Blog sobre design, criatividade e comunicação :)

Retrospectiva 2017 do Blog Design com Café

Por 2 de janeiro de 2018Bate Papo com Café
retrospectiva design 2017
Próximo Post
Post Anterior

Acompanhe a retrospectiva do Blog Design com Café. O ano de 2017 foi incrível e 2018 promete ser ainda melhor.

Uma das frases que mais se fala nessa época do ano é: “Puxa, como o ano passou rápido!”. É, realmente ele passou de uma forma bastante ligeira. Lembro que há menos de um ano recebi a ligação de um amigo para me encontrar com ele e uma outra colega designer em um charmoso café para falarmos sobre a experiência de se criar um local virtual cuja principal função seria falar sobre criatividade de uma forma geral.

Neste café fui inundado com uma enchente de euforia e informações para que transformássemos este projeto em realidade. Depois de fomentarmos todas aquelas ideias, criamos este simpático Blog que lhe enche de informações todos os dias. Seja através das postagens, seja através dos artigos semanais. A informação é um dos principais combustíveis que elevam o grau deste carismático Blog. Digo ser um dos principais combustíveis porque na verdade o que realmente nos move é o café.

Você que lê este artigo, seja da área de criação ou não, há de concordar comigo. Nada mais gostoso do que uma bela, quente e fresquinha xícara de café para dar aquela animada em uma tarde de trabalho.

Ao longo do ano foram quase uma centena de artigos e mais de uma centena de post’s. Alguns levaram informação, curiosidades, inovação, outros levaram diversão. Pessoalmente os artigos que eu mais gosto são àqueles que nos fazem repensar nossa profissão. Mas calma, veja. Não “repensar” dando conotação pejorativa a palavra, mas sim, expresso de forma positiva.

Não quero aqui fazer nenhum julgamento, mas talvez muitos profissionais se frustrem com os resultados, mas eu como um bom e animado dinossauro da publicidade afirmo e enfatizo que a maioria dos profissionais de criação amam o que fazem. Sim, amam!

“Quer ser um profissional de criação? Então ame o que você faz. Se não for para entrar de corpo, alma e coração, nem tente”.

Um super exemplo do que estou falando acima é o artigo sobre como calcular o seu job. Muitos profissionais e principalmente os freelancers tem dificuldade em saber quanto cobrar do seu cliente. Alguns ficam até sem jeito, mas o que precisam ficar atentos é que isso é trabalho. E, como todo trabalho, precisa ser remunerado por isso. Bem remunerado diga-se de passagem. Aqui você consegue calcular, de forma muito simples e objetiva, quanto custa exatamente o seu trabalho.

SOBRE SER FREELANCER: CALCULADORA ONLINE DE ORÇAMENTOS.

design com cafe orcamentos

 

Certa vez ouvi alguém dizer: “Brother, quanto você cobra por uma logomarca?”. Confesso que um dos meus tímpanos, se não me engano o esquerdo, sofreu um bocado ao ouvir isso. Aprendi que existem as diferenças entre marca x logo x logotipo x logomarca. Não vou falar aqui o termo técnico e correto. Até porque isso é a eterna guerra entre o bem e o mal. Entre o Illustrator e o Corel. Entre fazer uma tatuagem de henna ou uma definitiva. Entre casar ou comprar uma bicicleta. Mas tive muito prazer em falar sobre isso neste artigo:

UM BOM TIPO DE LOGO

Imagem Destaque

 

Perceba que as coisas se encaixam. Ou seja, você tem dúvida sobre como criar um bom trabalho de logotipo e também não sabe como cobrar pelo job. Nestes parágrafos acima, este colunista Tabajara aqui já te deu a solução. E tudo que recomento tem sempre a cereja do bolo. Nada mais especial do que uma rica fonte inspiradora com incríveis e variadas referencias de manuais de identidade visual. Neste caso sugiro que você pegue sua xícara de café e delicie-se!

50 MANUAIS DE IDENTIDADE VISUAL PARA SE INSPIRAR

brand identity guidelines

 

O mundo moderno chegou (parece coisa de gente velha falando rsrs). É caros amigos, ele chegou e chegou chegando. Ele chegar, até aí tudo bem. Mas o que surpreende é a quantidade de mudanças. Hoje ele chegou e já mudou e já se renovou com uma velocidade tamanha que não dá nem tempo de sentir saudades.

