A relação entre assessoria de imprensa e gestão de crise

assessoria de imprensa blog design com cafe
Brunella Rizo

Brunella Rizo

Capixaba, publicitária e pós-graduanda em Comunicação e Marketing Digital. Tenho experiência na área de atendimento, planejamento, execução de eventos e gerenciamento de mídias sociais. Atualmente, sou coordenadora da equipe de atendimento publicitário na agência Resultate.

A construção de uma imagem e posicionamento no mercado também está relacionada a uma das funções da assessoria de imprensa. Esse trabalho auxilia no fluxo de informações entre as fontes de comunicação e imprensa. É muito importante que essa tarefa seja exercida por profissionais especializados e com experiência na área ou curso superior em jornalismo.

Poucos anos atrás o serviço de assessoria de imprensa era muito mais voltado para os meios de comunicação offline, como jornais, revistas, rádio e televisão. Mas agora ele também está se abrangendo para os meios digitais, como as redes sociais, portais de notícias online e sites das empresas. 

O assessor de imprensa, que agora também é digital, tem que se comunicar com blogueiros, influenciadores da web e com o próprio consumidor, pois estão se fazendo cada vez mais presentes no meio online. É por isso que o profissional deve dominar as novas formas de comunicação, sendo cada vez mais rápido, estratégico e tático na hora de comunicar. 

Como o assessor deve relacionar o offline e digital? 

Os meios digitais fazem com que as notícias disseminem de maneira muito mais rápida e abrangente. Por isso, quando um artigo é publicado em um jornal impresso, ele também deve ser divulgado numa rede social, como Twitter (link direcionando), Facebook e blog ou site institucional da empresa. Junto também podem ser explorado os podcasts, releases em forma de áudio e salas de imprensa online, que são formas de ampliar os horizontes da comunicação e deixar o público munido de informação em todas as redes em que ele se faz presente. 

Além de estar presente nos principais meios de comunicação offline e online, é necessário saber gerir as informações que neles são disseminadas e manter um bom relacionamento com o público, monitorando as respostas e respondendo de forma ágil e coerente.

Saber como divulgar o conteúdo de forma que ele seja relevante nas ferramentas de busca é muito importante! Monitore os conteúdos e palavras-chaves mais relevantes para que você possa usar, é interessante que as palavras-chave do título e do corpo do texto que sejam interessantes ao público quando ele faz a busca pelo conteúdo.

O papel fundamental da assessoria de imprensa para a gestão da crise 

Em meio a pessoas que estão mais críticas, engajadas e ativas nos meios de comunicação, principalmente o digital, é necessário redobrar a atenção. E quando relacionamos com crise, que não tem hora nem dia exatos para começar, é importante saber lidar com ela e ser ágil. 

Existem empresas que ainda não possuem um setor ou terceirizada que cuida de sua assessoria de imprensa, o que deixa a sua comunicação exposta antes, durante e após uma crise. No Brasil não existe uma cultura de prevenção de crise e muitas empresas esquecem de relacionar com o público, achando que só deve comunicar a imprensa. 

Não é assessor que vai gerenciar uma crise, é necessário um comitê ou gerente específico. O assessor tem o papel de comunicador, pois uma boa comunicação pode ajudar a amenizar a crise, sendo um dos pilares mais importantes durante o gerenciamento. 

Dicas para agir diante de uma crise

1 – É importante que no momento da crise o assessor colha as informações da mais maneira mais verdadeira e rápida possível para comunicar ao público de forma realista e assim transmitir mais credibilidade.

2 – Reconhecer o problema, a empresa não deve fingir que nada aconteceu, pois isso acaba gerando mais burburinho. 

3 – Direcione a comunicação para o público certo, sociedade, clientes, funcionários, imprensa. É necessário direcionar a mensagem para cada audiência de forma que ela não seja distorcida. 

4 – Faça um pente fino nas ações de publicidades, e-mails marketing, promoções ativas no momento para não se mostrar insensível perante ao ocorrido e ser mal interpretado pelo cliente. 

Deixo aqui uma última dica que é a leitura do Manual de Gestão de Crise e Imagem, é um material pequeno com ensinamentos muito válidos sobre gerenciamento. #ficaadica

Existem casos diversos de gerenciamento de crise que não foram muito bem sucedidas, como o rompimento da barragem em Bento Rodrigues, Mariana (MG), mas em contrapartida tem o case “Portas Abertas no Brasil” do Mc Donalds que foi bem sucedido.

Conhece algum case e gostaria de compartilhar? Fique a vontade, vou adorar!

E se tiver qualquer dúvida deixe seu comentário.

Obrigada, até a próxima! 🙂

* A inspiração para escrever esse conteúdo veio a partir das aulas que tive de Assessoria de Comunicação e Media Training, durante o meu MBA, ministradas pela professora Mirela Adams (diretora executiva da agência Pulso Comunicação).

Assuntos abordados

Notion Master Backoffice Template

escolhas do editor

MAIS LIDAS

MAIS RECENTES

Deixe seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Links Patrocinados

0
Would love your thoughts, please comment.x