Já começo dizendo que investir em design gráfico é fundamental para qualquer negócio, desde o dia 1 de atividade. Se destacar da concorrência é uma tarefa cada vez mais difícil e uma boa comunicação visual ajuda bastante. A pergunta que este artigo vai te ajudar a responder é: em que momento devo investir meu tempo e em que momento devo investir meu dinheiro no design do meu negócio?
De louco e designer todo mundo tem um pouco, já reparou? A cada dia surge uma nova ferramenta ou app que auxiliam pequenos empreendedores, influenciadores, blogueiros, geradores de conteúdos, dentre outros, a criarem seus próprios logotipos, postagens, vídeos e outras peças de design gráfico.
Não é novidade que a maioria dos empreendedores gostam do desafio de criar o logotipo do seu negócio e para isso basta ter um pouco de curiosidade e disposição para aprender. Com algumas horas (ou minutos) fuçando alguma das dezenas de ferramentas que estão por aí na web, já é possível começar a criar algo.
Se você que está lendo este artigo é um designer gráfico, fique tranquilo que eu não estou aqui jogando contra, tá? Tentando convencer empreendedores que não precisam de nós. Mas temos que ter a sensibilidade de reconhecer que qualquer pessoa que está iniciando um negócio ou projeto, de qualquer natureza, precisa economizar recursos e investir o mínimo possível, para validar sua ideia 🙂
Eu mesmo já recebi inúmeras solicitações de orçamentos que, já no primeiro bate-papo eu percebia que o cliente não teria como investir num projeto e o que ele precisava naquele momento, ele mesmo poderia fazer. Nesses casos, amigavelmente eu indicava um ou dois caminhos para ele.
Eu, particularmente, gosto de colocar a empatia na frente da vontade de fechar contratos :)
A pandemia fez surgir novos negócios
Graças a pandemia, pra muita gente, empreender não foi uma escolha ou questão de afinidade, foi para sobrevivência. Durante esses meses loucos que estamos vivendo, muitas pessoas que me procuraram estavam iniciando suas lojas virtuais, agências digitais, produtos, serviços, etc – Esse será o legado positivo desse tal de Corona.
Olha só esses números:
- “O Brasil caminha, em 2020, para registrar o maior número de empreendedores de sua história.”
- “Nos nove primeiros meses de 2020, o número de microempreendedores individuais (MEIs) no país cresceu 14,8%.”
- “…mais de 7,5 milhões de micro e pequenas empresas, esse setor representa 99% dos negócios privados e 30% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos) do país.”
(fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br)
Como aconteceu em outras crises, muita gente ficou desempregada e decidiu investir o dinheiro da sua rescisão em um negócio próprio. Com isso vem as necessidades que todo empreendedor se depara para dar vida ao seu negócio: criar um logotipo / identidade visual, desenvolver um site ou e-commerce, designs para postagens nas redes sociais, cartão de visitas, panfleto, embalagens, etc.
A importância de ter uma identidade visual
Não é porque o negócio é nascente ou pequeno que não precisa de uma identidade visual para sua comunicação. Isso é essencial para transmitir credibilidade e organização para seus clientes.
Trabalhe na construção de uma marca respeitável, mas não confunda marca com identidade visual – A construção da marca do seu negócio é mais sobre o que o cliente sente do que o que ele vê, marca é experiência.
Eu conheço negócios minúsculos, que possuem uma identidade visual muito básica e até deficiente, mas o empreendedor conseguiu, muitas vezes sozinho, construir uma marca incrível.
Quando você chega lá, ele te recebe com um bom dia e um grande sorriso, o atendimento é simplesmente perfeito, o estabelecimento é limpo e organizado, o preço é justo e você sai com vontade de voltar. Isso é marca.
O que to querendo dizer é que seu negócio precisa, sim, de uma identidade visual para iniciar, mas se você tiver que iniciar com algo “básico”, inicie assim mesmo e foque na experiência do seu público. É mais fácil trocar uma identidade visual inadequada, no futuro, que mudar a percepção negativa que uma marca possa ter causado.
Algumas ferramentas para você mesmo criar.
O cenário ideal para fazer você mesmo é quando seu negócio está na fase inicial e você não tem recursos para investir numa identidade visual ou peças gráficas e convenhamos, né? Antes feito do que perfeito!
Comece com algo que você mesmo seja capaz de fazer, mesmo sabendo que não é o ideal. Gere receita, faça o negócio crescer e depois contrate um profissional para refazer. Isso é bastante comum.
Muitos dos negócios para os quais eu desenvolvo projetos de identidade visual, é para trocar o design atual que o próprio cliente fez.
5 Ferramentas e Apps gratuitos para você fazer fluir o designer gráfico que tem em você 🙂
Para facilitar seu trabalho, eu separei algumas ferramentas que conheço para você criar logotipos, cartão de visitas pra impressão ou interativos, apresentações comerciais, folders, panfletos, vídeos, sites e o que mais sua imaginação permitir.
Se você está buscando algo simplificado para criar um logo e identidade visual, eu sugiro você conhecer a Logo Master, Smashing Logo e o Criador de Logos Wix. Esses serviços usam inteligência artificial para sugerir símbolos, tipografias e cores, com base num questionário com perguntas bem simples que você terá que responder.
Mas se além do logotipo você pretende criar outras peças gráficas para o seu negócio, nesse caso é melhor você ir pro Canva, Freepik Editor ou Adobe Spark. Para sites, confira este outro artigo aqui oh.
O melhor dos mundos sempre será contratar um profissional de design gráfico
Claro que se você puder investir, essa é a melhor opção. Contratar um especialista em design gráfico é a certeza de que você terá algo exclusivo e alinhado com seu negócio.
Num vai achando que com meia hora se aprende sobre o significado das cores, estilos de tipografias, simbologia, etc. Isso exige anos e anos de pesquisas e prática.
Antes de contratar um designer, busque conhecer o portfólio do profissional para ver o que ele já fez e, se possível, bata um papo antes para sentir se cria àquela conexão. Afinal de contas, pra trabalhar junto é sempre bom ter um pouco de afinidade 🙂
Bons negócios e boas criações!