É indiscutível que a internet revolucionou nossas vidas com os serviços, redes sociais e informações em tempo real e sem barreiras geográficas. O tempo que ficamos conectados aumenta a cada dia e volta e meia nos deparamos com coisas engraçadas, que de repente todo mundo está compartilhando e muitas vezes nem sabemos de onde veio ou qual a referência. Estamos falando dos memes, uma indústria acelerada que não brinca em serviço.
Pra quem gosta desse tipo de conteúdo (quase todo mundo), é motivo de orgulho morar no país que é considerado um grande e bem sucedido polo industrial desses maravilhosos conteúdos. Quem nunca leu por aí que o Brasil é uma fábrica de memes ou o país dos memes ou ainda que brasileiro faz piada com tudo? Pois é, gente. Vamos ver um pouco de como isso surgiu e relembrar alguns clássicos.
O que são memes
Em poucas palavras, memes podem ser fotos/desenhos, em muitas vezes com frases em letras garrafais; gifs ou vídeos curtos; sons ou músicas e textos, que quase sempre usam de uma boa dose de humor e se espalham rapidamente pela internet.
A palavra meme vem do grego e significa “imitação”. Foi usado pela primeira vez em 1976 pelo escritor britânico Richard Dawkins em seu bestseller O Gene Egoísta. O conceito é bem amplo, mas em resumo ele descreveu meme como uma informação que se multiplica de cérebro em cérebro ou em locais onde a informação é armazenada (como livros).
Claro que na época, Richard Dawkins não estava se referindo a internet nem a tecnologia, o assunto era genética. Todavia ele estava definindo claramente o que chamamos hoje de conteúdo viral, um tipo de informação que tem o poder de autopropagar-se (gerar compartilhamentos espontâneos).
Um conteúdo viral, muitas das vezes é criado “sem querer”, porém as agências de publicidade e comunicação tem se esforçado para planejar intencionalmente ações para obter esse resultado, o chamado marketing viral. Uma estratégia relativamente barata que explora as redes sociais e as conexões das pessoas para se espalhar organicamente e, geralmente, aposta em conteúdos, personagens ou personalidades que já estouraram na web (como memes) para dar um empurrãozinho e garantir o sucesso da campanha.
Veja uns bons exemplos disso:
A campanha dos Pôneis Malditos da Nissan, que mostrou uma forma bem descontraída e engraçada do animalzinho bastante querido.
Head & Shoulders da P&G com Joel Santana (Donti Révi Caspa). Fazendo piada com o famoso inglês do ex-treinador da seleção brasileira, que viralizou depois de uma coletiva.
https://www.youtube.com/watch?v=Ew1bwAezxY8
https://www.youtube.com/watch?v=TWYVeLipIlw
Itaú – Sem Papel, que aproveitou o sucesso do bebezinho que dava boas gargalhadas quando seu pai rasgava papéis.
Festival Cheddar do MC Donalds, que misturou muitos memes famosos com o mote que todo mundo encaixa com Cheddar e Bacon.
Brasil, fábrica de memes
A gente adora fazer piada de tudo, né? Seja do entrevistador que cometeu uma gafe ao vivo; da celebridade que fez uma cara estranha; do jogador de futebol que caiu; do gatinho engraçado, dentre muitas outras. Na minha opinião o surgimento dos memes para o brasileiro é a ilustação daquela frase “essa arma é poderosa e não pode cair em mãos erradas” kkkkkkkk;
Um dia desses, eu li um artigo no site da BBC, que mencionava entrevistas com fundadores e administradores das maiores comunidades brasileiras de criação de memes. Os números são impressionantes e respondem aos questionamentos de muita gente: “Caramba, como isso foi criado tão rápido!”, “Nossa, num tem nem meia hora que aconteceu o fato e já virou meme”.
Sabemos que existem vários blogs, canais do Youtube, perfis do Instagram e páginas do facebook especializadas em criação de memes. A grande maioria delas com métodos e processos que profissionalizaram a coisa e geralmente são alimentadas pelos próprios fãs, que quando se destacam viram moderadores.
Eu fiquei espantado e acho que você também vai ficar com esses dados, mas algumas dessas páginas ou fábrica de memes, contam com mais de 1 milhão de integrantes (fãs) que contribuem com até 5 mil montagens diariamente. Chegam a alcançar mais de 20 milhões de pessoas por semana e algumas publicações ultrapassam 30 mil reações.
O fundador da SAM (South America Memes – Máquina de Memes Abert), Gabriel Felix de apenas 18 anos, conta que sua comunidade de colaboradores possui mais de 600 mil pessoas. A geração de conteúdo dessa galera exige que uma equipe de 30 moderadores revezem 24h por dia para dar conta de filtrar tudo e selecionar o que vai ser postado. A média é que apenas 1% de tudo passe pelo crivo.
