E agora? O que esperar para as redes sociais de 2021, depois de 2020 quase ter acabado com tudo? Aqui vão algumas dicas que pesquei pelos especialistas da área!
Dizer que 2020 foi diferente e que bagunçou com todo o coreto já está até chato né?
Mas esse é o fato. 2020 fez uma bagunça generalizada em tudo o que conhecíamos. Isso inclui acelerar alguns processos de digitalização do Universo e tudo o mais.
Dessa vez, não vou me delongar pra te situar, acho que cada aposta fará isso muito bem. Então vamos nessa?
1. Comportamento
Vou começar pelo mais óbvio: o comportamento da sociedade mudou. E não estou falando apenas do Brasil, obviamente.
Em todo o globo as pessoas moldaram suas vivências, gostos, preferências e curiosidades pelo que mais lhes serviria de passa tempo diante de um lockdown sem previsão de acabar.
Buscas por artesanato, consumo social, sustentabilidade, cultivo de plantas, educação financeira e até o aumento no consumo via e-commerce na Índia são alguns exemplos.
Se você é uma pessoa que gosta de entender o comportamento do mundo pra saber as tendências que vem por aí, vale muito a pena dar uma pesquisada mais aprofundada no crescimento de alguns desses termos pela web.
O fato é, alguns desses comportamentos que pareciam ser algo provisório no início da pandemia, chegaram para ficar!
2. Facebook
Eu falo isso desde 2018 e continuo… O Facebook não morreu!
Grande parte das pessoas que me perguntam sobre as estratégias para as redes sociais sempre chega nesse questionamento: Mas vale a pena investir tempo em Facebook?
Bom, não tem como a resposta ser a mesma para todas as ocasiões, mas o fato é que ele existe e continua em crescimento ano após ano.
Para 2021 algumas mudanças já são esperadas e apostadas.
O foco em tornar a rede um comércio eletrônico está cada vez maior.
Isso inclui o gigante Instagram também, obviamente. Mas já falaremos nele.
Mudanças em algoritmo e layout podem acontecer para fazer com que a compra e venda ali dentro do Facebook se torne cada vez mais fácil, rápida e intuitiva, além de uma vitrine mais integrada entre as redes irmãs.
Outro avanço que podemos esperar em 2021 é uma briga ainda mais acirrada entre Facebook e Apple para lançar o óculos de Realidade Aumentada pela mesma época. O Facebook está criando um modelo mais simpático e com design mais agradável e pra isso, buscou ninguém menos que os mesmos fabricantes da Ray Ban. Tá bom pra você?
O que eles querem é tornar os ambientes totalmente imersivos e capazes de integrar com alguns tipos de anúncios, promoções, dicas e bom, muito mais né?
Não é por falta de ameaças e avisos que em 2021 teremos uma intensificação nas políticas de combate ao ódio por ali né? Os últimos meses provaram a necessidade de apertar ainda mais o cerco.
Ou seja, para 2021 nada de morte do Facebook.
Ainda.
3. Snapchat:
Sim, Snapchat!
A rede ainda é muito utilizada por jovens e adolescentes e uma das novidades de 2020, que foi muito bem recebida pelo público, foi a série de originais que incluem reality shows, documentários e até seriados.
Grandes nomes que andam movimentando o mundo blogger já fazem parte da novidade, como Kylie Jenner e a modelo Naomi Campbell.
E se você acha que pra 2021 não precisa pensar no Snapchat dentro da sua estratégia de comunicação, saiba que ele se juntou a ninguém menos que Apple.
Isso tudo pra focar seus esforços em AR e em comércio eletrônico (tá reparando que todo mundo tá indo por esse caminho né?).
Pois bem, eu se fosse você daria uma olhada na rede social dos filtros agora mesmo!
4. TikTok
A polêmica rede social não só vai continuar bombando em 2021, como já está absolutamente preocupada em criar uma forma de monetizar criadoras e criadores de conteúdo.
Apesar da invasão do Reels no Instagram, a rede ainda possui seu público fiel e continua em crescimento, provando que por mais que a rede vizinha tenha mandado bem, o TikTok ainda não perdeu sua majestade.
Adivinhem outra preocupação para o ano que vem?
Exatamente, investir em um comércio eletrônico!
Eles estão pensando em como utilizar o espaço para gerar vendas e oportunidades de faturamento por lá, tudo para não perder o público para a concorrência.
5. Linkedin
Ahhh, a rede social mais queridinha do meio business não só mostrou a sua importância diante de um cenário de pandemia, como conseguiu consolidar o posicionamento e a necessidade para o meio.
Muitas oportunidades foram preenchidas, muitas vagas ofertadas e muitos, muitos cursos, palestras e workshops foram divulgados por ali, proporcionando uma chance de aprendizado e atualização, às vezes até gratuita, aos milhares de desempregados que a pandemia criou.
De olho nisso, a rede planeja trazer melhorias em sua plataforma para poder oferecer funcionalidades para transmissões ao vivo, cursos online e eventos a distância.
A aposta está em cima do fato de as pessoas terem descoberto as vantagens desse tipo de atuação online, como economia, maior abrangência e uma fácil adaptação a quem está querendo participar dos eventos remotamente.
Inteligentes né?
Além disso, um outro exemplo que inclusive já foi anunciado, é a melhoria no tratamento de dados.
Hoje o Linkedin é a maior rede social com armazenamento de informações profissionais e de carreira da história. Não aproveitar isso de fato é uma burrice tremenda!
Então podemos esperar novos insights de dados, com maior refino na correspondência para encontrar vagas, candidates e planos de carreira, por exemplo.
É esperado também uma maior qualidade no tratamento de dados para as empresas que já criam estratégias de prospecção ali dentro, como a já anunciada LinkedIn Sales Insights, que promete trazer os dados mais confiáveis para o time de vendas.
O Linkedin também está de olho nas pessoas que estão criando conteúdo por lá, pensando em melhorias e monetização pra que elas não acabem migrando para redes concorrentes.
E, uma das novidades que eu achei muito incrível foi a Career Explorer!
Se trata de uma ferramenta que promete ajudar e orientar pessoas usuárias da rede a terem mais clareza e criarem seus planos de carreira.
Vale a pena dar uma pesquisada para entender melhor como funciona.
Ufa! Muita coisa está por vir né?
Mas o que ficou mais claro de todos os planos que eu pude encontrar, falando de comunicação nas redes sociais, foi a necessidade de adaptação para cada uma delas e principalmente, para o cenário social que nos encontramos.
Em todos os lugares que você for buscar por promessas e apostas para o futuro da comunicação, você vai encontrar a tendência em se abordar pautas sociais e sustentáveis, em valorização das relações e da vida e em apoiar a criação e a cocriação.
Alguns dos conselhos mais frisados pelos gestores de todas as redes foram:
Apoie a sua comunidade local o quanto puder; incentive a criatividade e a cultura que se forma e se molda ao redor do seu negócio, principalmente nas redes sociais; pense no bem estar social; aprenda a ouvir a sua audiência e a celebrar as conquistas dela e principalmente, entenda quem são para que falem todes a mesma voz.
O meu conselho para 2021?
Aposte na humanização das redes, na diversidade da comunicação e na inclusão de enredos criativos e irreverentes no seu planejamento de tom de voz.
Tá todo mundo de saco cheio e precisando aprender mais, se divertir mais e se conectar mais.
Por quê não colaborar nessa missão?
Bora!