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Site ou Rede Social: qual é melhor para o meu negócio?

Site ou Rede Social: qual é melhor para o meu negócio?
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Redação DCC

Blog sobre design, criatividade, comunicação e empreendedorismo..

Ter uma rede social tem sido considerado fundamental para os negócios, sejam eles online ou não.

Enquanto isso algumas empresas ainda resistem a marcarem presença nas redes sociais e ficam apenas com o site.

No meio dessa discussão, muitos ficam se perguntando: qual é melhor para o meu negócio?

No decorrer desse artigo você vai encontrar a resposta para essa pergunta, além de dicas para melhorar cada vez mais sua presença online utilizando o potencial das redes sociais e do site.

A primeira coisa que você deve ter em mente é:

Ser encontrado pelo público

“Todo artista tem de ir aonde o povo está”, esse verso da música Bailes da Vida de Milton Nascimento e Fernando Brant ilustra muito bem o fator encontrabilidade.

A partir do momento em que se deseja construir uma presença digital é necessário ir onde o público está.

Para saber onde o público está é preciso saber que público é esse, suas características, o que fala, o que ouve.

Essas informações são importantes e podem ser construídas com ferramentas como mapa de empatia e personas.

A partir do momento em que você conhece seu público, é fácil saber se ele está no Instagram, no Facebook, no LinkedIn ou em outra rede social.

Mas uma coisa dificilmente mudará em relação ao público, independente das características dele, na hora de procurar por algum serviço, produto ou resposta para dúvidas e informações, ele vai para os buscadores, na maioria dos casos, o Google.

E aí o conteúdo que será entregue para o público não é conteúdo de redes sociais, mas de sites, blogs, lojas virtuais e portais de notícia.

Sendo assim, tanto o site quanto as redes sociais darão ao seu negócio a possibilidade de serem encontrados.

Além de ser encontrado pelo público, tem uma segunda coisa que é preciso ter em mente:

A forma como vai falar com o público

Não existe uma única linguagem ou forma para se comunicar com o público, e diversificar é fundamental para alcançar ainda mais público.

No entanto, quanto mais você diversifica, mais trabalho tem para produzir conteúdo.

Então você precisar definir a forma como vai falar com seu público, se é através de texto, vídeos (ao vivo ou gravados) e imagens.

A partir daí você pode buscar os canais mais adequados para o formato que será utilizado.

Temos diversos canais disponíveis como Youtube e Vimeo para vídeos, Instagram e Pinterest para imagens, Facebook e LinkedIn para textos.

Mas existe um canal que você pode agregar todos esses tipos de conteúdo e assim ajudar o usuário a ter cada vez mais informações e com isso aumentar a sua autoridade.

Esse canal é o site!

Nele você pode publicar textos sem limite de caracteres ou palavras, pode ter um layout personalizado, publicar quantas imagens e vídeos desejar.

Enquanto nos outros canais você terá limitações de tamanho de imagens, tempo dos vídeos, quantidade de caracteres e palavras para os textos.

E uma terceira coisa que é preciso ter em mente para responder à pergunta feita no início desse artigo é:

Que tipo de resultado está buscando

Muitos negócios estão em busca de curtidas em posts, de seguidores em redes sociais, enquanto outros estão em busca de transformar visitantes em clientes e clientes em promotores da marca ou do negócio.

Se você está buscando pessoas para verem seu conteúdo e saber se elas estão gostando, as redes sociais funcionam de maneira incrível para isso desde que o conteúdo realmente seja bom.

Agora, se você está em busca de clientes e promotores da marca ou do negócio, ter um site e oferecer uma experiência de navegação de qualidade, com conteúdo útil e de valor é fundamental.

Talvez você já tenha identificado a resposta, talvez não, então veja…

Qual é melhor para o seu negócio: site ou rede social

A resposta é direta: tenha os dois!

Site e rede social possuem finalidades diferentes, são acessados em situações diferentes, mas no fundo possuem um único objetivo:

Fornecer informações aos usuários de modo que eles possam encontrar a solução para o que procuram e verem você e o seu negócio como autoridade no segmento de mercado, ajudando na decisão de compra de produtos ou aquisição de serviços.

O uso inteligente do site e das redes sociais pode aumentar consideravelmente o alcance dos conteúdos, atraindo assim mais visitantes para as redes sociais e também gerando tráfego orgânico para o site através dos conteúdos publicados nas redes sociais.

Sem falar que ao construir uma estratégia de conteúdo você pode otimizar toda a produção, manter site e redes sociais alinhados tendo conteúdos que se completam, e assim permitir ao seu público encontrar o que eles precisam independente do canal que utilizarem.

Conclusão

Não tem canal melhor ou pior para estabelecer uma presença digital, tudo vai depender dos objetivos, do público, do tipo de conteúdo.

Mas uma coisa é certa e falo para você sem o menor medo de errar:

Antes de criar uma presença digital nas redes sociais, tenha um site!

O site é o seu território, ninguém impõe limites, só você pode tirar do ar. Ele fica aberto para que os mecanismos de busca possam encontrar os conteúdos publicados e exibí-los nos resultados das pesquisas.

O Google recebe cerca de 3.5 bilhões de pesquisas por dia. E isso gera uma quantidade enorme de o seu site ser exibido nos resultados de busca.

As redes sociais são espaços cedidos a você em troca de exibição de anúncios, mas que podem deixar de existir sem aviso prévio, além de limitarem o que você pode postar.

Agora que você já sabe que o melhor mesmo é ter um site e usar as redes sociais para levar visitantes ao site, aproveite os benefícios desses canais para fazer seu negócio crescer.

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Abrantes SEO
1 ano atrás

Ótimo Artigo , MD é um campo diversificado que engloba diversas estratégias, como SEO, redes sociais e outras plataformas de divulgação pela internet.É um processo contínuo que envolve muitos fatores.

Adriana Eulálio
11 meses atrás

Hummmm gostei do que li.

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