2019 foi mais um ano sensacional, com muito aprendizado e bastante crescimento profissional. Estou passando aqui para compartilhar os projetos de identidade visual que criei neste ano e tudo que aprendi com eles. Vou explicar o conceito que me levou ao design de cada um dos 8 projetos que vou falar neste artigo. Espero que te ajude e te inspire 🙂
Antes de mais nada é bom lembrar que identidade visual não se trata apenas de logotipos. O que irei abordar é o contexto do projeto: O que motivou? Quais eram os problemas do cliente? Quais eram as expectativas? E como o design caiu como uma luva.
Vou explicar como eu cheguei no resultado único que cada um dos projetos necessitava.
Sem mais delongas, Let’s go!
1. SBA – Sociedade Brasileira de Anestesiologia
![identidade-visual-sba](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2019/12/identidade-visual-sba-scaled.jpg)
Vou começar pela SBA porque, sinceramente, foi um dos maiores desafios que tive na minha carreira de designer, não só neste ano de 2019, mas provavelmente foi o maior desafio de todos esses quase 20 anos de profissão.
A SBA ou Sociedade Brasileira de Anestesiologia é uma instituição de mais de 70 anos de vida, bastante tradicional e conservadora (como qualquer instituição médica), com a identidade visual praticamente intacta, desde a sua fundação.
Feita a mão (literalmente), afinal em 1948 quando foi criada, ainda faltavam quase 20 anos para que o primeiro PC ou Personal Computer fosse criado, quem dirá Corel Draw e Illustrator.
![identidade-visual-sba-logo-antes-depois](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2019/12/identidade-visual-sba-logo-antes-depois.png)
A principal motivação para a mudança do design da marca foi que a identidade visual atual era muito antiga e possuia limitações de aplicabilidade. Era necessário pensar em algo mais adequado para o diversos meios de comunicação e que funcionasse bem nos meios digitais.
Com mais de 12 mil associados, a SBA tem o papel de promover o acolhimento e a união/integração dos anestesiologistas, dando suporte ao crescimento profissional e ao bem-estar dos profissionais, garantindo a qualidade e o cuidado devido aos pacientes.
O desafio era criar um design capaz de transmitir esses valores, com uma “cara” mais moderna e impactante.
O resultado enfatiza a sigla SBA e foi pensado para ter a cara de “feito à mão”, com atributos visuais que dão a sensação de união, integração, evolução e crescimento. Além de sentimentos como: acolhimento, delicadeza, proteção e cuidado. Causados pela silhueta do coração no espaço negativo entre as letras S e B.
![identidade-visual-sba-medicos](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2019/12/identidade-visual-sba-medicos-scaled.jpg)
![identidade-visual-sba-quadro](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2019/12/identidade-visual-sba-quadro-scaled.jpg)
2. Kidelícia Sorvetes
![identidade-visual-kidelicia-sorvetes](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2019/12/identidade-visual-kidelicia-sorvetes-scaled.jpg)
A mais antiga e popular sorveteria de Guarapari – ES, a Kidelícia, possuía uma identidade visual complexa e com problemas de aplicabilidade. No seu design havia uma casquinha de sorvete, um picolé e um sol em forma de background ao logotipo.
Tais elementos concorriam entre si e causavam um problema sério à marca, já que sorvete e picolé não representam todo o seu cardápio de produtos.
![identidade-visual-kidelicia-sorvetes-logo-antes-depois](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2019/12/identidade-visual-kidelicia-sorvetes-logo-antes-depois-scaled.jpg)
O conceito que propus foi inspirado lá na Nova Zelândia. E foi durante minhas pesquisas sobre os hábitos de consumo de sorvete pelo mundo que descobri que esse país é o segundo maior consumidor dessa guloseima, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Essa linha criativa foi muito rica, porque na cultura desse país eu descobri elementos e conceitos sensacionais, como por exemplo a história dos povos nativos neozelandeses, os Maoris, seus costumes, sua arte, seus símbolos, etc.
