Notion Master Backoffice Template

AIDA: O Conceito que vai aumentar os resultados do seu site

AIDA: O Conceito que vai aumentar os resultados do seu site
Redação DCC

Redação DCC

Blog sobre design, criatividade, comunicação e empreendedorismo..

Se você tem um site e acredita que ele está gerando bons resultados, quando aplicar nele o conceito AIDA vai aumentar ainda mais esses resultados.

Não importa o tipo de site que você tenha (institucional, loja virtual, blog…) e nem o tamanho dele, é possível aplicar esse conceito e aumentar os resultados em qualquer site.

Para isso você vai precisar de 2 coisas apenas:

  1. Querer aumentar os resultados do seu site
  2. Ler esse artigo até o fim para descobrir como aplicar o conceito AIDA

É cruel, mas você precisa saber disso primeiro

A concorrência na internet está cada vez maior, pode-se até dizer que em alguns setores é desleal ao extremo. E isso desanima muita gente.

Mas pior do que a concorrência desleal é você perder oportunidades de negócios por não ter as informações e ferramentas certas.

Hoje as redes sociais estão fazendo o maior sucesso, cada vez mais profissionais e empresas estão investindo alto nelas para melhorar seus resultados (no popular, vender mais).

Com isso tem muita informação na internet dizendo que é melhor investir nas redes sociais do que em um site, pois é lá que o público está.

Realmente, nas redes sociais tem muito público, e é possível produzir resultados através delas. Mas na hora da decisão de compra os clientes procuram no Google por informações mais detalhadas sobre produtos e serviços, sobre as empresas, depoimentos de clientes, até por reclamações, pode acreditar.

“93% das experiências online começam com um mecanismo de pesquisa.”

Você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com o conceito AIDA?

Tem muita coisa a ver, e o objetivo nessa primeira parte é mostrar para você que por mais atrativas que as redes sociais possam ser, tudo o que está lá fica oculto para o Google e demais mecanismos de busca.

Sabendo disso, será que realmente vale a pena investir nas redes sociais a ponto de ignorar a presença nos resultados de pesquisa no Google?

É cruel, mas é verdade, e você precisa saber disso para obter sucesso na aplicação do conceito AIDA em seu site.

O conceito AIDA

O que é o conceito AIDA e por onde começar

Agora que você já sabe algumas coisas cruéis sobre a internet, vamos começar a resolver isso entendendo o que é o conceito AIDA.

O conceito AIDA tem como objetivo entender o comportamento do público e ajudar na condução dele através do funil de vendas.

Ele é a representação das 4 fases que o cliente precisa passar até tomar a decisão final.

É muito utilizado no marketing digital, e se aplicado também a sites, blogs e lojas virtuais vai aumentar os resultados de forma considerável.

Atenção

Em um mercado competitivo onde a maior briga do momento é pela atenção das pessoas, essa fase é fundamental se você quer melhorar seus resultados.

Seja no site, blog ou loja virtual, você precisa atrair a atenção do usuário para que ele continue navegando. E é muito mais fácil fazer isso no site, onde 100% do conteúdo é relacionado ao seu negócio do que nas redes sociais onde aparecem publicações diversas no feed e vai exigir um trabalho muito mais criativo do que o normal.

Combinar cores, tamanho dos textos e o posicionamento dos elementos é crucial na etapa de atração.

Coloque em evidência informações que atraiam o olhar do usuário assim que a página for carregada.

Lembre-se que a tendência de visualização do conteúdo de uma página é no formato Z, começando na parte superior esquerda da tela e terminando na inferior direita.

Padrão de navegação Z

Mas cuidado, atrair a atenção do usuário não é colocar um gif animado cheio de cores e que não tem nenhuma relação com o que você precisa despertar no usuário, que é a segunda fase do conceito AIDA.

Interesse

Ao atrair a atenção do usuário você precisa despertar o interesse nele pelo que chamou sua atenção.

Para despertar o interesse você precisa combinar bem imagens e textos para que fique claro ao usuário sobre o que você quer falar com ele e desperte o interesse por saber mais.

Veja a seguir um exemplo de bloco de conteúdo utilizado para atrair atenção e gerar interesse.

Exemplo de bloco de interesse do modelo AIDA

As fases de atração e interesse acontecem em questão de segundos a partir do momento que o usuário acessa o site, e a partir daí ele é conduzido para a fase 3.

Desejo

É nessa fase que você começa a entregar informações mais detalhadas para o usuário.

