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Sobre Ser Freelancer: Design, Marca e Marketing Pessoal

Por 29 de junho de 2017Freela e Startups
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Todo mundo já ouviu a expressão casa de ferreiro, espeto de pau“, não é mesmo? Esse ditado popular é muito conhecido e é usado quando queremos falar sobre uma pessoa que tem uma determinada habilidade ou talento, mas não o usa a seu favor. Em outras palavras: Para meus clientes eu faço o melhor, porém quando é para mim pode ser o mais ou menos. Será que isso funciona? Como meu cliente vê isso? E como cuidar do meu Design, Marca e Marketing Pessoal?

Eu poderia desmembrar o título deste artigo em 3 assuntos diferentes, entretanto ficaria menos entendível por se tratarem de temas tão conectados. Então, vamos falar de Design, Marca e Marketing Pessoal como uma coisa só e vamos entender como aplicar isso no dia a dia da melhor forma.

Primeiramente quero enfatizar o seguinte: É impossível vender seu produto, ideia ou serviço sem que necessariamente sua imagem também seja vendida. Seu cliente vai observar você, sua apresentação, sua postura, seu modo de falar, sua aparência e roupa que veste e alguns outros pontos que vamos tratar a seguir.

Um Designer sem Design?

Você pode ter tido uma excelente reunião, com uma perfeita abordagem e uma excepcional e persuasiva oratória de venda, mas se ao final, quando seu cliente te pedir o cartão de visitas, você responder algo como: “Hehe, acredita que faço isso praticamente todo dia para diversos clientes e ainda não fiz o meu?“. Qual será a imagem que possivelmente este cliente terá de você? Eu afirmo que vai ser uma frustração e tanto e o pior, vai minar a confiança que talvez você já tenha conquistado durante toda a reunião.

Se você vende design, deve ter um logo e um cartão de visitas que falam por si só. Claro que não podemos deixar de ressaltar a importância de um bom site/portfólio. Afinal, como um possível cliente que só tem o seu cartão visitas em mãos vai ter a oportunidade de conhecer seu trabalho?

Logotipo e Marca é a Mesma Coisa?

Uma boa marca pessoal vai muito além do seu nome ou um logo conceitual e bonito. É a somatória de todas as experiências que seus clientes têm e terão com você. Isso envolve a apresentação (como foi falado ali em cima), qualidade no seu atendimento, o profissionalismo que você tem ao elaborar e enviar uma proposta de serviços, o valor que você cobra por eles, seu compromisso com os prazos de entrega, dentre outros. Você, provavelmente, levará anos para construir uma boa e respeitada marca pessoal.

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Recapitulando: tenha um bom logotipo, um cartão de visitas excepcional, um completo portfólio, invista em boas roupas, leia e faça cursos sobre oratória e técnicas de venda, aprenda a atender bem, seja profissional em cada detalhe e por último:

Cuidado com o que você posta nas redes sociais! Elas têm o poder de alcançar um número inimaginável de pessoas. Sendo assim, se bem usadas, podem alavancar sua carreira e a construção da sua marca, mas também podem colocar tudo a perder. Você está sendo observado o tempo todo, então a regra é simples: só fale nas redes sociais aquilo que você teria coragem de dizer numa palestra, diante de milhares de pessoas. Nos dias de hoje é uma prática cada vez mais comum pesquisarmos sobre as pessoas nas redes sociais.

Mantenha sempre seus perfis completos e atualizados, tanto em questões educacionais como profissionais. Tenha além do Facebook, uma conta no Linkedin e no Behance. Use as redes sociais ao seu favor e se promova, sempre que possível. Postando seus últimos jobs e criando relacionamentos com clientes e outros profissionais da sua área. Isso vai fortalecer seu networking e ampliar sua visibilidade e seus conhecimentos.

Atribua cada vez mais valor a sua imagem, isso é Marketing Pessoal!

Ah! Tenha cuidado para não exagerar. Autopromoção demais pode caracterizar arrogância.

Boa sorte 🙂

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Fundador e colunista do Blog Design com Café e Cofundador da Azys Inovação. Publicitário com quase duas décadas de experiência em design gráfico, consultoria em marketing, comunicação e treinamentos. Experiência em branding, criação de produtos, UX e UI. Já empreendeu nas áreas de sites e sistemas, educação a distância e nutricosméticos.


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