Agora você deve estar se perguntando como essa galera ganha dinheiro, né? Segundo a entrevista da BBC, muitos deles relataram que fazem tudo por pura satisfação e diversão e no máximo vendem umas camisetas.
Eu num sei você, mas eu fico na torcida que eles encontrem uma forma de ficar rico com isso, porque eles merecem 🙂
Os primeiros memes da história
Não que eu seja velho, mas eu lembro dos memes que fizeram sucesso em vídeos e animações postadas nos primórdios das redes sociais ou que eram compartilhados por email ou no infravermelho do celular. Vou listar alguns aqui e se você lembrar de todos eles, eu sinto em te dizer: estamos sim, ficando velhos rs.
Bebê dançarino
Considerado um dos primeiros memes. Trata-se de uma animação 3d de um bebê dançando, feita por um estúdio em 1996 que virou hit, chegando até a ser mostrada numa série famosa de TV. O original foi feito em gif, mas hoje você acha várias versões com trilha sonora no Youtube.
Vaca Louca
Surgiu em 1998 e rolava através de uma imagem interativa no word, onde perguntava: Você sabe a diferença entre a vaca sã e a vaca louca? Você clicava sobre a imagem delas para ouvir o som. Abaixo tem a adaptação feita pro Youtube.
A Baratinha
Uma animação muito tosca que viralizou em 2002, onde uma baratinha, depois de “atacada” de várias formas pelo humano, xingava muitas e muitas vezes. A versão original era interativa e você escolhia a forma para tentar matar a barata, mas como tudo, foi adaptado para o Youtube (cuidado porque tem muito palavrão).
O Mamute Pequenino
Infelizmente eu não achei e não lembro exatamente a data que essa animação foi criada, mas foi no mesmo período dessa baratinha aí em cima. O vídeo conta a história de um mamute pequenino que queria experimentar as coisas da vida (voar, usar drogas, sexo, etc) e sempre achava um “amigo” pra ajudar. O final, infelizmente é trágico (cuidado porque tem muitos palavrões).
Daileon e Jaspion (O Cara “Tussiu”)
Uma paródia bastante nada a ver da música tema do seriado japonês Jaspion, ilustrada com uma animação pra lá de inusitada, que surgiu em 2004 e bombou bastante por um longo período (cuidado porque tem muita besteira).
Chuck Norris
Acredito que todos lembram dos famosos filmes do Chuck Norris. Mostrando sempre um homem implacável e invencível, possuidor de habilidades inacreditáveis, seja no corpo a corpo ou atrás de uma arma.
Em 2005 um programa de TV bastante conhecido nos Estados Unidos começou a brincar com os poderes de Chuck, criando frases muito bem humoradas. A piada deu tão certo que até hoje a gente vê essas frases (e outras novas) por aí e muitas delas foram até usadas no filme Mercenários 2.
Vamos relembrar algumas clássicas:
- Uma vez uma cobra mordeu Chuck Norris. Depois de cinco dias ela morreu.
- Chuck Norris mata duas pedras com um passarinho só.
- Quando você diz: “Ninguém é perfeito”, Chuck Norris encara isso como pessoal.
- Chuck Norris não usa relógio. Ele decide que horas são.
- Se Chuck Norris se atrasar, é melhor o tempo andar mais devagar.
- Chuck Norris perdeu a virgindade antes do seu pai.
- Chuck Norris não anda, ele faz a terra mover-se aos seus pés.
O jardineiro é Jesus e as “Árveres somos Nozes”
O Jardineiro é Jesus” virou hit na internet em 2006. A voz é do baiano José Maria Queiroz, que na época tentava lançar seu primeiro CD de música gospel. Seus erros no estúdio acabaram sendo postados pelo seu antigo produtor. Vale a pena conferir!
https://www.youtube.com/watch?v=ORF6SBuROlQ
Querido papai noel
O áudio, de 2007, conta a história de um menino revoltado porque teve um bom comportamento o ano inteiro e papai noel não atendeu seus pedidos. Cuidado que o vídeo é recheado de palavrões, mas se você começar a ver não perca o final que é surpreendente 🙂
Epic Sax Guy
O meme é de um saxofonista bastante estiloso que ficou marcado depois de se apresentar com a banda Sun Stroke Project num programa Suéco em 2010. Desde de então, ele foi batizado de Epic Sax Guy e viralizou em diversos vídeos em loop e até animação 8 bits. confira também o vídeo original da apresentação.
A verdade por trás de alguns memes famosos
Ao longo desses anos de mimema ou mimese (do grego), muitas pessoas e personalidades se eternizaram como memes e pode ser que você não saiba quem são ou porque elas foram escolhidas. Confere aqui embaixo alguns dos mais famosos:
Bem gente, eu finalizo este post com vontade de colocar muito mais coisas rs. Mas já ficou absurdamente grande.
Deixem um comentário aqui em baixo 🙂