Blog sobre design, criatividade e comunicação :)

Simetria e assimetria: use ao seu favor

Por 20 de setembro de 2018Design
simetria-e assimetria-imagem-de-abertura-simetria-e-assimetria-cidade3
Próximo Post
Post Anterior

Simetria e assimetria são itens que fazem parte dos princípios básicos do design. Vem ver como podemos usar essas ferramentas pra ter projetos melhores.

Por serem princípios básicos do design, é possível aplicar simetria e assimetria em tudo quanto é projeto: layouts de sites, revistas, livros, embalagens, ilustrações, fotografias, cartazes, logotipos, enfim… Até em decoração de ambientes, arquitetura e roupas conseguimos ver o uso de simetria e assimetria. Mas para não ficar uma “conversa” muito longa, vamos nos ater apenas a projetos que tenham textos e imagens.

Simetria

simetria-assimetria-bolas_Prancheta-1-cópia-2Simetria é obtida a partir de um eixo ou de um ponto, em que vemos os lados iguais ou praticamente iguais. A simetria é agradável aos nossos olhos, nos apresenta perfeita harmonia, porque muitas coisas são naturalmente simétricas – o nosso corpo, por exemplo.

simetria-assimetria-homem-vitruviano

É verdade que há um certo conforto visual quando falamos em simetria, mas não é por isso que precisa ser algo monótono. A simetria é sinônimo de estabilidade e equilíbrio, por isso vemos muitos layouts mais tradicionais usando apenas as informações centralizadas. Apesar de isso não classificar o design como tedioso, podemos usar a simetria sem cair nessa cilada que é um projeto cômodo e sem risco ou dinamismo.

Olhe alguns exemplos:

simetria-assimetria-anuncio-all-you-need-simetricosimetria-assimetria-logo-starbuckssimetria-assimetria-logo-thrift-simetricosimetria-assimetria-revista-simetricosimetria-assimetria-logo-03-simetricosimetria-assimetria-cartaz-poster-alex-sullivan-simetricosimetria-assimetria-ilustração-simetrico2simetria-assimetria-cartaz-simetricosimetria-assimetria-capa-livro-a-letra-simetricosimetria-assimetria-capa-revista-new-york-simetricosimetria-assimetria-capa-revista-simetricosimetria-assimetria-capa-livro-simetricosimetria-assimetria-capa-revista-esquire-simetricosimetria-assimetria-capa-livro-art-simetricosimetria-assimetria-capa-revista-god-simetricosimetria-assimetria-capa-revista-weekend-simetricosimetria-assimetria-capa-financial-revista-simetricopaisagem-cidade-simetria-sam-wermut-553309-unsplash copiar

Assimetria

A natureza também é cheia de assimetrias e para layouts ou projetos assimétricos não devemos apenas colocar os elementos jogados de qualquer forma, mas devemos buscar a elegância e a coerência através dos elementos que temos. Deve ser um caos de certa forma organizado. A proporção dos objetos e o espaço entre eles devem ser distribuídos de maneira que a estética seja harmoniosa. Aqui devemos contar com nossa intuição, por isso é importante que tenhamos um repertório visual – que construímos com o tempo e muita pesquisa – e com os testes veremos o que funciona e o que não funciona em cada projeto.

A assimetria confere uma dinâmica no layout e faz nossos olhos passearem pelo layout ou pelo logotipo. Essa dinâmica é totalmente diferente da simetria, veja:

simetria-assimetria-site-assimetricosimetria-assimetria-logo-monier-assimetrico cópiasimetria-assimetria-site-assimetricosimetria-assimetria-logo-assimetrico-fantasimetria-assimetria-cartaz-poster-assimetricosimetria-assimetria-logo-03-assimetricosimetria-assimetria-cartaz-poster-alex-sullivan-assimetricosimetria-assimetria-ilustraçao-assimetrica-henn-kimsimetria-assimetria-cartaz-eyes-assimetricosimetria-assimetria-capa-form-revista-assimetricosimetria-assimetria-carta-do-editor-assimetricosimetria-assimetria-error-assimetricosimetria-assimetria-capa-revista-new-york-assimetricosimetria-assimetria-capa-metro-revista-assimetricosimetria-assimetria-cartaz-assimetricasimetria-assimetria-capa-livro-neruda-assimetricosimetria-assimetria-capa-eye-revista-assimetrico-cmyksimetria-assimetria-capa-livro-hunger-games-assimetricoNenhuma das duas ferramentas é melhor do que a outra, mas elas podem passar a mensagem errada se empregadas no projeto errado. Nos dois casos, é possível ter harmonia, equilíbrio, dinâmica, beleza… e o uso correto de objetos sangrando, espaços em branco, contrastes de cores, de tamanhos e de formas para ter um bom resultado é necessário, isso vai ajudar o seu trabalho a ficar mais rico.

E você, tem algum projeto que tenha sido elaborado a partir da simetria ou assimetria? Conta pra gente!

Próximo Post
Post Anterior
Gostou? Então nos ajude compartilhando :)

Cofundadora do blog, atua como designer há 10 anos e é graduada em Design Gráfico e em Design de Moda. Tem experiência com projetos de produção de moda, figurinismo, diagramação, criação de identidade visual, estamparia, criação de produtos, impressos e ilustração. É apaixonada por livros, por trabalhos manuais e por gatos.


E aí, o que achou? Deixe seu comentário.