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Identidade Visual: Muito aprendizado neste ano que passou. Inspire-se!

Por 8 de janeiro de 2020Design, Inspiração
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2019 foi mais um ano sensacional, com muito aprendizado e bastante crescimento profissional. Estou passando aqui para compartilhar os projetos de identidade visual que criei neste ano e tudo que aprendi com eles. Vou explicar o conceito que me levou ao design de cada um dos 8 projetos que vou falar neste artigo. Espero que te ajude e te inspire 🙂

Antes de mais nada é bom lembrar que identidade visual não se trata apenas de logotipos. O que irei abordar é o contexto do projeto: O que motivou? Quais eram os problemas do cliente? Quais eram as expectativas? E como o design caiu como uma luva.

Vou explicar como eu cheguei no resultado único que cada um dos projetos necessitava.

Sem mais delongas, Let’s go!


1. SBA – Sociedade Brasileira de Anestesiologia

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Vou começar pela SBA porque, sinceramente, foi um dos maiores desafios que tive na minha carreira de designer, não só neste ano de 2019, mas provavelmente foi o maior desafio de todos esses quase 20 anos de profissão.

A SBA ou Sociedade Brasileira de Anestesiologia é uma instituição de mais de 70 anos de vida, bastante tradicional e conservadora (como qualquer instituição médica), com a identidade visual praticamente intacta, desde a sua fundação.

Feita a mão (literalmente), afinal em 1948 quando foi criada, ainda faltavam quase 20 anos para que o primeiro PC ou Personal Computer fosse criado, quem dirá Corel Draw e Illustrator.

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A principal motivação para a mudança do design da marca foi que a identidade visual atual era muito antiga e possuia limitações de aplicabilidade. Era necessário pensar em algo mais adequado para o diversos meios de comunicação e que funcionasse bem nos meios digitais.

Com mais de 12 mil associados, a SBA tem o papel de promover o acolhimento e a união/integração dos anestesiologistas, dando suporte ao crescimento profissional e ao bem-estar dos profissionais, garantindo a qualidade e o cuidado devido aos pacientes.

O desafio era criar um design capaz de transmitir esses valores, com uma “cara” mais moderna e impactante.

O resultado enfatiza a sigla SBA e foi pensado para ter a cara de “feito à mão”, com atributos visuais que dão a sensação de união, integração, evolução e crescimento. Além de sentimentos como: acolhimento, delicadeza, proteção e cuidado. Causados pela silhueta do coração no espaço negativo entre as letras S e B.

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Clique aqui para ver mais detalhes do projeto da SBA


2. Kidelícia Sorvetes

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A mais antiga e popular sorveteria de Guarapari – ES, a Kidelícia, possuía uma identidade visual complexa e com problemas de aplicabilidade. No seu design havia uma casquinha de sorvete, um picolé e um sol em forma de background ao logotipo.

Tais elementos concorriam entre si e causavam um problema sério à marca, já que sorvete e picolé não representam todo o seu cardápio de produtos.

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O conceito que propus foi inspirado lá na Nova Zelândia. E foi durante minhas pesquisas sobre os hábitos de consumo de sorvete pelo mundo que descobri que esse país é o segundo maior consumidor dessa guloseima, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. 

Essa linha criativa foi muito rica, porque na cultura desse país eu descobri elementos e conceitos sensacionais, como por exemplo a história dos povos nativos neozelandeses, os Maoris, seus costumes, sua arte, seus símbolos, etc.

Fui me aprofundando e cheguei ao Koru, símbolo que lembra um espiral e é muito usado em esculturas e tatuagens Maori. Elemento que representa renascimento, crescimento, força e paz. Além disso o Koru simboliza a flora do próprio país e tem o nome porque representa o estágio inicial da folha de samambaia, na fase de desenrolamento.

E olha que legal: o espiral tem tudo a ver com sorvete. Então, porque não, trazer vida ao sol do logotipo com essa cara Maori? 

O resultado foi muito legal e pude brincar com a cultura desses povos, valorizando as tribos, forma pela qual eles se organizavam em sociedade. Que é exatamente como nós nos organizamos hoje, porém sem usar o nome tribo. Estou me referindo a “galera” do futebol, da academia, famílias, amigos, etc.

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A partir daí todas as linhas de produtos foram se desdobrando em agrupamentos de tribos, com um Maori próprio e muitas cores,  como você pode ver a seguir. Ah! um outro desafio legal, foi identificar todos os sabores apenas com o uso de cores. Sem imagens ou fotos, pois não iria fazer sentido com essa linha criativa.

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Clique aqui para ver mais detalhes do projeto da Kidelícia Sorvetes


3. Global Touch

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A Global Touch é uma startup que fomenta o compartilhamento do conhecimento, proporcionando experiências únicas entre pessoas e empresas, através de conexões estratégicas. Seu objetivo é entregar um tipo diferenciado de educação e aprendizado, através do benchmark, gerado pelas trocas espontâneas que ocorrem entre seus participantes, no processo.

Em suas palavras, a Global Touch acredita que “encontrar-se com as pessoas e empresas certas pode fazer a diferença para o sucesso de qualquer negócio”. Porque aprender com o erro e o acerto do outro é muito melhor. Economiza tempo e dinheiro.

O desafio na identidade visual da Global Touch era que a atual tinha um design extremamente poluído e não transmitia a imagem de startup que ela precisava. Aparentava ser uma empresa mais tradicional e até mesmo conservadora. Algo que ia totalmente contra ao posicionamento que a marca precisa ter.

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A minha proposta gráfica foi um logotipo com uma tipografia personalizada, na qual, nos espaços negativos dos “o’s” é possível ver dois balões de diálogos que representam essas trocas / compartilhamento do conhecimento e as conexão entre as pessoas.

