A construção de uma imagem e posicionamento no mercado também está relacionada a uma das funções da assessoria de imprensa. Esse trabalho auxilia no fluxo de informações entre as fontes de comunicação e imprensa. É muito importante que essa tarefa seja exercida por profissionais especializados e com experiência na área ou curso superior em jornalismo.
Poucos anos atrás o serviço de assessoria de imprensa era muito mais voltado para os meios de comunicação offline, como jornais, revistas, rádio e televisão. Mas agora ele também está se abrangendo para os meios digitais, como as redes sociais, portais de notícias online e sites das empresas.
O assessor de imprensa, que agora também é digital, tem que se comunicar com blogueiros, influenciadores da web e com o próprio consumidor, pois estão se fazendo cada vez mais presentes no meio online. É por isso que o profissional deve dominar as novas formas de comunicação, sendo cada vez mais rápido, estratégico e tático na hora de comunicar.
Como o assessor deve relacionar o offline e digital?
Os meios digitais fazem com que as notícias disseminem de maneira muito mais rápida e abrangente. Por isso, quando um artigo é publicado em um jornal impresso, ele também deve ser divulgado numa rede social, como Twitter (link direcionando), Facebook e blog ou site institucional da empresa. Junto também podem ser explorado os podcasts, releases em forma de áudio e salas de imprensa online, que são formas de ampliar os horizontes da comunicação e deixar o público munido de informação em todas as redes em que ele se faz presente.
Além de estar presente nos principais meios de comunicação offline e online, é necessário saber gerir as informações que neles são disseminadas e manter um bom relacionamento com o público, monitorando as respostas e respondendo de forma ágil e coerente.
Saber como divulgar o conteúdo de forma que ele seja relevante nas ferramentas de busca é muito importante! Monitore os conteúdos e palavras-chaves mais relevantes para que você possa usar, é interessante que as palavras-chave do título e do corpo do texto que sejam interessantes ao público quando ele faz a busca pelo conteúdo.
O papel fundamental da assessoria de imprensa para a gestão da crise
Em meio a pessoas que estão mais críticas, engajadas e ativas nos meios de comunicação, principalmente o digital, é necessário redobrar a atenção. E quando relacionamos com crise, que não tem hora nem dia exatos para começar, é importante saber lidar com ela e ser ágil.
Existem empresas que ainda não possuem um setor ou terceirizada que cuida de sua assessoria de imprensa, o que deixa a sua comunicação exposta antes, durante e após uma crise. No Brasil não existe uma cultura de prevenção de crise e muitas empresas esquecem de relacionar com o público, achando que só deve comunicar a imprensa.
Não é assessor que vai gerenciar uma crise, é necessário um comitê ou gerente específico. O assessor tem o papel de comunicador, pois uma boa comunicação pode ajudar a amenizar a crise, sendo um dos pilares mais importantes durante o gerenciamento.
Dicas para agir diante de uma crise
1 – É importante que no momento da crise o assessor colha as informações da mais maneira mais verdadeira e rápida possível para comunicar ao público de forma realista e assim transmitir mais credibilidade.
2 – Reconhecer o problema, a empresa não deve fingir que nada aconteceu, pois isso acaba gerando mais burburinho.
3 – Direcione a comunicação para o público certo, sociedade, clientes, funcionários, imprensa. É necessário direcionar a mensagem para cada audiência de forma que ela não seja distorcida.
4 – Faça um pente fino nas ações de publicidades, e-mails marketing, promoções ativas no momento para não se mostrar insensível perante ao ocorrido e ser mal interpretado pelo cliente.
Deixo aqui uma última dica que é a leitura do Manual de Gestão de Crise e Imagem, é um material pequeno com ensinamentos muito válidos sobre gerenciamento. #ficaadica
Existem casos diversos de gerenciamento de crise que não foram muito bem sucedidas, como o rompimento da barragem em Bento Rodrigues, Mariana (MG), mas em contrapartida tem o case “Portas Abertas no Brasil” do Mc Donalds que foi bem sucedido.
Conhece algum case e gostaria de compartilhar? Fique a vontade, vou adorar!
E se tiver qualquer dúvida deixe seu comentário.
Obrigada, até a próxima! 🙂
* A inspiração para escrever esse conteúdo veio a partir das aulas que tive de Assessoria de Comunicação e Media Training, durante o meu MBA, ministradas pela professora Mirela Adams (diretora executiva da agência Pulso Comunicação).