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Integração das mídias online e offline: a nova publicidade

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Brunella Rizo

Brunella Rizo

Capixaba, publicitária e pós-graduanda em Comunicação e Marketing Digital. Tenho experiência na área de atendimento, planejamento, execução de eventos e gerenciamento de mídias sociais. Atualmente, sou coordenadora da equipe de atendimento publicitário na agência Resultate.

Atualmente, existe uma certa disputa na publicidade, onde as mídias offline estão correndo atrás para recuperar o amplo avanço das mídias online.

Uma pesquisa divulgada pelo Kantar Ibope Media 2018 mostrou que 93% da população brasileira ainda tem o hábito de assistir à TV. Mesmo que seja um número grande de telespectadores, a popularização das mídias sociais e a enxurrada de conteúdo online, fez com que a televisão se preocupasse com um produção de qualidade e começou a incentivar que os programas e canais disponibilizassem conteúdo adicional em outras plataformas, como site ou aplicativo. Um exemplo disso é a GloboPlay, uma extensão online paga do canal da Globo, onde são disponibilizados capítulos de novela (antes de passar na TV), séries e filmes.

Para entender mais sobre essa integração online e offline, darei uma pequena explicação de como era a venda de um produto, comparando com as ferramentas digitais.

Antes o objetivo era acertar o maior número de pessoas possível, era feito uma divisão de verba entre as emissões a fim de ter o máximo de aproveitamento. Dessa forma muitas pessoas eram atingidas, mas nem todas eram convertidas em vendas.

Atualmente, com as diversas mídias o consumidor deixou o foco que era antes apenas da televisão com entrar em convergência com a internet, dessa forma as possibilidades para atingir o consumidor aumentou. Somos um universo de infinitas conexões entre marcas e pessoas

Como os usuários estão com a televisão nas mãos, as campanhas devem ser multitelas, ou seja, a publicidade deve ter um call to action para que o consumidor veja no celular ou computador o produto ou serviço logo quando ela terminar. Além disso, as empresas devem promover disparos inteligentes de campanhas digitais em tempo real. 

A nova publicidade trabalha com a economia da atenção, dados e persuasão. Hoje, o déficit de atenção está muito presente entre as pessoas, são muitas informações e para ter sucesso é necessário ser bom! Com a evolução do digital, diversas métricas possibilitaram o medir o número de visitas, taxas de conversão e de cliques, tempo gasto no site e taxa de abertura do e-mail. Essa mensuração é mais precisa no meio digital, enquanto no meio offline ainda não é certo.

Sobre o que tenho visto e acredito é que as mídias offline não deixarão de existir mesmo com toda essa avalanche do digital. Na verdade, os meios precisam estar integrados com a publicidade online e offline para que seja fornecida a melhor experiência para o consumidor.

Agora para terminar e fazer você rir um pouco, assiste o vídeo do Porta dos Fundos “Já Postei”, que tem muito haver com sociedade do espetáculo em que vivemos e como fomos influenciados a postar, seja nossa opinião, um problema ou o dia a dia…

Curtiu a matéria? Discorda ou concorda com o assunto? Chega mais para a gente conversar, é só escrever nos comentários que trocamos ideias.


Até a próxima! <3

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2 anos atrás

[…] como jornais, revistas, rádio e televisão. Mas agora ele também está se abrangendo para os meios digitais, como as redes sociais, portais de notícias online e sites das […]

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