Publicidade

Autossabotagem: como identificar e eliminar em 5 passos

Autossabotagem: como identificar e eliminar em 5 passos

Compartilhe

A autossabotagem destrói silenciosamente o seu potencial criativo e impede você de evoluir pessoal e profissionalmente.

Autossabotagem são ações inconscientes – e até conscientes – que um indivíduo pratica de modo a fazer com que os resultados desejados não sejam alcançados.

Os indivíduos mais afetados pela autossabotagem são aqueles que têm medo de correr riscos e assumir novas responsabilidades. Sendo assim, é possível até dizer que possuem medo do sucesso, uma vez que o sucesso traz consigo novas responsabilidades.

O ato de se autossabotar pode estar diretamente ligado ao conjunto de crenças que a pessoa construiu ao longo da vida. E duas crenças muito comuns em boa parte das pessoas são:

  • crença de capacidade: “não sou capaz de fazer isso/não tenho o conhecimento necessário/não consigo evoluir”
  • crença de merecimento: “não mereço um bom emprego/não mereço ser promovido/não mereço bons clientes”

Esses são apenas 2 tipos de crenças limitantes que impedem qualquer pessoa de se realizar e alcançar o sucesso.

Por conta dessas e outras crenças, as pessoas desistem facilmente de oportunidades sem sentir nenhuma culpa, uma vez que permanecem em sua zona da conforto, e para elas, esse é o lugar mais seguro do mundo.

Sinais de autossabotagem

O psicanalista Sigmund Freud escreveu em 1916 um artigo que teve grande repercussão no mundo científico que tinha como título “Os que fracassam no triunfo”, e nesse artigo ele fala sobre os tratamentos que fazia com pessoas que tinham medo de alcançar a satisfação, a realização, o sucesso e ficavam aliviadas quando suas ações não davam certo.

Se autossabotar é encontrar um novo caminho para não ser feliz. E se você não quiser trilhar esse caminho, estar atento aos sinais a seguir fará toda a diferença.

#1 – Paralisar pelo medo de errar

Quantas vezes você já deixou de realizar algo por ter ficado com medo de errar?

O medo é um dos maiores sabotadores que existem, mas fique tranquilo, você pode vencer o medo.

Ter medo é bom e é importante, mas a partir do momento que esse medo começa a influenciar de maneira negativa na sua vida, é o momento de reavaliar o que está fazendo e buscar ajuda para vencer o medo.

#2 – Deixar tudo para última hora

Deixar tudo para última hora, ou simplesmente procrastinar, é um dos sabotadores mais vistos por aí.

“Amanhã eu faço”, “Agora não, mais tarde”, entre outras frases são muito utilizadas por procrastinadores.

A procrastinação é um autossabotador da sua produtividade e da sua performance, e a consequência dessa autossabotagem é te afastar do seu objetivo e gerar estresse por ter muita coisa pra fazer quando o prazo está terminando.

#3 – Querer agradar demais aos outros

Você está mais preocupado em agradar aos outros ou a si mesmo?

Pode não parecer mas o fato de realizar para agradar mais aos outros do que a si mesmo é um sabotador interno.

Por mais que algumas vezes seja importante agradar as pessoas, no caminho para a realização pessoal e profissional o foco deve estar em agradar a si mesmo.

Agrade aos outros, mas mantenha os limites para que esses “agrados” não se tornem sabotadores.

#4 – Achar que deve dar conta de tudo sozinho

Quantas tarefas você delegou hoje desde a hora que levantou até esse exato momento?

Não delegar tarefas pode representar várias coisas, como por exemplo: manter o controle de tudo, manter o padrão de execução, garantir que os resultados sejam os melhores.

Mas nada disso vai mudar o fato de que ao assumir o controle de tudo sozinho é uma maneira de se sabotar.

Se você não delega, em algum momento vai utilizar a frase: “Não consegui os resultados desejados porque não do conta de fazer tudo sozinho”.

A não ser que você viva isolado em uma ilha deserta, sem acesso à internet e qualquer outro tipo de comunicação, você pode delegar tarefas e vencer esse sabotador.

#5 – Não acreditar em si

Se você não acreditar em si, quem acreditará?

Você é o responsável pelas suas realizações, logo, se você não acredita que é capaz de realizar tudo o que sonhar, está se sabotando.

Ninguém conhece você melhor do que você mesmo – ou pelo menos deveria se conhecer – e isso é de grande importância para alcançar as realizações pessoais e profissionais e vencer o sabotador interno.

Autossabotagem - Alice no país das maravilhas
“Se você não sabe para aonde ir, então qualquer caminho serve.”

5 passos para eliminar a autossabotagem

Vencer a autossabotagem é algo que só depende de você. E para te ajudar, veja 5 passos para aplicação diária em sua vida que podem contribuir para a eliminação dos sabotadores.

1) Elimine frases negativas e limitantes

Um dos principais sabotadores da realização e do sucesso é o uso de frases negativas e limitantes.

Frases negativas e limitantes são aquelas que logo após serem ditas – ou apenas pensadas – já instalam no cérebro uma limitação que impede a ação em direção ao resultado desejado.

Fique atento à sua comunicação interna e externa e identifique essas frases negativas e limitantes. Substitua cada uma delas por frases que te façam sentir mais capaz. Frases mais positivas e inspiradoras.

2) Determine metas e realize planejamentos para alcança-las

Se você já assistiu ao filme Alice no País das Maravilhas então deve se lembrar do diálogo entre Alice e o gato:

“Se você não sabe para aonde ir, então qualquer caminho serve.”

Ou seja, se você não estabelecer suas metas e criar um plano de ação para alcançar cada uma, a realização e o sucesso ficarão cada vez mais distantes.

3) Mantenha o foco, a disciplina e a determinação

Foco, disciplina e determinação são 3 ingredientes indispensáveis na vida de quem quer ser um realizador e alcançar o sucesso.

De nada adianta você ser uma pessoa positiva, que venceu suas crenças limitantes, que construiu um planejamento bem estruturado, se você não mantiver o foco nele, a disciplina para realizar todas as ações do planejamento dentro do prazo e a determinação para enfrentar os desafios que aparecerão ao longo do caminho.

4) Aja

Agir é a palavra-chave para quem deseja realizar seus sonhos e alcançar o sucesso.

Como dizem as leis da física “toda ação produz uma reação” ou seja, se você quer alcançar resultados diferentes, precisa agir diferente.

Não adianta ficar parado achando que o plano de ação vai ser concluído apenas com a força do pensamento. Se coloque em movimento para que os autossabotadores fiquem cada vez mais distantes de você.

5) Celebre suas conquistas

Ao aplicar os 4 passos anteriores, pode ter certeza de que uma coisa vai acontecer: VOCÊ ALCANÇARÁ RESULTADOS DIFERENTES!

E quando alcançar esses resultados diferentes não se esqueça de celebrar, afinal de contas, conquistas devem ser celebradas sempre.

Não importa onde, como ou com quem, CELEBRE todas as suas conquistas, sejam elas grandes ou pequenas. Conquistas celebradas se tornam combustível para seguir em busca de novas conquistas.

O que você já deixou de fazer por se sentir incapaz e hoje vê que poderia ter feito?

Compartilhe conosco nos comentários!

Compartilhe

Redação DCC

Redação DCC

Blog sobre design, criatividade, comunicação e empreendedorismo..

Deixe seu Comentário!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Publicidade

escolhas do editor

MAIS LIDAS

MAIS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS

0
Would love your thoughts, please comment.x