Blog sobre design, criatividade e comunicação :)

Street Art, Mas Diferente

Por 16 de maio de 2017Inspiração
abertura olek
Próximo Post

Quando falamos de arte de rua, as primeiras coisas que vêm a cabeça (depois das polêmicas paredes cinzas de São Paulo) são os grafites lindos que deixam o mundo à nossa volta mais colorido. Já ouviu falar de Street Art?

Mas tem muitos artistas que conseguem fazer outros tipos de intervenções na cidade, que além de ocupar os espaços públicos, chamam a nossa atenção para pensarmos e analisarmos os lugares de outro jeito. Hoje vamos falar de Agata Oleksiak, mais conhecida como OLEK, uma polonesa que veste a cidade de forma brilhante com uma cartela de cores muito vasta e alegre através do crochê. OLEK surpreende sempre com suas intervenções, e apesar de hoje morar em Nova Iorque, já cobriu desde prédios a esculturas e pessoas em lugares como Alemanha, Turquia, Costa Rica, França, Itália, Estados Unidos e até aqui no Brasil entre outros.

Sua filosofia é que vida e arte não se separam e afirma que tudo que entra em seu espaço serve com inspiração para o crochê, e ainda provoca: “O que eu quero revelar? Você precisa puxar o fio até o fim para entender o que está por trás do crochê”.

Os assuntos que OLEK explora em sua arte são sexualidade, ideais feministas e a evolução da comunicação através das cores, exploração conceitual e detalhes meticulosos. Suas obras passeiam entre os limites da arte, da moda, do artesanato e da arte pública. Unir a tão antiga técnica do crochê ao agora do mundo público, é unir também a efemeridade do que nos ocorre diariamente, nossas esperanças e inspirações à efemeridade de suas próprias instalações.

Como em cada lugar que visita seu trabalho muda, OLEK quer fazer coisas novas e dividir, com a intenção também de movimentar a cultura e a economia dos locais que passa. Por exemplo, aqui no Brasil ao fazer o projeto de intervenção no Mercado Modelo em Salvador, contratou mulheres da região para ajudar a fazer os fuxicos (técnica que usa retalhos de tecidos) para transformar a escultura Fonte da Rampa do Mercado do artista Mario Cravo.

Veja algumas de suas obras e se deleite com as cores de OLEK!

Assista o vídeo OLEK em Salvador, Bahia.

No site dela você encontra vários vídeos muito divertidos de como são feitos os trabalhos dela 🙂

Fonte: http://oleknyc.com

Próximo Post
Gostou? Então nos ajude compartilhando :)

Cofundadora do blog, atua como designer há 10 anos e é graduada em Design Gráfico e em Design de Moda. Tem experiência com projetos de produção de moda, figurinismo, diagramação, criação de identidade visual, estamparia, criação de produtos, impressos e ilustração. É apaixonada por livros, por trabalhos manuais e por gatos.


E aí, o que achou? Deixe seu comentário.