Fui me aprofundando e cheguei ao Koru, símbolo que lembra um espiral e é muito usado em esculturas e tatuagens Maori. Elemento que representa renascimento, crescimento, força e paz. Além disso o Koru simboliza a flora do próprio país e tem o nome porque representa o estágio inicial da folha de samambaia, na fase de desenrolamento.
E olha que legal: o espiral tem tudo a ver com sorvete. Então, porque não, trazer vida ao sol do logotipo com essa cara Maori?
O resultado foi muito legal e pude brincar com a cultura desses povos, valorizando as tribos, forma pela qual eles se organizavam em sociedade. Que é exatamente como nós nos organizamos hoje, porém sem usar o nome tribo. Estou me referindo a “galera” do futebol, da academia, famílias, amigos, etc.
![identidade-visual-kidelicia-sorvetes-logo-tribo](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2019/12/identidade-visual-kidelicia-sorvetes-logo-tribo-scaled.jpg)
A partir daí todas as linhas de produtos foram se desdobrando em agrupamentos de tribos, com um Maori próprio e muitas cores, como você pode ver a seguir. Ah! um outro desafio legal, foi identificar todos os sabores apenas com o uso de cores. Sem imagens ou fotos, pois não iria fazer sentido com essa linha criativa.
![identidade-visual-kidelicia-sorvetes-picoles-frutas](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2019/12/identidade-visual-kidelicia-sorvetes-picoles-frutas-scaled.jpg)
![identidade-visual-kidelicia-sorvetes-picoles-leite](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2020/01/identidade-visual-kidelicia-sorvetes-picoles-leite-scaled.jpg)
![identidade-visual-kidelicia-sorvetes-picoles-classicos](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2019/12/identidade-visual-kidelicia-sorvetes-picoles-classicos-scaled.jpg)
![identidade-visual-kidelicia-sorvetes-picoles-recheados](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2020/01/identidade-visual-kidelicia-sorvetes-picoles-recheados-1024x905.jpg)
![identidade-visual-kidelicia-sorvetes-picoles-acai](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2019/12/identidade-visual-kidelicia-sorvetes-picoles-acai-scaled.jpg)
![identidade-visual-kidelicia-sorvetes-picoles-fitness](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2020/01/identidade-visual-kidelicia-sorvetes-picoles-fitness-1024x907.jpg)
![identidade-visual-kidelicia-sorvetes-picoles-kids](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2020/01/identidade-visual-kidelicia-sorvetes-picoles-kids-scaled.jpg)
Clique aqui para ver mais detalhes do projeto da Kidelícia Sorvetes
3. Global Touch
![identidade-visual-global-touch](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2019/12/identidade-visual-global-touch-scaled.jpg)
A Global Touch é uma startup que fomenta o compartilhamento do conhecimento, proporcionando experiências únicas entre pessoas e empresas, através de conexões estratégicas. Seu objetivo é entregar um tipo diferenciado de educação e aprendizado, através do benchmark, gerado pelas trocas espontâneas que ocorrem entre seus participantes, no processo.
Em suas palavras, a Global Touch acredita que “encontrar-se com as pessoas e empresas certas pode fazer a diferença para o sucesso de qualquer negócio”. Porque aprender com o erro e o acerto do outro é muito melhor. Economiza tempo e dinheiro.
O desafio na identidade visual da Global Touch era que a atual tinha um design extremamente poluído e não transmitia a imagem de startup que ela precisava. Aparentava ser uma empresa mais tradicional e até mesmo conservadora. Algo que ia totalmente contra ao posicionamento que a marca precisa ter.
![identidade-visual-global-touch-logo-antes-depois](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2019/12/identidade-visual-global-touch-logo-antes-depois.png)
A minha proposta gráfica foi um logotipo com uma tipografia personalizada, na qual, nos espaços negativos dos “o’s” é possível ver dois balões de diálogos que representam essas trocas / compartilhamento do conhecimento e as conexão entre as pessoas.
