precisamos reunir os nossos trabalhos com mais destaque, mais apreço ou com mais qualidade e montar um belo portfólio para que seja visto por possíveis clientes que entrarem em nosso site ou em uma de nossas plataformas digitais de divulgação.

A ideia principal do portfólio fictício é reunir os nossos melhores trabalhos, sempre. Mas, confesso que nem sempre temos trabalhos de qualidade ou do jeito que consideramos ser mais atraentes. Não é raro ouvir algum designer, ou outro profissional, dizer que o cliente “não deixa” que façamos o trabalho que consideramos mais atrativos. Deixar ou não faz parte também de nossa postura enquanto profissional, mas isso é papo para um outro artigo.

O que quero que você entenda é que se você não tem os projetos que gostaria divulgar, pode tranquilamente, sem culpa, criar projetos fictícios para o seu portfólio, principalmente para atender o seu nicho. Nele você conta com a liberdade criativa para abusar de toda a sua experiência.

design portfolio ficticio fotos

O que é este tal de portfólio fictício?

De uma forma bem simples, portfólio fictício é uma junção de trabalhos que não foram criados para nenhum cliente. Ele é utilizado apenas para demonstrar as suas habilidades em determinado job. Por isso é importante empreender neste tipo de projeto o melhor que você tem a oferecer. O interessante é que você fica livre para mostrar todas as suas competências, o que pode oferecer e o quão criativo és. Isso gera autoridade e traz mais clientes ao seu negócio.

Outro ponto interessante é recriar projetos que já existem no mercado. Imagine redesenhar o clássico layout da Coca-Cola numa linha mais contemporânea. Projetos assim são extremamente bem vindos na comunidade e, sem bem feitos, podem rapidamente ganham visibilidade na web e podem chegar a quem realmente interessa. Um ótimo exemplo disso é do designer Walerson Oliveira que refez a identidade visual do mundialmente famoso jogo Uno. Ele resolveu criar uma nova identidade minimalista para o jogo de cartas. Seu trabalho teve tanta repercussão que chegou até a empresa Mattel, responsável pelo jogo. Final da história: o projeto agradou tanto que a empresa lançou no mercado e é um sucesso de vendas. Veja como ficou o projeto:

design portfolio ficticio uno mattel
O designer ousou ao criar um novo layout minimalista, atingindo assim um novo público para o jogo de cartas.

Um belo e embasado portfólio fictício agrega valor ao seu trabalho como designer. mas, obviamente, isso não se prende apenas à área do design gráfico. Projetos para web, sistema, projetos arquitetônicos ou até mesmo em áreas administrativos podem ser criados e divulgados. Você que é da área administrativo pode usar a sua criatividade, por exemplo, para criar um portfólio fictício onde trata do menos uso de papel em escritórios com mais eficiência. Tudo bem, eu sei, o mundo é repleto de ideias, mas, mais que isso, repleto de necessidades ansiosas por soluções criativas.

O designer Pedro Panetto, que inclusive admiro bastante, tem um vídeo no Youtube falando sobre portfólio fictício e portfólio grátis de uma forma bem esclarecedora:

Algumas dicas sobre o que criar em seu portfólio fictício:

Identidade Visual

Os projetos de identidade visual geralmente têm bastante aceitação e repercussão. Você pode criar o seu próprio projeto de identidade, oferecer a criação para alguma empresa ou empreendedor que você conhece, mas que no momento não tem condições financeiras para pagar por um projeto de marca ou até mesmo recriar o design de marca de uma empresa famosa. Recentemente eu vi um projeto na web onde o designer apenas alterou a paleta de cor de uma grande marca, o que foi o bastante para causar um rebuliço.

Design de Embalagem

Assim como o projeto de identidade visual, as pessoas amam design de embalagem, mesmo que não saibam que o nome é este. Imagine refazer o design de uma embalagem plástica famosa, porem dentro de um novo material biodegradável e menos agressivo ao meio ambiente. Tenho certeza de que será muito bem visto pela sociedade.

Projetos de Web Design

A internet oferece um mundo de plataformas que solucionam as demandas do mercado. Você pode criar em seu portfólio fictício um novo layout para uma loja, blog, site corporativo ou um portal de noticias para o seu entorno.

Diagramação

Eu mesmo fiz centenas, isso mesmo, centenas de diagramações em minha trajetória. Hoje posso afirmar com categoria de que este é um mercado bem carente de bons profissionais. Certa vez eu entrei em um site de uma empresa de fora do meu Estado e vi que tinham um informativo mensal cuja diagramação precisava melhorar e muito. Eu desenvolvi um novo projeto gráfico e enviei por e-mail ao setor de marketing. Nele, utilizei ferramentas de endomarketing para, de forma estratégica, atingir diretamente os colaboradores da empresa. Eles gostaram tanto do projeto que me pagaram por ele e ainda segui diagramando seus informativos mensais por dois anos. É uma boa isca para grandes empresas.

Ilustração

Mostre todo o seu talento em ilustração com suas próprias ideias para que seu prospero cliente conheça o seu traço e sua identidade. Se você sabe fazer uma boa caricatura, uma ideia é desenvolver caricaturas de pessoas famosas, divulgar em suas redes sociais e marcar a pessoa. Recentemente, um artista visual fez uma arte com a Anitta. Ela gostou tanto que repostou o trabalho do designer. A repercussão foi imediata, gerando até mídia espontânea em telejornal.

Fotografia

Publique fotos diferentes das convencionais, em ângulos inovadores e com recursos que não vemos normalmente. As fotos em preto e branco carregam bastante emoção. A imagem traz sentimentos. Em suas fotos de evento, por exemplo, promova sempre algum tipo de sentimento naqueles que as veem. Pode também criar uma bela sequencia de fotos publicitarias e fotos de produtos. No Youtube tem uma quantidade enorme de vídeos mostrando o “behind the scenes” de grandes fotos publicitarias de produtos.

Audiovisual

O mundo audiovisual nunca foi tão procurado. Além dos vídeos clipes, trabalhos autorais e curta, você pode investir em produção de material audiovisual para a internet. Assim, criadores de conteúdo que não entendem muito deste tema são o seu público alvo. Os geradores de conteúdo estão num crescente que não tem mais volta.

O seu portfólio é a sua vitrine. Quem tem acesso ao seu site ou às suas redes sociais precisa ser impactado por seu trabalho. Saiba que grandes e bons clientes podem ser atraídos pelo seu trabalho. Um portfólio muito bem apresentado gera valor ao seu trabalho e ao seu negócio.

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