Blog sobre design, criatividade e comunicação :)

Porque eu devo descansar para produzir mais.

Por 13 de novembro de 2018Dicas e Tutoriais
descansar-para-produzir-mais
Próximo Post
Post Anterior

Como parte de uma sociedade judaico-cristã, o brasileiro nasceu acostumado com a ideia de tirar pelo menos o domingo pra descansar. É um mandamento pros que crêem, afinal de contas “Seis dias farás os teus trabalhos, mas ao sétimo dia descansarás(…)”. E hoje eu vim te mostrar como o princípio do descanso é divino também pra vida profissional e que descansar pra produzir mais é uma necessidade na nossa geração 24/7.

Com o passar dos anos, especialmente no nosso ramo de atividade, trabalhar incansavelmente recebendo pizza como pagamento por longas jornadas virou norma e não exceção. Seja como freela, como empreendedor ou profissional contratado de agências de comunicação e marketing, a hora-extra, o dormir 4 horas por noite, as veias alimentadas por café e o Whatsapp sempre online são aplaudidas e reverenciadas como o sumo sacrifício por uma carreira e uma conta bancária honráveis. Mas a que custo?

Fisiologicamente falando, a falta de descanso adequado já foi relacionada a maus hábitos alimentares, obesidade, diabetes, transtornos mentais como depressão e ansiedade, limitação cognitiva, stress, dores no corpo, baixa no sistema imunológico, hipertensão e por aí vai.
Mas a gente tá acostumado a ver todos esses avisos sobre maus hábitos e seus impactos na nossa saúde, e no nosso futuro. Por causa disso, acredito eu, a eficácia não é tanta. Não é à toa que eu conheço mais fumantes com a minha idade do que com a idade dos meus pais. A gente ignora o que tá muito longe de acontecer e se convence de que “comigo nunca”. E já que é assim, beleza, vou pegar no lado que dói (de novo): o bolso!

Pra quem é dono do próprio negócio é sempre mais medonho

Eu decidi colocar em primeiro lugar pra ver se o susto muda o comportamento dos que tão no topo da cadeia alimentar. Se liga nessa informação da Época Negócios sobre funcionários que não descansam o suficiente e os prejuízos que se seguem pra empresa e pra economia de um país:

“De acordo com o Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos, aproximadamente um terço dos adultos no país não dorme as sete horas de sono recomendadas por noite. Isso causa um prejuízo de US$ 411 bilhões por ano para o Estados Unidos devido à perda de produtividade, segundo um estudo da Randy Corp, um think tank sem fins lucrativos. Isso equivale a 1,2 milhão de dias perdidos por ano.”

Cê tem noção do que é isso?! Cê tem noção do que significa esse monte de zero na conta?! Eu não consigo nem fantasiar o montante de dinheiro que deixou de ser produzido porque o simples hábito de descansar não tem sido praticado nem apoiado como deveria.

Em um nível mais pessoal, o tal bloqueio criativo

Como um bando de profissionais de criação que somos, o bloqueio criativo é basicamente o resumo dos nossos pesadelos. Já que a criatividade é a comida que alimenta nossos cérebros pensantes – e nossos bolsos quase sempre vazios – ter um dia de bloqueio criativo é fonte de desespero. Os clientes se acumulam, os projetos se empilham, os prazos batem na porta e a solução não vem nem a porrete! Nosso foco vai pro espaço e qualquer coisa que passa por perto tira nossa atenção da nossa prioridade.

descansar para produzir mais-cocodecoelho

Mas com tudo acumulando e nada saindo do papel, como é possível conseguir descansar para produzir mais?

Primeiro, você precisa aprender quando parar. Alguns estudos encontraram resultados muito interessantes sugerindo que se você pára um processo sabendo o qual é o próximo passo a tomar, no dia seguinte seu cérebro recomeça exatamente do ponto onde parou. A vantagem é que sua mente vai estar mais fresca e com ideias que seu cérebro processou sem que você percebesse durante o que a gente chama de ócio criativo. Por exemplo, se você estiver desenhando um flyer, pare pra descansar na metade, faça outras atividades e retome o processo como se nada tivesse acontecido no próximo dia de trabalho.

Começar a construir e manter uma rotina matinal é outro ponto positivo.
Eu sei que às vezes é complicado, principalmente se você tá acostumado ir pra cama super tarde e sente que seu cérebro funciona melhor à noite, que nem eu. Mas existe um motivo biológico pra isso: é o tal do ritmo circadiano do nosso corpo. De acordo com a mãe Wikipédia,

“o ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília e sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo.”

descansar para produzir mais-ritmo-circadiano

Quando a gente respeita esse ritmo e começa nossa rotina cedo pela manhã, uma das vantagens é a de ter toda a sua energia criativa disponível para as prioridades que você determinar. Outro ponto positivo em se criar uma rotina é a economia de tempo em fazer coisas que precisam ser feitas diariamente sem precisar reinventar uma lista com ordens diferentes a cada dia. Esse tempo, obviamente, pode ser direcionado como tempo produtivo no seu trabalho.

Curiosidade: nosso relógio interno é composto de um ciclo de 24 horas e tem dois pontos de baixa energia, um a cada 12 horas. É por isso que a gente fica molenga e bate aquela lombeira na maioria dos dias perto da hora do almoço. Geralmente quando a gente tem uma boa noite de sono e dorme horas suficientes (isso quer dizer entre 7 e 9 horas), esse cansaço não é tão evidente pela tarde, mas caso a energia precise ser renovada, não é pecado tirar uma soneca no horário de almoço. Mesmo que seja dentro do seu carro ou debruçado na sua mesa de trabalho mesmo. 15-30 minutos são suficientes pra te dar um up, te ajudar a ter uma tarde mais produtiva e é mais eficiente que cafeína!

Visualizar esta foto no Instagram.

Entrepreneurial spirit 👏🏻

Uma publicação compartilhada por Nap Time (@byusleeps) em

Quando tratamos o descanso como parceiro igual ao trabalho, montamos um playground para a mente criativa e um trampolim para novas idéias. Aprendemos maneiras de descansar com mais eficiência e valorizamos o descanso como algo que pode ajudar a acalmar nossos dias, organizar nossas vidas, nos dar mais tempo e nos ajudar a produzir mais enquanto trabalhamos menos.

E só pra dar uma cutucada na consciência, quando você estiver no seu dia de descanso e seu estabelecimento favorito estiver fechado – o que geralmente ocorre nos domingos para o enlouquecimento da nação – não fica bolado e lembra que ali também tem gente que trabalha e, assim como você, merece e precisa descansar.

Descanso não é ociosidade. Descansar para produzir mais é a chave para uma vida melhor, em todos os aspectos.

Beijo na testa e bom descanso!

Próximo Post
Post Anterior
Gostou? Então nos ajude compartilhando :)

Não bebo café nem sou designer, mas vim dar pitaco aqui assim mesmo. Prazer, Nayara! :) Redatora publicitária de formação e prática, me embrenhei no mundo das mídias sociais quando o Twitter ainda era tudo mato. Sou mórmon, mineira, emigrante radicada na Califórnia (mas #prefirovilavelha) e casada com um doido aí que eu conheci no Tinder.


E aí, o que achou? Deixe seu comentário.