Você já parou para pensar na relação que a sua marca pode fazer com o esporte? No ramo esportivo também é possível estabelecer um bom relacionamento com a marca, sendo benéfico para ambos, pois fortalece a imagem da empresa e incentiva a prática de esportes.
O marketing esportivo tem muita relação com a emoção das pessoas, pois são elas que gostam, amam ou até mesmo fanáticas por algum esporte ou atleta. A ideia é criar uma relação da marca com o esporte, de modo que influencie emocionalmente o público e consiga também atingir outros.
Muitas pessoas pensam que quando uma marca está associada ao esporte, ela é saudável e leve, conquistando o prestígio da população.
Como investir no marketing esportivo?
As ações que o marketing esportivo está envolvido são aquelas ligadas a clubes, atletas, eventos e ligas, que podem acontecer através de patrocínio, licenciamento, eventos esportivos e anúncios nos locais onde acontecem os jogos.
Através do patrocínio, a marca paga por uma cota do evento, no qual permite que ela tenha visibilidade em alguns materiais, por exemplo as lonas, banners, uniforme dos atletas.
Já o licenciamento, permite que a marca seja uma revendedora exclusiva de produtos de algum atleta ou time/clube, exemplo: licenciamento para comercializar os produtos da Copa do Mundo.
Fique ligado!
Explorar as mídias online e offline para divulgar a parceria é muito interessante, visto a visibilidade.
Citarei alguns exemplos de marcas que apoiam o esporte para que você possa se inspirar:
1- Nescau
Em uma ação usou a imagem de ídolos do esporte nas latas e em outra trocou o nome da marca nas embalagens por palavras de incentivo relacionadas ao esporte.
2- Banco do Brasil
Investe em circuitos de corrida de rua em várias capitais do Brasil e é patrocinador oficial do voleibol brasileiro de quadra e de alguns eventos do vôlei de praia.
3- RedBull
Comprou a equipe de corridas da Jaguar F1. Associa a marca a velocidade, coragem e aventura.
Aproveito, e destaco algumas tendências que já estão em ação: Realidade virtual; Programa sócio-torcedor; Mulheres no esportes; Influenciadores digitais. Busque explorar essas tendências quando associar a sua marca ao esporte.
Não se esqueça: o relacionamento com o esporte é uma boa forma de engajar o seu público, tornar a sua marca conhecida para outros e dialogar com todos!
Espero que tenha gostado de ler um pouco mais sobre marketing esportivo. Qualquer dúvida pode comentar.
Até a próxima publicação! :*