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Clique aqui para ver mais detalhes do projeto da Global Touch


4. Fisarmonica

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Fisarmonica é um streaming de cursos musicas onde o usuário paga uma assinatura e tem acesso a todos os conteúdos da plataforma. Similar ao Netflix, porém com aulas de música.

O nome é italiano e significa acordeom, o primeiro instrumento abordado na plataforma. Seu foco está em instrumentos orquestrais ou incomuns. Uma tentativa de se destacar entre os diversos canais com conteúdos similares.

O desejo de mudar a identidade visual se deu pela sensação de falta de personalidade na atual e de algo que deixasse o logotipo como uma cara única e marcante.

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O design que criei foi inspirado nas clássicas partituras musicais e na elegância de todo esse universo. Buscando familiaridade com a sofisticação das notas, claves, símbolos e tipografias.

A proposta, até bem parecida com a ideia que eles já usavam, apresenta a inicial “f” mesclada com uma nota musical semicolcheia e uma tipografia harmônica, com serifas e ganchos para comunicar com todo o universo musical mencionado acima.

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Clique aqui para ver mais detalhes do projeto da Fisarmonica


5. Dersalis

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A Dersalis é uma startup que atua na prevenção dos riscos operacionais, com foco na otimização dos resultados e na redução de custos. Sua solução, por meio de uma pulseira inteligente e um complexo sistema de análise de dados, proporciona maior segurança e eficiência aos gestores.

Auxiliando na tomada de decisão, entregando informações relevantes do monitoramento dos sinais vitais e fadiga do funcionário. Antecipando diagnósticos e evitando problemas mais graves.

O problema que existia com a identidade visual anterior é que, além de não estar mais alinhada com a nova visão de negócio, mudada recentemente, a Dersalis precisava passar uma imagem de “empresa grande” e um pouco menos cara de startup – exatamente o contrário da Global Touch, mencionada ali em cima.

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A solução que propus foi um design com um símbolo feito a partir da inicial “D”, desenhado para lembrar ciclos e movimentos que não se fecham, que descontinuam. Remetendo ao ato de interromper ou de impedir, ilustrando a prevenção.

A tipografia foi personalizada para harmonizar com o símbolo, transmitindo a mesma sensação de “descontinuidade”.

Outro ponto legal é que ao rotacionar o símbolo em 90 graus, é possível identificar o formato de um escudo, que se refere a proteção e a segurança que a Dersalis proporciona tanto ao colaborador quanto à empresa. Além disso, é possível lembrar também da pulseira inteligente, que é a principal representação iconográfica da palavra-chave “wearables”.

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Clique aqui para ver mais detalhes do projeto da Dersalis


6. Time Connect

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Trata-se de um sistema de gestão e acompanhamento de projetos industriais, da Time-Now Engenharia.

Bem como os dois projetos que vou falar a seguir, também pertencentes a Time-Now, todos tomaram proporções devidas que a necessidade de uma identidade visual própria era latente, para dar força aos produtos/programas e principalmente para facilitar comunicação.

O design do logotipo da Time Connect foi inspirado no gráfico ou diagrama de Gantt. Muito comum nos softwares de gestão de projetos. O símbolo foi criado nas duas letras “NN” de Connect, lembrando o diagrama e duas setas opostas que transmitem dinamismo.

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Clique aqui para ver mais detalhes do projeto da Time Connect


7. OrigiNow

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O OrigiNow é um programa de ações estratégicas voltadas para a gestão de pessoas da TimeNow – Engenharia.

O conceito proposto foi pensado para mostrar que, mesmo uma equipe sendo um time com objetivos comuns, cada indivíduo é diferente, do seu jeito e todos estão em constante mudança. Em constante construção.

Por se tratar das pessoas que vestem a camisa da TimeNow, o design do logotipo faz um link direto com a identidade da empresa, através de listras. Elas representam que ninguém nunca está 100% pronto e que a busca pela evoluções e o crescimento devem ser contínuos.

O design da tipografia foi personalizada para dar essa sensação de “incompleta”, dando enfoque na palavra NOW, como um convite direto a saída da zona de conforto.

O design é flexível e versátil, trazendo três tipos de aplicações estruturais da tipografia. Essa característica remete a singularidade de cada indivíduo e a atitude de querer fazer diferente.

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Clique aqui para ver mais detalhes do projeto da OrigiNow


8. Time Knowledge

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Um sistema de gestão de conhecimento e inteligência da TimeNow – Engenharia. Um completo guia com todas as informações e métodos da Time Now, com o foco na capacitação para melhoria dos processos e da qualidade dos serviços. Um sistema que reúne todos os conhecimentos acumulados e os expõem de maneira ordenada, metódica e didática.

O logotipo que criei foi pensado para representar graficamente, a definição do sistema: um repositório de conteúdos.

No logotipo a letra K simbolizar o encontro de 4 setas, que representam os diversos tipos de informações que alimentam o repositório do Time Knowledge.

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Clique aqui para ver mais detalhes do projeto da Time Knowledge


Caso queira conhecer um pouco mais do meu portfólio, basta acessa www.jaidermorais.com

E aí, o que achou? Deixe um comentário contando um case de algum cliente seu e não esqueça de acrescentar o link do projeto pra gente ver 🙂

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Fundador e colunista do Blog Design com Café e Cofundador da Azys Inovação. Publicitário com quase duas décadas de experiência em design gráfico, consultoria em marketing, comunicação e treinamentos. Experiência em branding, criação de produtos, UX e UI. Já empreendeu nas áreas de sites e sistemas, educação a distância e nutricosméticos.


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