Já parou pra pensar como o WhatsApp e outros messengers agilizam nossa vida? Há pouco mais de 10 anos, mensagem de texto no celular era SMS, o lendário torpedo, que tinha limite de 160 caracteres por envio e custava em média R$ 0,30 – Hoje as operadoras dão “de graça” pra ver se alguém usa rs.
Com a popularização dos Messengers: WhatsApp, Telegram e outros, ligar pra alguém ficou quase que uma atitude invasiva e inconveniente. As pessoas preferem enviar uma mensagem de texto ou um áudio, porque dá a liberdade ao destinatário de ouvir/ler e responder no seu melhor momento.
Mas como tudo em excesso faz mal, centralizar toda a comunicação com seus cliente no messenger pode não ser uma boa ideia e vou listar 5 pontos negativos, ao meu ver – Ah! Para grupos de Família não tem restrição 🙂
1. Mensagem de texto não tem tom de voz
Eu não vivi a experiência de me comunicar por cartas cartas, mas imagino que a sensação devia ser muito boa. Enviar uma carta pra alguém e depois ficar esperando uma resposta – para os ansiosos devia ser um pesadelo.
Tenho certeza que as pessoas pensavam muito em cada palavra que iriam escrever, afinal, depois de postada nos correios, tinha que aguardar a pessoa receber, ler, escrever a carta resposta e postar. Era uma comunicação mais paciente e cautelosa.
Hoje com a agilidade do “teclar e dar enter”, as pessoas nem tem paciencia de digitar a mensagem toda e vão enviando várias frases com meia dúzia de palavras, contento fragmentos da mensagem total que se pretende enviar. Enquanto isso do lado de lá, quase sempre tem outra pessoa também impaciente que já começa a digitar a resposta sem esperar todas os fragmentos da mensagem chegar. Muita chance de dar um mal-entendido né?
As pessoas não pensam muito pra digitar e nem sempre se preocupam em ler o que foi escrito, antes de enviar, uma vez que os messengers permitem apagar a mensagem enviada ou enviar outra logo em seguida para fazer alguma correção necessária. Mas aí o que já foi visto não pode ser desvisto ou a simples leitura “esta mensagem foi apagada” pode representar um grande ruído.
O fato é que uma mensagem de texto mal escrita (ou mal lida) pode gerar uma interpretação equivocada pela parte do receptor, que pode estar num dia ruim ou num momento estressante. E sim, isso vai influenciar diretamente na percepção dele.
Um exemplo real disso:
Teve uma vez que 1 minuto depois de ter enviado uma proposta para o cliente, por email, recebi uma mensagem dele no WhatsApp perguntando algo que estava claro na proposta e pela rapidez ficou óbvio que ele tinha rolado até a página com o $, ignorando todo o resto, inclusive a resposta da pergunta dele.
Eu, todo cauteloso que sou, disse: fulano, eu falo disso na página tal. Por favor leia toda a proposta porque tem informações muito relevantes sobre meu trabalho – Depois de 3 dias de silêncio total, eu perguntei: e aí fulano, restou alguma dúvida? A resposta foi: Não Jaider, tava tudo claro na proposta! Fim e nunca mais tive contato com ele – Provavelmente ele só queria saber o preço e não o valor do meu trabalho, mas bastou uma mensagem de texto, que poderia ter sido uma ligação, para eliminar qualquer possibilidade de negócio 🙁
2. Messengers não são uma fonte segura de armazenamento de arquivos
Abrir o canal do WhatsApp para receber arquivos fundamentais para o desenvolvimento do projeto, pode ser um risco, uma vez que depende de backups e é muito ruim organizar arquivos no celular.
Estou falando do Whatsapp porque ainda é o messenger mais usado (o Telegram é um pouco melhor nessa parte).
Com certeza você já recebeu uma mensagem assim oh: “manda novamente o arquivo tal porque eu num consigo baixar ele mais não“.
Isso acontece porque vez ou outra a gente resolve liberar um espaço no nosso celular e as primeiras pastas a serem sacrificadas são as dos arquivos enviados e recebidos no WhatsApp. Os arquivos importantes que seu cliente enviou o recebeu de você ficam no mesmo lugar que os vídeos e gifs engraçados do grupo da família. Preciso dizer mais alguma coisa?
Claro que se você usa as versões desktop dos messengers, você pode salvar os arquivos num lugar seguro dentro seu computador. E aconselho fazer isso, se por alguma motivo, for invevitável usar o messenger.
3. Messengers não são muito organizados para registros
Aprovações importantes ou direcionamentos estratégicos de um projeto, não devem ser formalizados pelos Messengers, simplesmente porque não é prático encontrar isso depois.
Você já tentou pesquisar uma mensagem de semanas ou meses atrás? Tem que ficar pensando numa palavra ou expressão que foi usada naquela mensagem e que possivelmente foi usada em dezenas de outras. Você vai ter que ficar rolando, rolando, rolando pra tentar achar a mensagem.
Pra quem usa as versões para o PC fica ainda pior, porque as mensagem ficam nas nuvens e a busca fica bem lenta.
4. Dá a sensação de que estamos disponíveis 24h
Dificilmente o nosso celular fica a mais de 2 metros de nós, seja em casa, no escritório ou em qualquer outro lugar. Isso é um fato sabido de todos e por isso surge a seguinte premissa: todo mundo está online 24h.
“vou enviar um zap porque já resolvemos logo”.
Cuidado para não entrar num ciclo, porque depois fica difícil sair dele. Tenho um amigo que diz a seguinte frase: “Não dê o que você não pode tirar depois“. Por exemplo: se você acostuma seus clientes com as respostas imediatas, dentro e fora do horário ou dia comercial, isso vai virar o padrão e toda vez que você não conseguir responder na mesma agilidade, pode gerar a sensação de “falta de prioridade” – Ainda mais se tiver os dois tracinhos azuis, rs
Num tem um de nós que não é imediatista nos dias de hoje. Vamos tentar impor limites desde sempre, porque como diria minha mãe: “o combinado não sai caro“.
5. Relacionamentos consistentes são construídos fora do mundo digital
Claro que com a pandemia isso ficou mais difícil, mas uma chamada de vídeo ameniza um pouco e tão logo vamos voltar a tomar nossos cafés 🙏🏻 Além disso o bom e velho e-mail é fundamental para uma comunicação mais formal e organizada 😉
Até a próxima!