Toda marca tem um valor. Se é baixo ou alto, vai depender o trabalho de Branding por trás dela. Mas o essencial é demonstrar em poucos traços o que seu cliente quer dizer.
Umas das maiores dúvidas na hora de construir um logotipo (sim amigos. Esse é o termo correto, mas fica para uma outra discussão) é conseguir demonstrar dentro de alguns traços tudo o que a empresa ou seu cliente quer passar para quem o vê. O logotipo é o desenho da marca de qualquer empresa ou ramo de atividade. Existem clientes que pedem um logotipo pessoal. Ele precisa estar em sintonia com o que se pretende mostrar ou vender. É bom que seja simples, com um bom visual, cores que traduzam seu siginficado também. Ele precisa ter uma boa leitura. Deve ser atraente. Daí vem a pergunta. Como conseguir mostrar tudo isso em uma marca?
É preciso que você tenha em mente para quem você está construindo o logotipo. Você tem que conhecer bem o seu cliente e o mercado o qual ele está inserido. Criar um bom logotipo vai além dos seus dotes artísticos. Veja algumas dicas para a construção de um logotipo:
- Conheça seu cliente e pergunte como ele gostaria de ser visto através de seu logotipo;
- Faça uma arte atemporal. Fora de modismos. Do contrário, o logotipo envelhecerá mais rápido;
- Coloque nele cores que traduzam, ou seja, se quer algo quente use vermelho, laranja. Cores mais pastéis acalmam;
- Menos é sempre mais. Menos cores e menos complexidade dos traços facilitam a visualização e aplicações.
- No momento da criação, lembre-se de que ele será reduzido ou aplicado em material mais complexos como plásticos, madeira ou bordados. Quanto mais detalhes, maior será a dificuldade na aplicação.
- Entenda a importância das cores e suas aplicações em CMYK, RGB, Pantone. Dependendo da cor escolhida, ela varia de tom na produção dos materiais;
- Desenvolva o Manual da Marca com todas as suas normas essenciais para a utilização visual do logotipo e suas variações;
- Informe ao seu cliente a importância do registro da marca junto aos órgãos competentes.
O manual da aplicação uma peça de grande importância quando você for fechar um trabalho de logotipo com o cliente. Do que adianta apenas criar um logotipo se o cliente não tem em mãos o porquê dele existir. O manual serve como um guia descritivo do DNA da marca. Nele você explica como chegou na construção, o que chamamos de defesa da marca. Além disso, você explica a utilização das cores, construção, aplicações e o que não se deve fazer.
Acima, vemos o trabalho da blue red (http://bluered.com.br)
Logomarca x Logotipo
Nós, brasileiros, temos a mania de “abrasileirar” os termos. Logotype, virou logotipo, que virou logomarca.
Usamos muito o termo logomarca no coloquial para falarmos de forma informal. Mas, tecnicamente, este termo não existe. Vamos lá:
Logotipo, ou apenas logo, é a forma personalizada de escrever ou desenhar um determinado nome. Temos os exemplos das marcas Dell, Google e Coca-Cola, que são os nomes desenhados.
Símbolo é o sinal gráfico (ícone ou signo) que acompanha alguns logotipos. O balão do Corel Draw, as tarjas da Adidas, a concha da Shell, por exemplo, são símbolos.
O logotipo ou o conjunto equilibrado e harmonioso (pelo menos deveria ser…) de um logotipo e um símbolo pode também ser chamado de assinatura. O termo marca, embora seja também utilizada para se referir à representação simbólica de uma empresa (logotipo ou assinatura), pode ser considerada também como a soma de todos os atributos tangíveis e intangíveis de uma empresa, produto ou pessoa, sintetizada num elemento gráfico.