Publicidade

SEO como torna lo o vilao do seu conteudo

SEO: Como Torná-lo o Vilão do Seu Conteúdo

Compartilhe

Aplicar técnicas de SEO no conteúdo, esteja ele em uma página de vendas, uma página de produto ou no famoso blogpost é fundamental para melhorar o posicionamento nos resultados de busca na internet, mas esse mesmo SEO pode se tornar o vilão do conteúdo.

E é sobre isso que vou compartilhar com você hoje, além é claro, de mostrar o que você pode fazer para não tornar o SEO o vilão.

O que é SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em português quer dizer Otimização para Motores de Busca.

Em linhas gerais é a otimização feita em páginas na internet e em conteúdo de blogs para que apareçam mais bem posicionados nas buscas realizadas no Google, Bing e outros buscadores.

Os mecanismos de busca levam em conta uma palavra-chave ou um conjunto delas na hora de exibir os resultados de busca, e é através do SEO que essa palavra-chave ou o conjunto são devidamente inseridos nas páginas para que os motores de busca as encontrem.

Porque SEO é importante para sua estratégia de conteúdo

Hoje o volume de informações existente na internet é enorme, e não para de crescer, e as buscas têm se tornado cada vez mais intensas.

O Google, por exemplo, lida com mais de 10 bilhões de pesquisas por dia ao redor do mundo. Só aí já dá para ver o tamanho da concorrência.

É através do SEO que os melhores conteúdos são selecionados para as primeiras – e mais importantes e efetivas – páginas dos resultados de busca.

Uma estratégia de conteúdo e de marketing de conteúdo sólida e geradora de resultados sempre vai considerar as boas práticas de SEO, pois é através delas que as chances de aparecer na primeira página de busca vão aumentar ao longo do tempo.

Mas SEO não atua apenas como mocinho e gerador de oportunidades, ele também pode ser o vilão do seu conteúdo e afastá-lo das primeiras páginas e até mesmo afastar o público de forma direta.

Como o SEO se torna o vilão do seu conteúdo

SEO é composto por um conjunto de técnicas aplicadas nas páginas da internet e em seus conteúdos para que os motores de busca possam encontrá-las.

Há alguns anos, muitos profissionais de marketing e de produção de conteúdo usavam hacks de SEO para tentar forçar o melhor posicionamento de suas páginas.

Com o passar do tempo o Google – principal motor de busca – foi identificando essas práticas e criando regras em seu algoritmo para penalizar quem usasse os hacks.

Nesse processo o Google também aperfeiçoou o algoritmo e, conhecendo melhor o público e aproveitando os avanços tecnológicos, criou regras que vão além da parte técnica e velocidade das páginas.

O algoritmo do Google leva em conta também a legibilidade do conteúdo, ou seja, o quanto esse conteúdo pode ser lido de forma fácil pelo público, primeiro na tela do celular e depois no computador.

Mas como o SEO pode se tornar o vilão se o Google já consegue identificar os hacks e punir os conteúdos que usam?

É simples, quem torna o SEO o vilão do conteúdo não é o Google, é o próprio criador de conteúdo.

Muitos criadores de conteúdo fazem dinheiro com sites e blogs, sejam eles de notícias, entretenimento, tutoriais ou qualquer outro tipo de conteúdo que tenha um público para consumir.

Eles se preocupam com SEO a ponto de explorarem tanto palavras-chave e suas variações que tornam o conteúdo muito legível para os motores de busca, mas completamente ilegível e de difícil compreensão para o público.

Quem vai consumir o conteúdo é o público!

Quem vai fazer uso dele no dia a dia é o público!

Então por que criar o conteúdo pensando apenas no algoritmo do motor de busca?

Tenho algumas respostas que encontrei em análises feitas ao longo da minha carreira:

  • Para ter muitos acessos para exibir páginas cheias de anúncio que mais se parecem com classificados de jornais
  • Para ter o status de aparecer na primeira página
  • Para aumentar cada vez mais os acessos às páginas para poder exibir anúncio para esses públicos nas redes sociais
  • Para vender o produto que aparece no topo da página, não importa se o público vai ou não gostar do conteúdo

E dessa forma ao invés de atrair o público com um conteúdo de qualidade, útil, autêntico, afasta-se o público e gera desconexão.

O que fazer para nao deixar o SEO se tornar um vilao

O que fazer para não deixar o SEO se tornar um vilão

Eu poderia falar das variadas técnicas de SEO para aparecer nas primeiras páginas e ter resultados com o seu conteúdo.

Mas hoje eu quero te mostrar como fazer do SEO um aliado e não o vilão do seu conteúdo.

Se você é criador de conteúdo e utiliza páginas da internet para isso, eu espero que as dicas a seguir sejam tão úteis para você quanto são para mim.

  • Lembre-se sempre que o consumidor do seu conteúdo é um humano e não um robô
  • Foque em criar um conteúdo legível para um humano, respeitando a fluidez do conteúdo, a gramática, enfim, a linguagem natural
  • Escolha a palavra-chave do seu texto de acordo com o objetivo dele e como gostaria que ele fosse encontrado e explore o uso dessa palavra-chave e suas variações – sinônimos também contam – no decorrer do texto sem excessos e sem complicar a leitura
  • Escreva apenas o necessário, não fique enchendo linguiça para ter textos grandes achando que eles terão prioridade nos resultados de busca, a prioridade é para textos de qualidade e isso pode ser alcançado com textos curtos também

Para fechar eu quero dar uma dica de ouro para você que vai muito além do SEO, que vai facilitar o seu processo de escrita e também ajudar na autenticidade.

Escreva como você fala

Escrever como você fala torna o processo de criação de conteúdo muito mais fluido e aumenta a autenticidade.

Permite a você colocar sua essência no conteúdo e transmiti-la de forma humanizada para o seu público, podendo inspirar, transformar e conectar cada vez mais o público com você e seu negócio.

Vou usar um exemplo que li em um livro durante minhas jornadas diárias de estudo para exemplificar a escrita da forma como falamos.

“Colóquio sonolento para gado bovino repousar.”

Ao ler uma única vez você sabe identificar o que essa frase quer dizer?

Essa é uma forma complexa e, pode se dizer ilegível dependendo do público, para Conversa para boi dormir.

Escrever como você fala torna a leitura agradável, e te permite usar técnicas de SEO da mesma forma como se criar conteúdo com uma linguagem mais complexa, caso o seu público seja mais culto e necessita dessa linguagem mais formal.

Espero que a partir desse conhecimento você possa seguir fazendo do SEO o seu aliado, e não um vilão, na criação conteúdos fáceis de serem consumidos pelo público, legíveis e acima de tudo com uma ótima estrutura de SEO para aparecer nas primeiras páginas.

Se você quiser mais dicas e informações sobre criação de conteúdo, acesse meu Instagram @jonathanlamim e me siga. Será um prazer compartilhar conhecimento e experiências com você.

Compartilhe

Jonathan Lamim

Jonathan Lamim

Designer de conteúdo especialista no desenvolvimento de sites, blogs, landing pages e lojas virtuais. Escritor e criador do blog Resenhas de Livros, onde compartilha seu ponto de vista sobre cada leitura realizada.

Deixe seu Comentário!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Anúncio

escolhas do editor

MAIS LIDAS

MAIS RECENTES

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x