![identidade-visual-global-touch-logo](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2019/12/identidade-visual-global-touch-logo-scaled.jpg)
![identidade-visual-global-touch-promocionais](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2019/12/identidade-visual-global-touch-promocionais-scaled.jpg)
![identidade-visual-global-touch-agenda](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2019/12/identidade-visual-global-touch-agenda-scaled.jpg)
Clique aqui para ver mais detalhes do projeto da Global Touch
4. Fisarmonica
![identidade-visual-fisarmonica](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2019/12/identidade-visual-fisarmonica-scaled.jpg)
Fisarmonica é um streaming de cursos musicas onde o usuário paga uma assinatura e tem acesso a todos os conteúdos da plataforma. Similar ao Netflix, porém com aulas de música.
O nome é italiano e significa acordeom, o primeiro instrumento abordado na plataforma. Seu foco está em instrumentos orquestrais ou incomuns. Uma tentativa de se destacar entre os diversos canais com conteúdos similares.
O desejo de mudar a identidade visual se deu pela sensação de falta de personalidade na atual e de algo que deixasse o logotipo como uma cara única e marcante.
![identidade-visual-fisarmonica-logo-antes-depois](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2020/01/identidade-visual-fisarmonica-logo-antes-depois-scaled.jpg)
O design que criei foi inspirado nas clássicas partituras musicais e na elegância de todo esse universo. Buscando familiaridade com a sofisticação das notas, claves, símbolos e tipografias.
A proposta, até bem parecida com a ideia que eles já usavam, apresenta a inicial “f” mesclada com uma nota musical semicolcheia e uma tipografia harmônica, com serifas e ganchos para comunicar com todo o universo musical mencionado acima.
![identidade-visual-fisarmonica-sketch](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2019/12/identidade-visual-fisarmonica-sketch-scaled.jpg)
![identidade-visual-fisarmonica-logo](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2019/12/identidade-visual-fisarmonica-logo-scaled.jpg)
![identidade-visual-fisarmonica-cartoes](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2019/12/identidade-visual-fisarmonica-cartoes-scaled.jpg)
Clique aqui para ver mais detalhes do projeto da Fisarmonica
5. Dersalis
![identidade-visual-dersalis](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2020/01/identidade-visual-dersalis-scaled.jpg)
A Dersalis é uma startup que atua na prevenção dos riscos operacionais, com foco na otimização dos resultados e na redução de custos. Sua solução, por meio de uma pulseira inteligente e um complexo sistema de análise de dados, proporciona maior segurança e eficiência aos gestores.
Auxiliando na tomada de decisão, entregando informações relevantes do monitoramento dos sinais vitais e fadiga do funcionário. Antecipando diagnósticos e evitando problemas mais graves.
O problema que existia com a identidade visual anterior é que, além de não estar mais alinhada com a nova visão de negócio, mudada recentemente, a Dersalis precisava passar uma imagem de “empresa grande” e um pouco menos cara de startup – exatamente o contrário da Global Touch, mencionada ali em cima.
![identidade-visual-dersalis-logo-antes-depois](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2020/01/identidade-visual-dersalis-logo-antes-depois-scaled-e1577980812326.jpg)
A solução que propus foi um design com um símbolo feito a partir da inicial “D”, desenhado para lembrar ciclos e movimentos que não se fecham, que descontinuam. Remetendo ao ato de interromper ou de impedir, ilustrando a prevenção.
A tipografia foi personalizada para harmonizar com o símbolo, transmitindo a mesma sensação de “descontinuidade”.
Outro ponto legal é que ao rotacionar o símbolo em 90 graus, é possível identificar o formato de um escudo, que se refere a proteção e a segurança que a Dersalis proporciona tanto ao colaborador quanto à empresa. Além disso, é possível lembrar também da pulseira inteligente, que é a principal representação iconográfica da palavra-chave “wearables”.
![identidade-visual-dersalis-sketch](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2020/01/identidade-visual-dersalis-sketch.png)
![identidade-visual-dersalis-logo-3d](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2020/01/identidade-visual-dersalis-logo-3d.png)
![identidade-visual-dersalis-promocionais](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2020/01/identidade-visual-dersalis-promocionais.png)
6. Time Connect
![identidade-visual-timeconnect](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2020/01/identidade-visual-timeconnect-scaled.jpg)
Trata-se de um sistema de gestão e acompanhamento de projetos industriais, da Time-Now Engenharia.