Você tem que despertar nele o desejo pelo produto ou serviço, mostrar para ele que você tem a solução ideal para o problema que ele precisa resolver.

Não cometa esse erro

Não cometa o erro de escrever uma página cheia de informações técnicas sobre o produto ou serviço, com termos que nem profissionais da área sabem direito o que significam.

Se você quer despertar mesmo o desejo do usuário pelo seu produto ou serviço tem que falar na língua dele, de uma forma fácil para ele entender que a solução é a que ele busca.

Foque em apresentar os benefícios do produto ou serviço, quais as transformações e melhorias seu uso pode proporcionar.

Nessa página você pode – e deve – usar alguns tipos de informações que mostrarão para o usuário que a solução é confiável.

Veja a seguir alguns tipos de informações que você pode utilizar:

  • Depoimentos de clientes
  • Lista de clientes
  • Garantia
  • Vídeos demonstrativos
  • Informações quantitativas (unidades vendidas, clientes satisfeitos, resultados gerados…)

Quando o usuário chega na fase 3 é porque você já conquistou a atenção dele, e se vacilar nessa fase perderá a oportunidade de transformá-lo em cliente.

Então nessa fase o seu objetivo é fazer com que o usuário deseje o seu produto ou serviço, e conforme for conhecendo mais sobre ele, vá se apaixonando, aumentando a confiança, quebrando as objeções e ganhando mais clareza para sua decisão final.

Seguindo esse fluxo você precisa encaminhar o usuário para uma ação clara e específica, que é a fase 4.

Ação

Esse é o momento de direcionar o usuário para a ação final, seja a compra de um produto, contratação de um serviço ou mesmo o preenchimento de algum formulário de captura de leads.

Você vai transformar o desejo do usuário em ação e você pode estimular o usuário a realizar a ação desejada oferecendo testes gratuitos, descontos e até mesmo aguçando o senso de urgência do usuário usando os termos a seguir no texto ou outros que se encaixem na comunicação:

  • Oferta por tempo limitado
  • Apenas Hoje
  • Só pelas próximas 48 horas

Nessa fase o seu objetivo maior deve ser não atrapalhar a tomada de decisão do usuário com conteúdos desnecessários e que podem tirar o foco dele.

Dicas extras para gerar ainda mais resultados com o conceito AIDA

Eu tenho certeza que o conteúdo lido até o momento, se aplicado e trabalhado de forma correta no site vai gerar resultados melhores.

Mas meu objetivo é sempre ajudar você a melhorar cada vez mais os resultados, então vou deixar aqui mais algumas dicas que se aplicadas junto com o conceito AIDA vão potencializar seus resultados.

Separe o conceito AIDA em 2 páginas do site

Na primeira página você aplica as fases 1 e 2, que são chamadas para atrair a atenção do usuário e despertar o interesse.

Você pode fazer na home – que é um bom lugar – mas também pode colocar essas chamadas em páginas estratégicas dentro do site.

As fases 3 e 4 devem ficar em uma página separada, onde o foco é o conteúdo que irá despertar o desejo do usuário pelo produto ou serviço e ajudá-lo a realizar a ação que você deseja.

Use Copywriting SEM moderação

Para produzir o texto da página que se encaixa na fase 3 faça uso do método Copywriting.

Esse é um método centenário utilizado na publicidade que aumenta consideravelmente os resultados.

Otimize as páginas para carregamento rápido

Em uma época onde o que as pessoas menos dizem ter é tempo, se suas páginas demorarem a carregar, adeus usuário.

Otimize todo o site para que ele possa carregar o mais rápido possível, tanto no celular quanto no computador. Até 2,5 segundos é um bom tempo, menos que isso é fantástico; mas se passar de 5 segundos é um caos.

Garanta que a versão mobile do site tem uma excelente navegação

Hoje o maior volume de acesso à internet é via smartphones, então se você não quer perder visitantes no site e a oportunidade de transformá-los em clientes, garanta que seu site seja tão bom no smartphone quanto é no computador.

Esperamos que o conteúdo desse post possa ajudar você a obter mais resultados no seu negócio a partir de agora.

Lembre-se de compartilhar esse post nas suas redes sociais e ajudar mais pessoas a terem acesso a esse conteúdo e, caso você tenha alguma dúvida, observação ou informação para compartilhar, deixe nos comentários.

Assuntos abordados

escolhas do editor

MAIS LIDAS

MAIS RECENTES

Deixe seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Links Patrocinados

0
Would love your thoughts, please comment.x