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10 fatos que comprovam as tendências para logo design em 2020

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A gente vê muito essa coisa de tendências para logo design por aí na internet. Entra ano e sai ano, tem sempre conteúdos novos falando da previsão do que será aplicado nos designs de marcas. Dessa vez eu resolvi fazer diferente: vamos analisar o que grandes marcas fizeram do ano passado pra cá para entender, através dos fatos, por qual caminho essa tal tendência está indo.

No ano passado eu publiquei aqui neste mesmíssimo blog, um artigo sobre as grandes tendências para logo design em 2019 e o fato é: se eu fosse criar um artigo com o mesmo propósito para este ano, muita coisa seria igual. Até porque as tendências não variam tanto assim, em tão pouco tempo e muitas delas são especulações.

Outro fato interessante é: Eu estou no mercado ha quase duas décadas e não me lembro de um movimento tão constante de grandes marcas refazendo seus logos, como temos visto ultimamente. A cada mês nos deparamos com notícias de uma ou duas empresas famosas que apresentaram uma nova identidade visual e, tecnicamente, elas estão seguindo as mesmas tendências para logo design. Vamos conferir algumas que eu separei para analisarmos.

Pepsi – Março de 2019

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A elipse deixou de fazer parte da identidade visual da Pepsi e o sorriso, chamado de “The Smile”, ficou mais evidenciado e abaixo da assinatura. A tipografia ganhou mais corpo, perdendo o leve detalhe curvo na letra “e” e as cores se mantiveram no azul e vermelho.

Decolar – Março de 2019

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A Decolar removeu o aviãozinho que remetia a viagens e aplicou um efeito de movimento na letra D. Além disso a tipografia abandonou os detalhes rebuscados, ficando mais reta.

As cores se reduziram ao lilás com variação de tom – Curiosidade que essa cor é obtida da mistura do azul e do vermelho.

Discovery Channel – Abril de 2019

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A Discovery Channel, em meados do ano passado, apresentou um logotipo alterando drasticamente a proporção do globo terrestre, deixando de ser a “estrela” em cena, para se tornar um detalhe dentro da tipografia. 

Outro ponto que marcou foi que esse mesmo globo, antes ultrarealista, foi desenhado pra ser flat e monocromático. Detalhe que a Discovery fez questão de espremer praticamente, todos os continentes numa única face do planeta, acredito que para agradar todo mundo.

Volkswagen – Maio de 2019

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Uma das mais populares marcas de carros do mundo, a Volkswagen, apresentou seu famoso monograma “VW”, um pouco mais fino, sem o fundo degradê e, principalmente, abandonou de vez o efeito tridimensional do escudo.

OLX – Maio de 2019

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A OLX não fez uma mudança muito radical no seu logotipo. Ela removeu o contorno elíptico em volta do nome, deixou a tipografia mais reta e mais uniforme e, apesar de manter as cores originais, deixou-as com uma tonalidade um tanto quanto mais viva e vibrante.

Android – Agosto de 2019

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O simpático robozinho continua em cena, porém com parte do seu corpo escondido e a tipografia ficou mais legível e menos “cibernética”. Além disso o tom de verde do robô ficou mais suave, enquanto o texto escureceu para o preto. 

Cielo – Setembro de 2019

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A gigante dos serviços financeiros, famosa por sua maquininha de cartão, apresentou um logotipo com uma tipografia mais fina e mais arredondada, abandonando os cortes secos e as quinas. Nas cores a gente percebe uma composição mais suave, com menos contraste.

Warner Bros – Novembro de 2019

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O famoso escudo com a iniciais “WB” da Warner Bros, apareceu num novo visual, mais limpo e sem os efeitos tridimensionais e os degradês metalizados que faziam parte de sua identidade desde 1993. A cor predominante ficou sendo o azul, num tom mais vivo que o atual.

A marca manteve uma versão com um leve sombreado nas bordas e um discreto degradê no fundo azul para usos específicos, na tentativa de não abandonar de vez a herança tridimensional.

Peixe Urbano – Janeiro de 2020

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O Peixe Urbano, um dos maiores sites/apps de compras coletivas, fez uma mudança drástica no seu logo, tirando o tão conhecido peixinho de cena e deixando-o um pouco mais abstrato na inicial “p” de seu nome.

O azul escuro deixou de fazer parte da composição e a tipografia ganhou um novo estilo, mais fina e mais uniforme. 

Existem outros elementos presentes nesse logotipo, mas não vou me prender a falar do conceito todo – se tiver curiosidade eu aconselho dar uma “googlada“, é bem interessante.

BMW – Março de 2020

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Ta aí uma mudança que deu o que falar. A marca alemã de carros esportivos de luxo deu um exemplo de ousadia quando mostrou seu novo escudo. Abandonando totalmente o degradê abaulado e o fundo preto. A tipografia se manteve e as cores azul e branco se mantiveram.

Se você acha que ficou sem graça, pesquisa aí como ela ficou aplicada no carro.

Para onde todo mundo está indo nessa tal onda de tendências para logo design?

E aí, podemos identificar alguma tendências para logo design que essas grandes marcas optaram em seguir? É possível notar semelhanças de objetivos nessas mudanças? Claro que sim!!

Se observar, todo mundo fez mudanças removendo ou reduzindo detalhes, cores e efeitos. A grande tendência é e vai continuar sendo simplificar, simplificar, simplificar e em casos mais radicais, o minimalismo.

Ha pouca semanas eu vi um comentário em uma dessas notícias, especificamente quando a BMW apresentou seu novo logotipo. O comentário era: “pronto, mais uma vítima do minimalismo“.

O fato é que existe uma linha muito tênue entre o design simples e o design simplório e o minimalismo é um cara que está nessa linha, tentando se equilibrar com um pé só.

Claro que é uma missão muito mais difícil para um designer, conceber um design simples/minimalista e causar o impacto necessário, mas a grande verdade é que o MENOS vai continuar sendo MAIS por longos anos ainda, e se você quer criar algo que perdure por mais tempo, siga essa linha sem medo de errar.

Espero que esse bate-papo sobre tendências para logo design tenha sido enriquecedor pra você. Até o próximo artigo 🙂

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Jaider Morais

Jaider Morais

Fundador e colunista do Blog, atuo como Namer e Designer, que há 22 anos apoia e empodera empreendedores a ressignificarem suas marcas, tendo trabalhado em importantes projetos nacionais e internacionais, alcançando outros quatro continentes. Além disso, já empreendi como co-founder de aceleradora de startups, de estúdio de desenvolvimento web, plataforma de educação online e marca de HPPC

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