Bem como os dois projetos que vou falar a seguir, também pertencentes a Time-Now, todos tomaram proporções devidas que a necessidade de uma identidade visual própria era latente, para dar força aos produtos/programas e principalmente para facilitar comunicação.
O design do logotipo da Time Connect foi inspirado no gráfico ou diagrama de Gantt. Muito comum nos softwares de gestão de projetos. O símbolo foi criado nas duas letras “NN” de Connect, lembrando o diagrama e duas setas opostas que transmitem dinamismo.
![identidade-visual-timeconnect-sketch](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2020/01/identidade-visual-timeconnect-sketch-scaled.jpg)
![identidade-visual-timeconnect-bordado](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2020/01/identidade-visual-timeconnect-bordado-scaled.jpg)
![identidade-visual-timeconnect-camiseta](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2020/01/identidade-visual-timeconnect-camiseta-scaled.jpg)
Clique aqui para ver mais detalhes do projeto da Time Connect
7. OrigiNow
![identidade-visual-originow](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2020/01/identidade-visual-originow-scaled.jpg)
O OrigiNow é um programa de ações estratégicas voltadas para a gestão de pessoas da TimeNow – Engenharia.
O conceito proposto foi pensado para mostrar que, mesmo uma equipe sendo um time com objetivos comuns, cada indivíduo é diferente, do seu jeito e todos estão em constante mudança. Em constante construção.
Por se tratar das pessoas que vestem a camisa da TimeNow, o design do logotipo faz um link direto com a identidade da empresa, através de listras. Elas representam que ninguém nunca está 100% pronto e que a busca pela evoluções e o crescimento devem ser contínuos.
O design da tipografia foi personalizada para dar essa sensação de “incompleta”, dando enfoque na palavra NOW, como um convite direto a saída da zona de conforto.
O design é flexível e versátil, trazendo três tipos de aplicações estruturais da tipografia. Essa característica remete a singularidade de cada indivíduo e a atitude de querer fazer diferente.
![identidade-visual-originow-sketch](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2020/01/identidade-visual-originow-sketch-scaled.jpg)
![identidade-visual-originow-camiseta](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2020/01/identidade-visual-originow-camiseta-scaled.jpg)
![identidade-visual-originow-promocionais](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2020/01/identidade-visual-originow-promocionais-scaled.jpg)
8. Time Knowledge
![identidade-visual-time-knowledge](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2020/01/identidade-visual-time-knowledge-scaled.jpg)
Um sistema de gestão de conhecimento e inteligência da TimeNow – Engenharia. Um completo guia com todas as informações e métodos da Time Now, com o foco na capacitação para melhoria dos processos e da qualidade dos serviços. Um sistema que reúne todos os conhecimentos acumulados e os expõem de maneira ordenada, metódica e didática.
O logotipo que criei foi pensado para representar graficamente, a definição do sistema: um repositório de conteúdos.
No logotipo a letra K simbolizar o encontro de 4 setas, que representam os diversos tipos de informações que alimentam o repositório do Time Knowledge.
![identidade-visual-time-knowledge-conceito](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2020/01/identidade-visual-time-knowledge-conceito-scaled.jpg)
![identidade-visual-time-knowledge-sketch](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2020/01/identidade-visual-time-knowledge-sketch-scaled.jpg)
![identidade-visual-time-knowledge-logo](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2020/01/identidade-visual-time-knowledge-logo-scaled.jpg)
![identidade-visual-time-knowledge-agenda](https://www.designcomcafe.com.br/wp-content/uploads/2020/01/identidade-visual-time-knowledge-agenda-scaled.jpg)
Clique aqui para ver mais detalhes do projeto da Time Knowledge
Caso queira conhecer um pouco mais do meu portfólio, basta acessa www.jaidermorais.com
E aí, o que achou? Deixe um comentário contando um case de algum cliente seu e não esqueça de acrescentar o link do projeto pra gente ver 🙂