Você sabe o que é produtividade tóxica?

produtividade toxica blog design com cafe|produtividade toxica ocupado|produtividade toxica
Max Garcia

Max Garcia

Nascido em minas gerais e capixaba de coração. Empreendedor, psicólogo e fotógrafo profissional. Completamente apaixonado pelas relações humanas e amante de uma boa prosa. Adotou o vegetarianismo há quase 10 anos. Gosta de viajar, conhecer outras culturas, estar em meio a natureza, fazer trilhas, montanhismo e tomar um banho de cachoeira.

Você precisa ser o melhor? Será mesmo? Somos estimulados a produzir a todo momento. Em geral, desde que somos crianças, somos cobrados por isso, e durante toda a nossa vida, sempre vai existir alguém exigindo isso da gente. Mas o que raramente alguém comenta, é sobre os prejuízos que acompanham essa postura. Durante esse artigo, te convido pra conhecer um pouco mais sobre produtividade tóxica.

Somos estimulados a dar os primeiros passos, a falar as primeiras palavras, a ir ao banheiro sozinho e andar de bicicleta sem as rodinhas. Claro que não existe nada de errado nisso, mas muitas crianças são transformadas em “mini adultos”, balé, judô, violino, piano, idiomas, e etc. Raramente percebemos que a produtividade tóxica não é algo que surge na vida adulta, mas sim um padrão de comportamento que vem se repetindo e sendo reforçado desde a infância. Criança que precisa ser criança, ter responsabilidades, mas também precisa descobrir o valor que existe no brincar.

Depois da infância a cobrança por produtividade continua, é preciso passar na prova da escola técnica, depois vem o vestibular, que precisa ser vencido quase que a qualquer custo, então vem a faculdade, mas não para por aí, em seguida você precisa conseguir o melhor primeiro emprego, ser o melhor no trabalho, conseguir a melhor promoção, mas, o melhor mesmo seria você montar o próprio negócio, e etc.

Quem nunca ouviu frases do tipo, “você precisa estudar/trabalhar enquanto eles dormem”, “o que você faz de meia noite às seis?”, “esquece vida social”. Entramos na vida adulta e muitas frases como essas, geram crenças que infelizmente acabam nos empurrando pra muitos precipícios.

Viciados em trabalho

produtividade toxica ocupado

A produtividade tóxica está relacionada com uma palavra muito conhecida e provavelmente você já deve ter escutado ou até mesmo usado, workaholic, um termo em inglês, que significa vício em trabalho. Ser um workaholic e trabalhar muito, não necessariamente significa que existe eficiência. Os viciados em trabalhos sofrem prejuízos em sua saúde, nos relacionamentos e curiosamente no próprio trabalho.

Diversos artigos falam sobre os prejuízos em ser um workaholic e facilmente você encontra algum vídeo na internet dizendo que você não deve ser um, mas o que é muito ignorado é o porque as pessoas se tornam workaholic.

Trabalhar muito geralmente está tão atrelado a sucesso na vida, que as pessoas acabam fazendo isso a qualquer custo.

Mas o que é produtividade tóxica?

produtividade toxica

O mundo clama por produtividade a todo momento, se você não produz alguma coisa, sendo bem realista, pra sociedade, você não é um cidadão muito funcional, não passa de um peso morto.

Constantemente a literatura está recheada com livros de autoajuda que abordam essa temática, falando sobre como você precisa ser o melhor, como produzir mais e como fazer a diferença. Várias empresas contratam profissionais para dar palestras e motivar os funcionários a produzirem mais, a renderem mais. São manuais e mais manuais que ditam regras para a sociedade. Claro que precisamos buscar coisas boas pra nossa vida, faz bem ter uma vida estável, ter boas condições financeiras e conforto. Mas sejamos racionais, “vencer na vida” não pode ser a despeito de tudo.

Produtividade tóxica é quando uma pessoa foca somente no que ela “precisa” produzir durante a vida, seja na faculdade ou no trabalho, e isso está acima de qualquer outra necessidade e acontece a despeito de qualquer outra coisa. Produzir, produzir, produzir.

Você não é todo mundo

Todo mundo já ouviu essa frase quando era mais novo. Um amigo queria sair ou fazer alguma coisa e quando pedíamos para os nossos pais pra fazer o mesmo, eles nos diziam, você não é todo mundo.

Essa frase nunca fez tanto sentido. Você não é todo mundo e entender isso ajuda a driblar a ideia de produtividade tóxica. Cada ser humano é único, todos possuímos habilidades e particularidades. Realmente não somos todo mundo e de fato não precisamos ser e tudo bem por isso.

Você não precisa produzir melhor que o seu colega de trabalho, você não precisa tirar uma nota melhor que o fulano, não precisa ser o cara mais rico da sua rua e não precisa ser a amiga mais bonita. Obviamente, não estou lhe oferecendo desculpas para ser incompetente ou deixar de pensar no futuro e sobre como você pode ser melhor, não é nada disso, mas sim sobre não ficar mal se não conseguir conquistar muitas coisas, Não se sinta mal, tudo bem por isso, você não é uma máquina e não precisa ser bom em tudo, nem muito menos insistir nesse tipo de produtividade tóxica.

O que estou querendo dizer é que todos nós precisamos levar em consideração que todo mundo tem o seu tempo, o seu processo, você não precisa seguir o tempo de todo mundo, cada pessoa é única, lembra? Você não precisa aprender a andar aos 10 meses, a falar aos três anos, a se formar na faculdade aos 22 anos, a ganhar o primeiro milhão aos 25 anos, etc.

O mundo cobra a gente o tempo todo, todos exigem mais produtividade e infelizmente às vezes cometemos o erro de achar que precisamos ser iguais ao outro e alcançar resultados iguais ou melhores que o outro. Temos nosso próprio tempo, já dizia Renato Russo. Se o seu parâmetro for sempre o outro e você nunca conseguir ser igual e ele, significa que você não teve sucesso na vida? Claro que não!

E aí, você já viveu alguma situação de produtividade tóxica? O quanto isso afetou ou afeta a sua vida? Aguardo você no próximo artigo, até lá, que tal refletir um pouco mais sobre isso e colocar alguma coisa do que você aprendeu por aqui em prática. Respeite sempre o seu tempo, ninguém é obrigado a crescer na mesma velocidade, e tudo bem por isso.

Assuntos abordados

escolhas do editor

MAIS LIDAS

MAIS RECENTES

Deixe seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Links Patrocinados

0
Would love your thoughts, please comment.x