Quando éramos crianças e nos perguntavam o que queríamos ser quando crescêssemos, haviam duas respostas na ponta da língua:

– Quero ser grande! ou

– Quero ser desenhista!!

Hoje as respostas mudaram um pouquinho:

– Quero ser Youtuber!

– Quero ser um Digital Influencer!!

TV Antiga

Consumo Digital

Pessoas falando via mensagem de texto enquanto se reunem em um café.

 

Não que isso seja ruim. De forma alguma. Isso é evolução. E a vida é isso mesmo, um processo evolutivo. As formas de se comunicar mais uma vez mudaram. Os meios de comunicação estão atentos a isso. E com o nosso Blog não foi diferente. No início, éramos 3, agora somos 5. Sentimos a necessidade de inserir mais colaboradores para falar sobre o que não dominamos e que é de grande valia para você, meu nobre leitor.

Isso agregou mais valor ao nosso projeto e estamos mega felizes com isso.

Além de todo conteúdo sobre criatividade, temos também quem fale sobre influencias digitais e tudo que envolve este mundo e, não menos importante, tem um brother que adora falar sobre comportamentos corporativos.

 

PROJETOS FORA DO PRAZO: DICAS PRA VOCÊ NUNCA MAIS COMETER ESSE PECADO

design com cafe banner entrega de projeto no prazo

 

15 ERROS DE LINGUAGEM CORPORAL QUE FAZEM VOCÊ PERDER CLIENTES

conteudo erros de linguagem corporal

Muita coisa vai mudar. Mas sempre estaremos atentos aos contatos que você faz com a gente. Diariamente recebemos diversos contatos em nossas redes sociais ou via blog de leitores que viveram algum tipo de experiência depois que leram alguns de nossos artigos. Um exemplo dele é a dúvida de como se manter, de forma sadia, um trabalho em estilho home office. Trabalhar em casa é uma dádiva, uma benção, mas que se não for planejada da forma correta pode se tornar em maldição.

Depois de algumas pesquisas e vivencias pessoas, lançamos o artigo que fala exatamente sobre isso. Manter um home office não é tão simples assim. Você precisa estar plenamente certo de que quer isso e precisa de disciplina. Afinal, as distrações são infinitas. Confira:

HOME OFFICE: O MELHOR LUGAR DO MUNDO PARA TRABALHAR

Inspiração para home office

 

“Trabalhar em casa é bom. Mas dá trabalho!”.

Este ano foi um ano de grandes resultados. Fizemos parcerias e iniciamos um processo de inovação do nosso Blog. E quem ganha com tudo isso? Você.

O sangue que pulsa nas veias da turma aqui é feito de glóbulos, café e muita criatividade. Temos muita vontade de entregar sempre o nosso melhor para você. Desculpe o momento rasgação de seda, mas achei que cabia aqui rsrs…

prêmios de design abre

as formas e cores de malika favre abre

tipografiasdiferentesalfabeto foto abre

abertura criação de paletas de cores

Neste artigo, resolvi fazer um resumo do que temos feito aqui. O que queremos com este Blog é criar um espaço que seja uma fonte de pesquisa para que você possa melhorar o seu trabalho e também seu dia a dia. Claro, também te convido a ficar à vontade para navegar em todas as páginas do nosso espaço e também divulgue aos seus amigos e colegas que necessitam de informação diárias de inovação.

Agradecemos demais o tempo que você investiu em nós e se segure, pois 2018 promete!! 😉

Próximo Post
Post Anterior
Gostou? Então nos ajude compartilhando :)

Cofundador do blog, é publicitário, radialista e ilustrador. Atua na área de comunicação há 19 anos. Além de trabalhos em agências de publicidade, também atuou em marketing político nas maiores campanhas do ES. Tem trabalhos dentro e fora do Estado, inclusive, Austrália, EUA e Canadá. É um eterno amante de boa música, café e um bom bate papo.


E aí, o que achou? Deixe seu comentário.