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Todo negócio precisa de uma identidade visual completa

Por 14 de agosto de 2019Design
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Todo negócio precisa de uma identidade visual completa. Essa é uma máxima que é relativamente óbvia. Ora, se você não sabe qual é a identidade do seu negócio, quem vai saber?

Outro dia me peguei pensando em uma coisa: por que todo negócio precisa de uma identidade visual completa? Bom, como você leitor dos meus artigos já sabe, eu gosto de começar do começo para que possamos entender o que é exatamente uma identidade visual.

A nossa identidade enquanto ser humano é, no caso do Brasil, o nosso RG. É um documento oficial de identificação que possui sua imagem, sua assinatura, seus dados de parentesco e nascimento. Mesmo que tenhamos vários casos de homônimos, a junção de todas as informações torna você, através deste documento, uma pessoa única.

Podemos assim fazer uma analogia também com o seu negócio. Pensa comigo, o que torna a sua empresa única?

A princípio, uma identidade é a marca do seu negócio ou produto. Seu negócio precisa ter uma marca que seja facilmente identificada por todos aqueles que entram em contato com ela e, principalmente, por seu público alvo. Afinal, uma boa imagem diz mais que mil palavras.

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Particularmente, o que acho mais complicado em um trabalho de comunicação é o Naming. Ou seja, escolher o nome da empresa. Batizar a empresa do seu cliente não é uma tarefa fácil, mas com um estudo mais aprofundado, com pesquisa e uma boa defesa, consegui acertar em todas as vezes em que fui solicitado para isso. Mas, este não é o caso aqui. Você já tem o nome da empresa e agora chegou o momento de dar uma cara para ela.

O que é uma identidade visual?

Para uma explicação mais técnica podemos dizer que identidade visual é a construção de elementos gráficos formando um conjunto visual que mostra quem e o que é o negócio solicitado. Podemos utilizar para um negócio, uma corporação ou um produtos. Com o crescimento dos empreendedores individuais e das pessoas que optam por trabalhar como PJ (pessoa jurídica), pessoas cada vez mais estão buscando por uma identidade visual consistente.

Além dos elementos gráficos que com a marca constituem uma boa identidade visual, uma bem pensada escolha de fontes e uma bela paleta de cores é fundamental para a fixação da marca na mente do consumidor. Claro, é preciso também investir em publicidade e em um material de comunicação atraente e eficiente para que a sua identidade visual seja conhecida.

Muitas marcas mundiais trabalham nisso de uma forma monumental e são rapidamente lembradas quando suas cores são mostradas sem mesmo o seu desenho.

Aqui, separei alguns exemplos de cores que fazem parte da identidade visual de grandes marcas:

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Várias outras empresas globais também adotam esta estratégia como forma de fidelizar seus clientes e fixar a sua marca. Nos casos citados acima, podemos destacar o famoso vermelho da Ferrari e o Azul da Tiffany & Co. onde, segundo a lenda, este tom de azul foi criado especialmente para a marca. Bela estratégia, não?! Com isso, onde essa cor é vista e onde tem algum outro tom de cor que se assemelha, inevitavelmente a marca será lembrada.

Os materiais de comunicação que compõem uma identidade visual completa são inúmeros. Mas, destacamos aqui alguns elementos principais e que precisam estar dentro do seu planejamento para que sejam unificados dentro de uma identidade:

Logotipo que comunique de forma eficiente com o seu público:

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Escolha uma paleta de cores coerente:

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Manual de identidade visual com a defesa da marca e sua usabilidade

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Materiais de divulgação que conversam entre si

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Mídias sociais e plataforma online

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Um case muito bacana de identidade visual é da Starbucks Coffee.

A Starbucks é uma das maiores cafeterias do mundo, presente em mais de 60 países e com mais de 20 mil lojas. Em todas as suas unidades, a sua marca tem presença forte. Abaixo, vemos a evolução de sua identidade visual:

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Um ponto marcante da marca, além do seu atendimento despojado e próximo do cliente, é o fato de anotarem o nome dos seus clientes em seus pedidos, principalmente em seus copos descartáveis que também são um clássico muitas vezes copiados por outras empresas.

O trabalho de identidade visual da Starbucks é tão marcante que hoje qualquer copo branco com uma marca circular verde é imediatamente identificado como um produto deles, mesmo que não seja.

Aqui mesmo no Blog Design com Café você encontra um artigo muito bacana com uma quantidade incrível de Manuais de Identidade Visual para que você possa usar como referencia para os seus próximos projetos.

Se você quer se destacar no mercado, precisa dar uma super atenção a sua identidade visual. No mercado cada vez mais competitivo em que nos encontramos, quanto mais você tiver elementos que te identificam, melhor. Com isso você aumenta a proximidade com o seu cliente, se destaca entre a concorrência. Em resumo, nada melhor do que ter sua marca imediatamente lembrada. E, se posso concluir com uma dica, contrate um profissional capacitado para cuidar da sua marca. Ela é o bem mais precioso da sua empresa.

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Cofundador do blog, é publicitário, radialista e ilustrador. Atua na área de comunicação há 19 anos. Além de trabalhos em agências de publicidade, também atuou em marketing político nas maiores campanhas do ES. Tem trabalhos dentro e fora do Estado, inclusive, Austrália, EUA e Canadá. É um eterno amante de boa música, café e um bom bate papo.


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