Blog sobre design, criatividade e comunicação :)

7 Usos do Photoshop em Fotografias de Moda

Por 4 de julho de 2017Fotografia
Tratamento de fotos moda Photoshop mulher
Próximo Post
Post Anterior

O uso de Photoshop em tratamento de fotografia de moda vez ou outra causa polêmica. Veja o que geralmente é tratado para que elas sejam publicadas.

As fotos de moda raramente mostram a verdade completa sobre os corpos que exibem e isso não é segredo. Claro que o tratamento de fotografia é muito importante e talvez não incomodaria tanto se fosse apenas restrito a modificações de cores ou correções leves de pele ou de luz, mas o que se percebe é que a busca pela perfeição física é reforçada a cada “pincelada” de Photoshop em modelos, deixando-as com um corpo, rosto e até cabelo que não é o delas. Os acabamentos não são feitos por uma questão de conceito ou para a melhora da composição das imagens e muitas vezes chegam a ser um pouco cruéis com o público, através de toda uma reconstrução de algo que não é verdadeiro.

O questionamento é: o que realmente precisa ser “consertado” nas fotos? Essa é uma discussão que vem sendo feita cada vez mais, e inclusive tem mudado a forma que algumas empresas se apresentam ao público – vide campanhas como da Dove que têm mostrado a beleza real de mulheres. Talvez valha a pena refletirmos o que pode verdadeiramente prejudicar uma campanha e o que é natural, bonito e não reforça padrões de beleza, pois nem tudo necessariamente é um defeito, certo?

Bom, pensando nisso tudo, veja aqui sete reparos que geralmente são feitos nas fotos de moda:

 

1. Pele

 

Cor da pele vermelhidão

Desde a vermelhidão até marquinhas quase invisíveis – sardas, pintas, olheiras, acne, poros, enfim… tudo é removido para que uma pele de porcelana seja percebida imediatamente.

 

2. Dobras, rugas e tons de pele

 

Tonalidade da pele e dobras

Quando mexemos nosso corpo ele faz dobrinhas, mas na fotografia de moda, aparentemente isso é quase proibido. Todas as dobras e rugas são retiradas, deixando um aparência quase plástica e irreal. O tom da pele muitas vezes é clareado.

 

3. Olhos e lábios

 

Olhos e lábios

O retoque pode ir desde as cores até no formato super perfeito de lábios, sobrancelhas e olhos.

 

4. Cores dos dentes e formato do rosto

 

Formato de rosto e cor dos dentes

Como qualquer coisa pode ser considerada defeito, é muito comum que as cores dos dentes seja modificada para uma cor mais clara. O formato do rosto, que também pode ser visto em outras imagens, pode sofrer alterações.

 

5. Cabelos

 

Volume dos cabelos

Cabelos ganham ou perdem volume instantaneamente, assim como mudam de cor e ganham adereços.

 

6. Cintura e quadris

 

Emagrecimento cintura quadris

Nesta foto até a modelo plus size perdeu um bocado de suas curvas.

 

7. Maquiagem

 

Limpeza da pele e maquiagem

Essa é a ilusão de uma maquiagem perfeitamente conceitual. Mesmo que quem tenha feito a maquiagem (na modelo de pele perfeita) tenha sido um maquiador extremamente profissional e ainda tenha sido feito o uso de maquiagens de altíssima qualidade, em algumas situações isso não é o suficiente. Se você está tentando copiar o look de algumas fotos e está difícil, acredite: é bem provável que tudo tenha sido feito digitalmente.

Conta pra gente: qual a sua opinião sobre o tratamento de fotos? O que precisa ser feito e o que pode ser dispensado?

 


Fonte:
Fashionising

Próximo Post
Post Anterior
Gostou? Então nos ajude compartilhando :)

Cofundadora do blog, atua como designer há 10 anos e é graduada em Design Gráfico e em Design de Moda. Tem experiência com projetos de produção de moda, figurinismo, diagramação, criação de identidade visual, estamparia, criação de produtos, impressos e ilustração. É apaixonada por livros, por trabalhos manuais e por gatos.


E aí, o que achou? Deixe seu comentário.